• Seja bem vindo !

    Este site foi criado com o objetivo de divulgar a Umbanda e seus ensinamentos, atingindo não apenas os que frequentam nosso Templo, mas todos que se interessarem pela religião. Aqui você encontrará textos sobre rituais e normas de nossa Casa, reflexões da nossa Mentora, preleções das Entidades Chefes, temas desenvolvidos por médiuns da Corrente e de Saúde e Medicina Espiritual. Leia Mais
  • Nosso Livro

    O livro "Mensageiros da Espiritualidade" traz relatos ditados pelas Entidades Chefes e pela Mentora Espiritual do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, em um manifesto aos seus filhos, frequentadores e à humanidade, sobre os preceitos e conduta que regem a Umbanda Sagrada nos dias atuais... Leia Mais
  • Conheça nossa página do FaceBook

    https://www.facebook.com/Templo-Espiritual-De-Umbanda-Caboclo-Pena-Verde-212423025776472/ Leia Mais

Entidades

Entidades Espirituais

 

(Fonte foto: internet)

 

Os Guias Espirituais, também chamados de Mentores de Luz, Irmãos Espirituais ou Entidades são espíritos de luz em evolução que trabalham na Umbanda, se apresentando dentro de determinada Linha de Trabalho, que possuem diferentes características (arquétipos) como Pretos Velhos, Crianças, Caboclos, etc.

Cada Linha de Trabalho é regida pela energia e vibração dos Orixás em suas diferentes linhas de atuação junto às forças da Natureza.

Esses Espíritos já estiveram encarnados e hoje trazem suas mensagens e orientações para acolhimento daqueles que estão na vida material, possuindo como missão a divulgação do Bem, da Caridade e Amor ao próximo para melhoria e evolução dos seres que habitam este mundo.

Em nosso Templo trabalhamos com as seguintes linhas de trabalho:

Direita: Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Baianos, Boiadeiros, Marinheiros e Linha Médica.

Esquerda: Exus, Pomba Giras e Exus Mirins.

Direita e Esquerda são vibrações de luz advindas de uma mesma força (Criadora). São vibrações opostas que possuem uma interdependência entre si, assim como existe o dia e a noite, a saúde e a doença, e todos os opostos de nossa vida necessários para que ela seja plena, completa. As Entidades de Direita e Esquerda se complementam, fazem parte de um todo, trabalham em conjunto, cada uma com as suas características, para atingirem a completude dos seres, trabalhando na Luz para desenvolver as suas qualidades em cada um de nós.

A diferença principal entre elas diz respeito aos diferentes níveis vibracionais de trabalho que realizam.

As Entidades de Esquerda são regidas pelo Orixá Exu e por isso possuem as características de guarda, proteção, limpeza espiritual e enfrentamento direto com as energias negativas. Já as Entidades de Direita são regidas pelos outros Orixás e são responsáveis por nos energizar trazendo o reabastecimento, o equilíbrio e a renovação de nossa energia, cada um no seu ponto de força específico, como justiça, amor, fé, conhecimento, força, coragem e etc.