Ensaios não Destrutivos e Mecânicos

Partículas magnéticas

Apostila escrita por Ricardo Andreucci professor da FATEC-SP em disciplinas da Qualidade, qualificado Nível III radiografia e Ensaio Visual pela ABENDI, NIvel III área nuclear pelo IBQN todas as modalidades de END e certificado pelo CNEN como supervisor de Radioproteção, é consultor para diversas empresas em END.

O ensaio por partículas magnéticas é utilizado na localização de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos. Pode ser aplicado tanto em peças acabadas quanto semi-acabadas e durante as etapas de fabricação.

O processo consiste em submeter a peça, ou parte desta, a um campo magnético. Na região magnetizada da peça, as descontinuidades existentes, ou seja a falta de continuidade das propriedades magnéticas do material, irão causar um campo de fuga do fluxo magnético. Com a aplicação das partículas ferromagnéticas, ocorrerá a aglomeração destas nos campos de fuga, uma vez que serão por eles atraídas devido ao surgimento de pólos magnéticos. A aglomeração indicará o contorno do campo de fuga, fornecendo a visualização do formato e da extensão da extensão da descontinuidade.

Arquivo: Tamanho 2,53 MB em pdf – 67 páginas

Textos relacionados:

Ensaio não-destrutivo: Partículas magnéticas

Descontinuidades metalúrgicas

Descontinuidades

Trincas de solidificação

Trinca a frio induzida por hidrogênio

Clique aqui e baixe o arquivo: Partículas magnéticas. 

SHARE
RELATED POSTS
Líquido Penetrante
Ensaios em Juntas Soldadas
Controle de Qualidade II

Deixe seu comentário

*