Divisões Regionais do Brasil

Menu do Produto

O que é

Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 apresenta um novo quadro regional vinculado aos processos sociais, políticos e econômicos sucedidos em território nacional desde a última versão da Divisão Regional do Brasil publicada na década de 1990. A revisão das unidades mesorregionais e microrregionais, que nesse estudo recebem respectivamente os nomes de Regiões Geográficas Intermediárias e Regiões Geográficas Imediatas, seguiu uma metodologia comum para todo o território nacional e integrou análises e expectativas de órgãos de planejamento estaduais por meio de uma parceria mediada pela Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES). A Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas 2017 pretende subsidiar o planejamento e gestão de políticas públicas em níveis federal e estadual e disponibilizar recortes para divulgação dos dados estatísticos e geocientíficos do IBGE para os próximos dez anos.

Histórico

A divisão do Brasil em regiões é uma preocupação que esteve presente desde a criação do IBGE. A necessidade de um conhecimento aprofundado do Território Nacional, visando, na década de 1940, mais diretamente à sua integração e, nas divisões posteriores, à própria noção de planejamento como suporte à ideia de desenvolvimento, passou a demandar a elaboração de divisões regionais mais detalhadas do País, isto é, baseadas no agrupamento de municípios, diferentemente das divisões até então realizadas pelo agrupamento dos estados federados. No século XX, foram elaboradas pelo IBGE divisões regionais contemplando os conceitos de Zonas Fisiográficas (década de 1940), Microrregiões e Mesorregiões Homogêneas (1968 e 1976) e Mesorregiões e Microrregiões Geográficas (1989). Além disso, diversos artigos foram publicados na Revista Brasileira de Geografia tratando da regionalização do país.

Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 resgata também o contexto político-institucional das regionalizações feitas pelo IBGE no século XX, a concepção metodológica que baseou cada uma delas bem como artigos publicados na Revista Brasileira de Geografia.

Metodologia

O recorte das Regiões Geográficas Imediatas e Intermediárias de 2017 incorpora as mudanças ocorridas no Brasil ao longo das últimas três décadas. O processo socioespacial recente de fragmentação/ articulação do território brasileiro, em seus mais variados formatos, pode ser visualizado em vários estudos desenvolvidos no IBGE. O recurso metodológico utilizado na elaboração da presente Divisão Regional do Brasil valeu-se dos diferentes modelos territoriais oriundos de estudos pretéritos, articulando-os e interpretando a diversidade resultante. A região torna-se, por meio dessa opção, uma construção do conhecimento geográfico, delineada pela dinâmica dos processos de transformação ocorridos recentemente e operacionalizada a partir de elementos concretos (rede urbana, classificação hierárquica dos centros urbanos, detecção dos fluxos de gestão, entre outros), capazes de distinguir espaços regionais em escalas adequadas.

As Regiões Geográficas Imediatas têm na rede urbana o seu principal elemento de referência. Essas regiões são estruturas a partir de centros urbanos próximos para a satisfação das necessidades imediatas das populações, tais como: compras de bens de consumo duráveis e não duráveis; busca de trabalho; procura por serviços de saúde e educação; e prestação de serviços públicos, como postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, do Ministério do Trabalho e de serviços judiciários, entre outros.

As Regiões Geográficas Intermediárias correspondem a uma escala intermediária entre as Unidades da Federação e as Regiões Geográficas Imediatas. Preferencialmente, buscou-se a delimitação das Regiões Geográficas Intermediárias com a inclusão de Metrópoles ou Capitais Regionais do estudo de redes e hierarquia urbana Regiões de Influência das Cidades (REGIC 2007). Em alguns casos, principalmente onde não existiam Metrópoles ou Capitais Regionais, foram utilizados centros urbanos de menor dimensão que fossem representativos para o conjunto das Regiões Geográficas Imediatas que compuseram as suas respectivas Regiões Geográficas Intermediárias.

As Regiões Geográficas Intermediárias organizam o território, articulando as Regiões Geográficas Imediatas por meio de um polo de hierarquia superior diferenciado a partir dos fluxos de gestão privado e público e da existência de funções urbanas de maior complexidade.

O trabalho desenvolvido pelos geógrafos do IBGE foi realizado com o auxílio de sua Rede de Agências e Unidades Estaduais na tarefa de recortar o Brasil em unidades territoriais, seguindo critérios claros e aplicáveis a todo o País. De acordo com as definições previamente estabelecidas, uma proposta preliminar de divisão regional foi enviada à Rede de Agências e Unidades Estaduais do IBGE, assim como às Secretarias e/ou Institutos de Planejamento das Unidades da Federação. Essa etapa buscou incorporar novos atores ao processo de delimitação das Regiões Geográficas, incluindo o conhecimento local das diferentes formas de organização do espaço brasileiro.

Sobre - 2017 Divisões Regionais do Brasil

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Acesso ao produto - 2017 Divisões Regionais do Brasil

Regiões Geográficas

Acesse aqui

Mapas

11 - Regiões Geográficas Estado de Rondônia = Mapa das Regiões Geográficas Estado de Rondônia

12 - Regiões Geográficas Estado do Acre = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Acre

13 - Regiões Geográficas Estado do Amazonas = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Amazonas

14 - Regiões Geográficas Estado de Roraima = Mapa das Regiões Geográficas Estado de Roraima

15 - Regiões Geográficas Estado do Pará = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Pará

16 - Regiões Geográficas Estado do Amapá = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Amapá

17 - Regiões Geográficas Estado do Tocantins = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Tocantins

21 - Regiões Geográficas Estado do Maranhão = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Maranhão (atualizado em 11/09/2018)

22 - Regiões Geográficas Estado do Piauí = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Piauí

23 - Regiões Geográficas Estado do Ceará = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Ceará

24 - Regiões Geográficas Estado do Rio Grande do Norte = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Rio Grande do Norte

25 - Regiões Geográficas Estado da Paraíba = Mapa das Regiões Geográficas Estado da Paraíba

26 - Regiões Geográficas Estado de Pernambuco = Mapa das Regiões Geográficas Estado de Pernambuco (atualizado em 11/09/2018)

27 - Regiões Geográficas Estado de Alagoas = Mapa das Regiões Geográficas Estado de Alagoas

28 - Regiões Geográficas Estado de Sergipe = Mapa das Regiões Geográficas Estado de Sergipe

29 - Regiões Geográficas Estado da Bahia = Mapa das Regiões Geográficas Estado da Bahia

31 - Regiões Geográficas Estado de Minas Gerais = Mapa das Regiões Geográficas Estado de Minas Gerais

32 - Regiões Geográficas Estado do Espírito Santo = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Espírito Santo

33 - Regiões Geográficas Estado do Rio de Janeiro = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Rio de Janeiro

35 - Regiões Geográficas Estado de São Paulo = Mapa das Regiões Geográficas Estado de São Paulo

41 - Regiões Geográficas Estado do Paraná = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Paraná

42 - Regiões Geográficas Estado de Santa Catarina = Mapa das Regiões Geográficas Estado de Santa Catarina

43 - Regiões Geográficas Estado do Rio Grande do Sul = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Rio Grande do Sul

50 - Regiões Geográficas Estado do Mato Grosso do Sul = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Mato Grosso do Sul

51 - Regiões Geográficas Estado do Mato Grosso = Mapa das Regiões Geográficas Estado do Mato Grosso

52 e 53 - Regiões Geográficas Estado de Goiás e do Distrito Federal = Mapa das Regiões Geográficas Estado de Goiás e do Distrito Federal

Evolução das Unidades Político-Administrativas

Acesse aqui

Principais resultados - 2017 Divisões Regionais do Brasil

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Downloads

Informações técnicas - 2017 Divisões Regionais do Brasil

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Parcerias

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Resoluções e legislação

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Saiba mais - 2017 Divisões Regionais do Brasil

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Métodos e documentos de referência - 2017 Divisões Regionais do Brasil

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Notícias e releases

    Não há nenhuma notícia vinculada a este produto.

    Erramos

    • Substituição da base de dados da Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017

      Data de publicação: 11/09/2018 01:09

      Descrição:

      Constatou-se a necessidade de revisão da composição da Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas para os Estados do Maranhão e de Pernambuco, alterando, portanto, os resultados apresentados no Mapa 1, no Mapa 2 e no Quadro sistemático da Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias - 2017. No Maranhão, Região Geográfica Imediata de São Luís passa a ser composta pelos municípios de São Luís, Alcântara, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Rosário, Bacabeira, Santa Rita, Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros e Presidente Juscelino. Em Pernambuco, a Região Geográfica Imediata de Surubim passa a ser composta pelos municípios de Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertentes do Lério, Frei Miguelinho, Vertentes e Taguaritinga do Norte; inclui-se o Município de São Bento do Una à RGI de Belo Jardim – Pesqueira, e retira-se os Municípios de Escada, Ribeirão, Quipapá, Cortês e Primavera da RGI de Recife e a cria-se da RGI de Escada-Ribeirão contemplando os mesmos municípios.

      Ações: A base de dados foi corrigida e substituída no portal IBGE.

    • Alteração no calendário - Divisão Regional do Brasil

      Data de publicação: 29/06/2017 01:06

      Descrição: Alteração no nome do produto "Divisão regional do Brasil e regiões geográficas" para "Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias".

      Ações: Alteração do nome já executada e disponível na internet.