Formul�rio de Busca

18/10/09 - 10h00 - Atualizado em 18/10/09 - 10h11

‘Não tínhamos nada em comum com os Sex Pistols’, diz vocal do Wire

Banda solta farpas contra bandas britânicas do punk e pós-punk.
‘Víamos o Sid Vicious entrando no bar e dizíamos ‘ah, não’’, contam.

Daniel Setti Do G1, em Barcelona

Tamanho da letra

Graham Lewis, baixista e vocalista do Wire. (Foto: Daniel Setti / G1)

A quem se refere Lewis quando diz que o Wire estava "dois anos à frente do que todo mundo"? Ele fala de muitos de seus badalados colegas do tal boom punk musical da virada dos anos 1970 para o 1980. "Quem eram as grandes bandas? Você que tem que me dizer", desafia o baixista quando indagado sobre os astros da época, muitos deles mais famosos que o Wire. "Sou cético quanto a isso", continua. "A cena punk era incrivelmente competitiva e muita gente que estava dentro dela com certeza não queria que alguém de fora entrasse. E nós não queríamos entrar, então tudo bem".


Aproveitando a deixa, após pouparem parcialmente Buzzcocks e Siouxsie and the Banshees e prestarem reverências a outros heróis americanos surgidos antes do Wire (Modern Lovers, Patti Smith, Television e Pere Ubu, os quais Lewis celebra por "não terem problemas em ser 'artísticos'"), ele e Newman soltam o verbo sobre os grupos ingleses com quem trombavam nos bastidores.

 

Leia também: Ingleses do Wire revive o pós-punk fugindo do rock ‘n’ roll


Sex Pistols (Lewis): "Quando falamos do que ocorria em Londres naquela época, a pergunta era 'você realmente quer andar com aquela gente do [empresário dos Sex Pistols e agitador cultural] Malcolm McLaren?'. Não! Não tínhamos nada em comum com eles. Odiávamos aquilo de ter que ser 'esperto demais para ser idiota'. Do que se tratava aquilo? Víamos Sid Vicious entrando no pub em que costumávamos ir, dizíamos ‘ah não...’. Ele queria só chamar atenção".


Clash (Lewis): "Eles eram uma banda de rhythm and blues, basicamente. Eu vi Joe Strummer com [seu grupo anterior] The 101'ers. Era um grupo de R&B. E quando eles começaram com o Clash, ele mal poderia esperar para voltar a fazer o que já fazia antes!".


The Jam (Newman): "Eu os vi no começo, quando eram uma banda de covers. Acredite em mim, eles eram sem graça. E não melhoraram (risos)".


Cure (Newman): "o Robert Smith sempre disse que o Cure deve muito ao Wire, e eu realmente, de verdade, odeio o Cure. Só 'A forest' [música do Cure] é muito boa".


Cure: (Lewis): "a melhor frase do Robert Smith é 'se o Wire algum dia voltar, não haverá razão para o Cure existir'. Hahaha!".


Gang of Four, PIL e Magazine (Newman): "Provavelmente o Gang of Four tenha sido mais influente que nós. Mas eles não fizeram nada desde 'Damaged goods' [EP de 1978], e nós sim. Esta é a diferença principal entre nós e não só eles, mas outros grupos da nossa geração musical. O PIL, o Magazine... eles todos estão na fase 'comeback', e tocando o que tocavam na época. Nós nos mantivemos criando novas coisas. Quando falam do Wire, não falam 'eles estão voltando'. Somos ao mesmo tempo uma banda clássica e uma banda contemporânea. E é isso o que queremos ser. Se você quiser matar o Wire, peça para que caiamos na estrada tocando 'Pink flag' na íntegra".

 

Leia mais notícias de Música

Enviar para amigo

Há problemas com o preenchimento do formulário.

A lista dos campos abaixo e assinalados em amarelo contém erro.

  •  

Há problemas com o preenchimento do formulário.

Preencha novamente o campo abaixo com o texto da imagem.

Sucesso!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! Clique aqui para enviar uma nova mensagem ao G1.

Formulário de envio para amigo
  • separar os emails por vírgulas

  • limitado em 600 caracteres


histórico de pós-punk

  1. » leia todas as notícias de pós-punk




editorias


G1 especiais


serviços



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade