Blog do Mauro Ferreira

Por Mauro Ferreira

Jornalista carioca que escreve sobre música desde 1987, com passagens em 'O Globo' e 'Bizz'. Faz um guia para todas as tribos

Miro / Divulgação

♪ A voz de Fafá de Belém extrapolou as fronteiras do Pará em 1975. Foi nesse ano que a gravação do samba de roda Filho da Bahia (Walter Queiroz) – feita pela artista para a trilha sonora original da novela Gabriela (TV Globo) – deu projeção em todo o país à cantora debutante em escala nacional.

No rastro dessa explosão, a gravadora Philips – através do selo Polydor, dedicado a artistas de maior alcance popular – decidiu apostar em Fafá e bancou compacto simples com a cantora, editado ainda naquele ano de 1975 com duas músicas de João Donato.

Emoriô e Naturalmente – parcerias do compositor acriano com Gilberto Gil e Caetano Veloso, respectivamente, ambas apresentadas por Donato no álbum Lugar comum (1975) – ganharam a voz brejeira de Fafá em single duplo que, 45 anos após o lançamento, volta à pista.

As duas gravações são alvos de reprocessamento orquestrado pelo veterano DJ Zé Pedro com Ubunto, nome artístico do DJ e produtor musical baiano João Gabriel Pereira, nome em ascensão na pista de música eletrônica e residente na cidade de São Paulo (SP).

Capas dos singles com os remixes de 'Emoriô' e 'Naturalmente' — Foto: Divulgação / Montagem G1

Tal como fizeram há pouco mais de um ano para trabalhar em produção de remix da música Gente feliz (Vanessa da Mata, 2017), lançado em single em fevereiro de 2019, os DJs se juntaram para reapresentar as gravações de Emoriô e Naturalmente em rework que extrapola o conceito de remix por adicionar novos instrumentos aos registros fonográficos originais de Fafá.

Emoriô ganhou os toques do trompete de Daniel Nascimento, do baixo de Luis Bacchi e do trombone e da percussão de William Sprocati. Já Naturalmente ganhou o toque da guitarra de Salvador Araguaya, além do mesmo baixo de Luis Bacchi e da percussão de William Sprocati.

O resultado poderá ser conferido em 27 de março, data em que os singles gêmeos chegarão ao mercado via Joia Moderna, gravadora de Zé Pedro.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?