Blog da Andréia Sadi

Por Andréia Sadi

Apresentadora do Estúdio i, na GloboNews.

São Paulo


Tenente-coronel Mauro Cid e o ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O tenente-coronel do Exército Mauro Cid relatou em março, antes de ser preso, que generais do Exército alertaram o então presidente Jair Bolsonaro (PL) de que qualquer tentativa fora da Constituição – "como decreto para prender Alexandre de Moraes", por exemplo, seria "golpe militar"’.

Cid disse a um interlocutor que "um monte de maluco’" procurava Bolsonaro – derrotado nas eleições por Lula (PT) – querendo que o presidente tentasse um golpe para permanecer no cargo.

Entre as propostas que chegavam a Bolsonaro, estavam usar uma interpretação equivocada do Artigo 142 das Constituição para permitir que as Forças Armadas tomassem o poder, prender Moraes, convocar novas eleições e ordenar o uso do voto impresso.

Segundo o tenente-coronel, nessas ocasiões, Bolsonaro "só ouvia", e recebia de generais do Exército orientações para não embarcar em iniciativas do tipo.

"Os próprios generais falavam: 'presidente, isso aqui é golpe militar. Se a gente fizer qualquer coisa, é golpe militar'", relatou Cid.

Esses generais, segundo Cid, diziam ao presidente que se, por exemplo, Bolsonaro emitisse um decreto para prender Moraes, "o STF vai dar uma ordem anulando o decreto do senhor e mandando prender o senhor, e o Congresso duas semanas depois vai aprovar uma PEC emergencial tirando o 142 da Constituição, e aí, qual o papel que a gente vai cumprir? Quem tiver força. Então, é golpe militar."

Segundo o blog apurou, essa recusa do Exército em embarcar numa tentativa de golpe deprimiu Bolsonaro. O então presidente esperava ter um apoio maior na Força do que ele efetivamente tinha. Mas, como seu próprio braço-direito disse ao interlocutor em março, "o Exército é uma instituição de estado, ele não é de governo."

Cid: Bolsonaro consultou militares sobre golpe

Cid: Bolsonaro consultou militares sobre golpe

Delação deve arrastar militares

Cid fechou um acordo de delação premiada, já homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Como o blog revelou em agosto, o ex-braço-direito de Bolsonaro vai arrastar militares que trabalhavam no governo Bolsonaro para o roteiro do golpe.

Nesta quinta (21), os jornalistas Bela Megale, no jornal O Globo, e Aguirre Talento, no UOL, revelaram que, na delação, Cid relatou à Polícia Federal que presenciou reuniões em que Bolsonaro e militares trataram de uma "minuta de golpe", detalhada, que previa ilegalidades como afastamento de autoridades.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você