Transporte
Aeroportos:
São raros os vôos transoceânicos diretos para Berlim e, dependendo da companhia de linhas aéreas que você use, você provavelmente voará primeiro para uma outra cidade européia, como Frankfurt, Amsterdã, Paris ou Londres e pegar um vôo de conexão para lá. Berlim tem três aeroportos. Tegel serve principalmente destinos dentro da Alemanha e Europa. Schönefeld opera geralmente com vôos internacionais de/para a Europa, Ásia, África e América Central. Berlim-Tempelhof ficou famoso por ter sido a principal pista de pouso usada pelas Forças Aliadas durante o bloqueio de Berlim de 1948-49.
Hoje é o principal centro de partidas de vôos domésticos e vôos para a Europa Central. Vôos domésticos conectam Berlim a todos os aeroportos Alemães, normalmente via os aeroportos de Tempelhof e Tegel.
De/para o Aeroporto:
Pode-se chegar aos três aeroportos de Berlim de trem ou ônibus. Tegel está conectado ao distrito Mitte por Ônibus Expresso TXL e o distrito da Cidade Oeste, por ônibus X9 ou 109. O aeroporto de Schönefeld é servido pelo trem Expresso do Aeroporto da Estação do Zoológico, ou o menos rápido S9 da Estação do Zoológico, e o ônibus 171 pode levá-lo para estação de U-Bahn Rudow com conexões para Berlim central. Tempelhof é servido pelo U6 (desça na Platz der Luftbrücke) e ônibus 119 de Kurfürstendamm via kreuzberg.
Ônibus, Trem, Carro:
Berlim está bem conectada ao resto da Europa por ônibus de longa distância. A maioria dos ônibus chegam e partem de Omnibusbahnhof am Funkturm em Charlottenburg. O trem é uma outra opção – o sistema alemão é justificadamente conhecido como o mais eficiente da Europa e conecta Berlim com o resto da Alemanha e outras cidades européias. Com a abertura do novo e imenso Lehrter Bahnhof entrou para esta década, a maioria dos trains continuarão passando pela Bahnhof Zoológica na cidade central oeste (com destinos para o oeste de Berlim) e Ostbahnhof no centro leste. Espere um pouco de confusão, contudo, porque as extensivas construções ao redor da cidade afetam várias estações. Trains programados para partirem ou chegarem a uma estação podem ser espontaneamente redirecionados para uma outra.
De carro é uma outra opção: o anel viário A10 liga Berlim com outras cidades alemãs e estrangeiras em todos as direções.
|