A caminho dos 180 anos da imigração alemã (1824–2004).

Comissão Executiva dos Festejos – Comunicação: Sílvio Aloysio Rockenbach
Porto Alegre, RS, Brasil – 02 de dezembro de 2003.

======================================================= 

Informativo/Newsletter – 02/2003

 

Aqui você produz e recebe informação privilegiada, em absoluta primeira mão. Para abrir mão deste privilégio e se descadastrar, colabore conosco e consigo mesmo, clicando em: Favor remover!  Möchten Sie den Newsletter nicht mehr bekommen, clicken Sie bitte hier: Bitte streichen!)

 

*****

Fase decisiva

A mobilização pelos festejos dos 180 anos da imigração alemã no Brasil está entrando em sua fase mais decisiva. Até o momento, estão instituídas oficialmente as Comissões Executivas dos Festejos a) da Prefeitura de São Leopoldo e b) das Entidades representativas da cultura alemã no Brasil, constituída por iniciativa da  Presidência dos Festejos dos 170 Anos e da FECAB – Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil. As duas Comissões – uma de âmbito municipal e a outra, de âmbito estadual e nacional, desde a primeira hora estabeleceram trocas de informações e firmaram o propósito de uma estreita cooperação. Ambas as Comissões estão articuladas também estreitamente com o Consulado Geral da Alemanha no RS e SC, na pessoa do Cônsul Geral, Reinhard Thurner, e dos demais funcionários, que têm demonstrado o mais vivo interesse pelo brilho e êxito das festividades.

 

*****

Respaldo oficial

Uma visita da Comissão Executiva Central ao secretário de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Roque Jacoby, resultou na sinalização de uma perfeita sintonia também entre a Comissão Executiva das entidades representativas da cultura alemã e os órgãos do governo do Estado. Através de Decreto, o governador Germano Rigotto nomeou representantes da Secretaria da Cultura; da Casa Civil; da Casa Militar; das Secretarias do Turismo, Esporte e Lazer; do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais; da Ciência e Tecnologia; da Assembléia Legislativa, da Universidade Estadual do RS; da Unisinos; do Instituto Histórico e Geográfico do RS; da Federação das Indústrias – Fiergs; do Comércio – Farsul; da Prefeitura de São Leopoldo, além do Consulado Geral da Alemanha, do Instituto Cultural Brasileiro Alemão/Instituto Goethe de Porto Alegre para integrarem o “Comitê Executivo para as comemorações dos 180 anos da Imigração Alemã”, sob a coordenação da Secretaria da Cultura.


*****

Logotipo futurista

Outro passo decisivo para o início efetivo da mobilização em torno dos 180 anos da imigração alemã foi a criação de um logotipo da imigração alemã no Brasil, patrocinado pelo Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre. O logotipo, com projeção moderna e futurista, foi encomendado pelo Consulado à jovem e multipremiada agência República das Idéias, de Porto Alegre, e recebeu pronta aprovação da Comissão Central dos Festejos. A apresentação oficial do logotipo pelo seu criador será feita no próximo dia 10 de dezembro, quarta-feira, às 20h, no Anfiteatro da Sogipa, à rua Barão de Cotegipe, 415, bairro São João, em Porto Alegre. Oportunamente, já com a nova logotipia, será apresentado também o material da campanha oficial, preparado pelo publicitário Hartmut Érico Schulz, da Banner Publicidade, de Porto Alegre, um germano-descendente envolvido desde a primeira hora na mobilização em torno das comemorações.

 

*****

Mostra em Novo Hamburgo

O Município de Novo Hamburgo, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Porto Alegre, propõe-se a fazer uma Mostra Nacional dos 180 Anos da Colonização Alemã, nos pavilhões da FENAC, um dos maiores centros de eventos do Estado. Servirá a mesma para trazer a público as empresas de origem teuto-brasileiras e, na parte institucional, promover os Municípios colonizados por imigrantes alemães. A informação foi levada à Comissão Executiva dos Festejos pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Carlos Finck, e pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ivar Hartmann. Vieram trazer o apoio do prefeito municipal José Airton dos Santos e o interesse do Município em participar dos eventos.  No dizer de Hartmann, “o mais rico município gaúcho de origem alemã, quinta economia do Rio Grande, não poderia se furtar a uma participação de acordo com esta relevância.” A par disso, alguns eventos nacionais já estão alocados para Novo Hamburgo com o apoio municipal, como, por exemplo, o Congresso Nacional dos Meninos Cantores Brasileiros. Outros eventos poderão ser sediados pela “Capital Nacional do Calçado”.

 

*****

Presença Alemã

Um projeto de livro bilíngüe ilustrado, de 180 páginas, sobre a presença alemã no Brasil, no passado, presente e futuro, apresentado pelo colunista, recebeu o beneplácito da Comissão Central e deverá ser redigido por muitos autores. A intenção é ressaltar a importância da contribuição alemã para o desenvolvimento do Brasil e apontar as múltiplas formas de intercâmbios e parcerias a todos quantos queiram aprofundar-se nas vivências e oportunidades propiciadas pela aproximação não de um, mas de três países de ponta do Primeiro Mundo: a Alemanha, a Áustria e a Suíça alemã. Preservar a língua e a cultura dos antepassados adquire assim, na perspectiva do livro, uma dimensão futurista, de reinserção crescente dos germano-descendentes nos benefícios de uma das civilizações mais pujantes e avançadas do planeta.

*****

*****

*****

Adesões se multiplicam

A seguir, amostras das múltiplas manifestações que chegam de toda parte e testemunham adesões à mobilização geral pelos festejos dos 180 anos da imigração alemã no Brasil. A propósito: Aguardamos também a sua manifestação pelo e-mail especial 180anos@terra.com.br . Confira também o Calendário Nacional de Eventos 2004, o calendário oficial, elástico, único e exclusivo, sem limites de espaço e tempo, no portal www.brasilalemanha.com.br  e faça logo o registro dos eventos da sua cidade e região. Seu evento sairá, assim, dos limites locais para ganhar o mundo!

 

*****

Zona Sul

“Fiquei muito feliz com o Informativo/Newsletter 01/2003. Vejo que as pessoas envolvidas com a festividade dos 180 anos estão bastante motivadas. Gostaria de expressar meu interesse e vontade de fazer algo pelo município de Canguçu. Coloco-me à disposição da Comissão para divulgar os 180 anos da imigração alemã, pois tenho um bom vínculo com a mídia local e com o poder público deste município. Grande abraço.

Márcia Krüger, Canguçu, RS.”


*****

Vocal SUL-4

Agradecemos a remessa de seu e-mail e estamos nos colocando à sua disposição com o nosso Vocal Sul-4 (aquele que o senhor presenciou na instalação do escritório da Rota Romântica em Ivoti, RS), para apresentações nos festejos dos 180 anos da imigração alemã no Brasil. Temos em nosso repertório, por enquanto, cinco clássicos da música popular alemã. Em breve teremos mais.

Pedro G. Beroth, Vocal Sul-4. Novo Hamburgo, RS.”

 

*****

Secretaria de Cultura, Westfália

“Em primeiro lugar, receba a nossa saudação e cumprimentos, extensivos também a todos os integrantes da Diretoria da Comissão Executiva dos Festejos, pela feliz idéia de comemorar e lembrar esta data tão significativa, ou seja, a imigração alemã no Rio Grande do Sul. Westfália, com seus 62,5 km2, colonizada em quase toda a sua totalidade por imigrantes alemães – do Hunsrück e da Westphalia – já conta, em seu calendário de eventos, juntamente com o município de Teutônia, três dias de comemorações, ou seja, dias 23, 24 e 25 de julho, sob o título “Ein deutsch-brasilianisches Fest in Westfália und Teutônia”. Cabe aqui mencionar que, nestes três dias, teremos as apresentações de todas as tradições que nossos antepassados nos legaram. Exemplos vivos disso são: as Sociedades de Cantores - ao redor de 60, nos dois municípios; bandinhas de música; grupos de teatro e grupos de danças folclóricas. Neste particular, Westfália se destaca em todo o Brasil com seu grupo de adultos e infantil do “Westfälische Tanzgruppe”, cuja peculiaridade é que as danças são feitas com o tradicional sapato de pau, trazido pelos imigrantes westfalianos e seus trajes típicos.

Élio Dahme, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Westfália, RS.”

 

*****
Gramadosite, Gramado

“Quando os eventos são tratados com o envolvimento de comunidades tão atuantes e representativas e de modo sério como pude perceber, temos o maior prazer em colaborar. Qualquer coisa, entre novamente em contato.

Atenciosamente, João Angelo Zanuzzi, Gramadosite, Gramado, RS.”


*****
Secretaria da Educação, Picada Café

“Ficamos bastante satisfeitos quando vimos nosso evento da 12ª Kaffeeschneis'Fest - Resgatando os 160 anos de Colonização Alemã em Picada Café no seu site. Gostaríamos ainda de informar que teremos, durante a Feira do Livro de Picada Café, o lançamento do III Recontando Antigas Histórias de Picada Café, que estarão sendo resgatadas. Principalmente através do estudo das genealogias serão pesquisadas histórias e estórias, profissões, religião, festas, objetos mais antigos, arquitetura imobiliária e tumular. Além do lançamento desse livro, daremos enfoque a outras publicações de livros em alemão, bem como estudos, se possível, de autores alemães. Nossa Feira do Livro realiza-se de 13 a 16 de outubro de 2004. Desde já agradecemos e nos colocamos à disposição para dúvidas e sugestões.

Susana Maria Mallmann Werle, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Picada Café, RS.”

 

*****

Ricardo Zimmer, cineasta

“Como descendente de imigrantes alemães e também divulgador da cultura desses mesmos imigrantes que chegaram munidos de tantos sonhos e esperanças, me coloco à disposição para organizar qualquer trabalho que possa engrandecer as tais comemorações. Como cineasta e produtor de cinema, sugiro que o audiovisual também seja colocado em pauta ou em mostra de filmes Brasil-Alemanha, filmes documentários da imigração e mostras visuais dos dias atuais. Estou à disposição para qualquer contato. Atualmente estou morando em Porto Alegre e preparando a produção de um dos maiores filmes que serão produzidos no Brasil, da obra do escritor gaúcho Moacyr Scliar, intitulado O EXÉRCITO DE UM HOMEM SÓ, uma produção da LC Barreto e Caio Sehbe. Direção minha e de Fabio Barreto, do renomado filme O QUATRILHO e de JACOBINA.

Também estou preparando as filmagens do meu filme CATARINA, que narra a saga dos descendentes de imigrantes alemães vividos no interior de Agudo, RS, na época da Segunda Guerra, onde se criou um estigma e uma desilusão do cidadão por ser “alemão”. Houve represálias pelo governo Vargas e se criou medo, pânico e pavor. Recriei essa saga através da historia particular de minha bisavó, Catarina, que veio da Alemanha e que revive essa fase negra da história. O filme será interpretado por Tônia Carrero, Bibi Ferreira, Lu Grimaldi, Alessandra Verney, Marcos Breda, entre outros. Meus contatos: ricardozimmer@hotmail.com ou ricardovzimmer@yahoo.com.br”. (Ricardo Zimmer, natural de Agudo, RS, radicado no Rio de Janeiro, prepara atualmente “O Exército de um Homem Só”, de Moacyr Scliar, em Porto Alegre - Nota da Redação).

 

*****
Santa Maria em ação

“Recebemos e lemos todas as informações a respeito dos 180 anos da imigração alemã. Já estamos trocando idéias e trabalhando em projetos para serem executados no próximo ano. Entre eles: “Encontro dos Descendentes de Imigrantes Alemães”, em julho; “A Arte Alemã em Noite de Gala – 3ª. Edição”, em agosto; “3ª Nikolausfest”, em dezembro. Tudo promoção do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Edelweiss.

Helga Guttenkunst Prade, coordenadora do Grupo Edelweiss.”



*****

Rádio FM Cultura

“Quero colocar a Rádio FM Cultura, emissora pública da Fundação Cultural Piratini pertencente ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, à disposição do quanto seja necessário para a melhor divulgação de tão importante passagem como esta dos 180 anos da chegada dos imigrantes alemães ao nosso Estado. Conte conosco. Victor Hugo, Diretor,  Rádio FM Cultura, 3230 1574, vh@fmcultura.com.br .

 

*****

Embaixada da Alemanha

Prezados Senhores, foi com grande alegria que o Embaixador e eu mesma tomamos nota dos preparativos já começados para os festejos dos 180 anos da imigração alemã no Brasil. Como pude ler, o nosso Consul Geral, Sr. Reinhard Thurner, está participando das reuniões da Comissão Executiva dos Festejos. Ele vai exprimir o apoio das autoridades alemãs.
Como o evento é de suma importância não só para os brasileiros descendentes de alemães, mas também para esta Embaixada e para os Consulados Gerais alemães no Brasil, agradeceria muito se pudessem me manter informada sobre o andamento dos preparativos. Não hesite também de entrar em contato comigo, caso precisar apoio. Verei o que poderei fazer.

Atenciosamente,
Pamela Preusche

Chefe do Setor Cultural

Embaixada da Alemanha – Brasília”.

 

*****

Aqui você é recebe informação privilegiada, em absoluta primeira mão. Para abrir mão deste privilégio e se descadastrar, colabore conosco e consigo mesmo, clicando aqui: Favor remover!  Möchten Sie den Newsletter nicht weiter bekommen, dann clicken Sie bitte hier: Bitte streichen!).


*****

Todos os nossos Informativos/Newsletters ficam registrados, para leitura e consulta, no site dos 180 Anos da Imigração Alemã no Brasil, inserido no portal www.brasilalemanha.com.br. Veja ali também um amplo registro da presença alemã no Brasil, das relações Brasil-Alemanha e das referências brasileiras na Alemanha, Áustria e Suíça alemã. Confira o anexo!