"Os Famosos Cinco" é provavelmente a série mais conhecida da escritora Enid Blyton. Criado em 1942, Blyton escreveu 21 Histórias, já com edição em Portugal desde os anos 60 e 8 contos, inéditos em português. Em 1957 a "Children's Film Foundation " realizou uma série inspirada no livro, "The Famous Five in a Treasure Island" - "Os Cinco na Ilha do Tesouro" e em 1964 a série "Five Have a Mystery to Solve" - "Os Cinco na Ilha dos Murmúrios", ambas a preto e branco. Em 1978 a Southern Television produziu 26 episódios de 18 histórias. Mais recentemente em 1996, nas comemorações do centenário do seu nascimento, a Zenith North Series produziu um remake desta série, mas desta vez com as 21 histórias completas em 26 episódios..
Afinal quem são os Famosos Cinco?

Quantos de vocês já com uma certa idade, não se recordam destes livros, que na Infância nos fizeram viver e imaginar estas aventuras e mistérios que nos faziam transportar num imaginário onde nós éramos os heróis num sonho que por vezes não gostaríamos de ter acordado?
Quem não leu, decerto viu a série dos anos 70 que passou em Portugal
na década de 80 na RTP.
Para os que ainda não conhecem, aqui vai uma pequena apresentação.

Júlio (Julian), Ana (Anne), Davide (Dick), Zé de Maria José (Georgina) e o cão Tim (Timy), são a turma que compõem os "Famosos Cinco". Júlio, Ana e Davide são irmãos, estes na primeira história (Os Cinco na Ilha do tesouro) conhecem a sua prima a Georgina, uma "maria-rapaz" que se dá pelo nome de Zé.
" - Chamam-lhe "Zé"? - perguntou a Ana, surpreendida. -É nome de rapaz. - Tens razão - disse a tia. - Mas a Zé detesta ser rapariga e chamamo-lhe Zé, como se fosse um rapaz. Quando lhe chamam Maria José, não responde."

(OsCinco na Ilha do Tesouro)
.

(Blyton confessou que quando criou esta personagem, foi inspirada em si), ela é a dona do quinto elemento desta turma, o

cão Tim, um amigo inseparável do grupo, que vai ser protagonista de muitas e excitantes aventuras. O anjo da guarda do grupo, vai ser o elemento chave para desembaraçar  os pequenos, de alguns perigos que vão passar ao longo das histórias.
Ainda faltam 2 personagens que também se vêm envolvidas nestas aventuras, a tia Clara e o Tio Alberto, um cientista que possui uma ilha onde ensaia as suas brilhantes invenções. Estes são os pais da Zé que habitam na Quinta Kirrin a poucos metros da ilha.
A melhor coisa que pode acontecer aos Cinco são umas férias onde possam acampar e de uma aventura cheia de mistério e muitas cavernas para explorar. Ao longo das histórias, os Cinco vão conhecer muitos amigos, que os vão ajudar a desvendar mistérios e participar nas aventuras cheias de acção. Prepara a tua lanterna e vem descobrir toda a informação sobre os Cinco.

AS PERSONAGENS Página 2
Os Cinco na Ilha do Tesouro - Five on Kirrin Island Nova Aventura dos Cinco - Five Go Adventuring Again Os Cinco Voltam à Ilha - Five Run Away Together
TV Series and Movies Kirrin Village




OS CINCO Famous Five
PERSONAGENS Characters
Three Investigators by Robert Arthur