:: Agência Espacial Brasileira - AEB ::
Clique para visitar o site do MCT

Página Inicial >> Mapa do Site
Terça-Feira, 25 de Outubro de 2005.
Clique para enviar sua mensagem :: Agência Espacial Brasileira - AEB ::
Satélites
 
  Enquete
Enquete
Como você avalia a navegação do site?
  Regular
Boa
Ótima
 
 
 
Clique para saber mais sobre o programa Microgravidade

 
  Devido ao custo elevado de satélites científicos, as missões desse tipo são, normalmente, efetuadas sob a forma de cooperação internacional. O Brasil, através da AEB e do INPE, possui vários acordos internacionais de cooperação científica na área espacial.

 
Estação Espacial Internacional (NASA)
Um exemplo significativo é o da Estação Espacial Internacional – EEI (“International Space Station – ISS”), um empreendimento liderado pelos Estados Unidos da América, em parceria com a Rússia, Europa e Japão. Concebida como um grande laboratório de pesquisas e desenvolvimento em ambiente de baixo nível de aceleração (microgravidade) e observação da Terra, hoje sua missão está mais concentrada na pesquisa de suporte à vida em missões interplanetárias. O Brasil participa desse megaprojeto fornecendo, à NASA, equipamentos de suporte a serem fabricados por empresas nacionais, e obtendo, em troca, espaço na estação para experimentos nacionais, bem como, a ida do astronauta até a estação para a manipulação dos experimentos.  
 

Na área científica, merecem destaque missões futuras lideradas pelo INPE, com cooperação internacional já em andamento. São elas os projetos EQUARS, MIRAX e MCE. O EQUARS deverá permitir o estudo de fenômenos atmosféricos na região equatorial da Terra, o MIRAX conterá instrumentos para observação de fontes de raios-x advindos do centro de nossa galáxia e o MCE deverá permitir o alerta antecipado das tempestades solares através do monitoramento do "clima espacial" ao redor da Terra.


Acesse aqui o GPM/Brasil - Nucleo Brasileiro do Programa Internacional de Precipitação Global








Satélite EQUARS
(INPE)
 
 
 
 
:: Agência Espacial Brasileira - AEB ::
..:: End.: SPO Área 5 Quadra 3 - Bloco A CEP 70.610 - 200 Brasília - DF
Copyright © 2005 AEB. Todos os direitos reservados.