Logotipo Agência Câmara: Credibilidade em Tempo Real
Boletim Eletrônico - Cadastre-se ja!

Pesquisa Avançada
Tempo Real






Todas Notícias
Banco de Imagens
Arquivo de Chats
Conheça a Agência
Notícias Anteriores

xml - notícias no formato RSS
O que é isso?
Notícias transmitidas simultaneamente ao acontecimento dos fatos. Tempo Real Notícias com as informações completas sobre os aconte-cimentos do dia. Consolidada Notícias sobre debates e projetos em tramitação na Câmara que, pelos critérios de urgência e relevância, não integraram o noticiário em tempo real. Aconteceu Aconteceu: Notícias sobre debates e projetos em tramitação na Câmara que, pelos critérios de urgência e relevância, não integraram o noticiário em tempo real. Hoje Notícias que antecipam as reuniões, votações e audiências da semana no Plenário e nas comissões permanentes e especiais. A Semana Notícias sobre reuniões, audiências públicas e projetos em tramitação que merecem divulgação bastante antecipada. Pauta Reportagens especiais que abordam todas as propostas em tramitação sobre grandes temas. Especial
Clique para ENVIAR esta notícia Clique para PREPARAR NOTÍCIA PARA IMPRESSÃO
Consolidada - 15/8/2005 21h09
Oposição desiste de impeachment e cria fórum sobre crise

Os partidos de oposição desistiram de defender o impeachment imediato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e decidiram criar um fórum de consulta permanente para enfrentar a crise política. A intenção é garantir a governabilidade até o fim do mandato do Presidente, por meio de uma agenda de votações de matérias importantes no Congresso Nacional.
A estratégia foi definida nesta segunda-feira durante reunião entre líderes e dirigentes do PSDB, PFL, PMDB, PDT, PPS e PV. A oposição também pretende aprofundar as investigações sobre a corrupção no governo e no Congresso, e acelerar a punição daqueles que comprovadamente cometeram atos ilícitos.
Ainda nesta semana, PFL e PSDB deverão pedir a reabertura das contas do PT relativas à eleição de Lula em 2002. O objetivo é confrontar os dados oficiais da Justiça Eleitoral com a confissão do publicitário Duda Mendonça de que recebeu dinheiro não contabilizado como pagamento da campanha que elegeu o Presidente.

União na crise
O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), disse que a oposição está unida diante da crise política e não pretende precipitar os acontecimentos. Segundo ele, neste momento não há elementos suficientes para o pedido de impedimento de Lula. "Quem pode fazer impeachment é a cidadania, por meio da mobilização popular, e isso ainda não existe", afirmou. Ele admite, porém, que os oposicionistas podem mudar de idéia se surgirem fatos novos. "Se isso ocorrer, assumiremos a responsabilidade."
Já o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que a decisão de criar um fórum sobre a crise, que garanta a continuidade das votações que interessam ao País, é uma demonstração de responsabilidade da oposição. "Vamos escolher um secretário-executivo, que vai marcar conversas, visitas e atitudes. Por enquanto, nada de mobilização popular. O importante agora é a aprovação de uma agenda para o Parlamento votar e mostrar que não quer paralisar o Brasil."
Segundo Virgílio, o fórum não funcionará como um bloco de oposição, já que os partidos que o integram manterão as suas posições. O órgão, disse o senador, atuará como palco de debates em busca de consenso sobre matérias polêmicas, como a reforma política.

Notícias anteriores:
Duda diz que abriu conta nas Bahamas a pedido de Valério

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Rejane Oliveira


(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.PR