sw/TH Online  

TELE HISTÓRIA

 

BLOG TH

 

REVISTA TH

 

FALE CONOSCO

 
 
 
 
PUBLICIDADE

 
 
 
     BUSCA TH
         Powered by Google
   
 Tele História

 
EMISSORAS   ESPORTIVOS   INFANTIS   HUMORÍSTICOS   JORNALÍSTICOS

NOVELAS

PROGRAMAS

   
  TVS
 

Atuais :: TV Globo | SBT | TV Record | TV Bandeirantes | Rede TV! | TV Cultura | TVE Brasil | TV Gazeta | CNT | Play TV

Extintas :: TV Tupi | TV Paulista | TV Rio | TV Continental | TV Excelsior | TVS | TV Manchete | Rede 21

 
 
ARTISTAS   AUTORES   JORNALISTAS   PERSONALIDADES   CONT. REMOTO

REVISTA TH

QUEM SOMOS

 
 
 
A EMISSORA   CANAIS   CURIOSIDADES   GRANDES NOMES
 
 
MULTIMÍDIA   NA IMPRENSA   PRODUÇÕES   VINHETAS
 
 
O SBT não foi a primeira emissora própria de Sílvio Santos. Ele já era um comunicador de sucesso nos anos 1960. Liderava a audiência pela TV Globo até que se transferiu para a TV Tupi em 1976, mantendo os excelentes índices (devolveu os bons números que tanto faltavam para a emissora pioneira no Brasil, que já dava sinais de esgotamento).

Assinatura da concessão em 1975Em 22 de dezembro de 1975, o então ministro das Comunicações, Quandt de Oliveira, concedeu um canal para o “patrão”.

No dia 14 de maio de 1976, às 21 horas, entrou no ar a TV Studios Sílvio Santos, canal 11 do Rio de Janeiro. Na emissora, o animador investiu 60 milhões de cruzeiros logo de cara.
A TVS do Rio de Janeiro era o embrião de uma futura rede de televisão nacional de SS.

A emissora nasceu, em grande parte, devido aos esforços de Manoel de Nóbrega, um dos grandes amigos de Silvio Santos, que, mesmo doente, usou todo o seu carisma para ajudar o apresentador.

Para o início das transmissões,
Silvio Santos adquiriu a torre da antiga TV Continental ao comprar em leilão judicial a massa falida da emissora. Trouxe do exterior equipamentos de última geração na época, entre câmeras e ilhas de edição.

No entanto, em relação a programação a emissora teve um início "modesto": além do programa "Sílvio Santos Diferente", exibido também pela TV Tupi e TV Record, em São Paulo, eram produzidos "Bakará-76", humorístico com Ronald Golias
, e "Um Instante, Maestro", com Flávio Cavalcanti. Essas atrações eram feitas pela Produtora TVS, existente desde 1974.

Trecho de vinheta de 1977"Um Instante, Maestro", já havia sido sucesso na Tupi em 1957 e ficou no ar até 1978, quando Cavalcanti voltou à TV Tupi para apresentar o "Programa Flávio Cavalcanti". O apresentador voltaria ao SBT/TVS em 1983, após curta passagem pela TV Bandeirantes em 1982, comandando "Boa Noite Brasil".

Também foram adquiridos direitos de seriados norte-americanos, como "A Empregada Maluca" (Hazel), "O Homem da Cadeira de Rodas" (Ironside), "Os Recém-Casados" e "Joe Forrester", entre outros e programetes sobre diversos assuntos, como culinária e curiosidades, utilizados até hoje - acredite se quiser - em alguns programas do SBT, como Tentação e Todos Contra Um
.

Posteriormente, a partir de 1980, a emissora exibiu atrações como "Programa Carlos Imperial", "Bozo" e "Sessão Premiada". Após a falência da Tupi, em 1980, Silvio Santos ganhou sua rede de canais e pôde lançar, finalmente, o Sistema Brasileiro de Televisão em 19 de agosto de 1981.

Jornalismo

Como nunca foi fã de jornalismo, não seria logo no início de sua própria emissora que Sílvio Santos daria um show de cobertura na televisão.

Obrigado pela legislação, lançou um telejornal arcaico, com duração de cinco minutos, chamado "Fatos e Fotos da Semana", onde um locutor, José Luis Meneghatti, lia notícias enquanto apareciam imagens de fotos extraídas de jornais, revistas e agências de notícias. As informações eram requentadas, com muitas curiosidades e fatos passados. Lembra um quadro
exibido até 2005 no "Jornal do SBT", o "Aconteceu no Mundo". Silvio Santos é fã desse tipo de atração.

Sessões corridas

A Empregada MalucaNa época, Silvio Santos afirmou que era inovação. "É uma experiência inédita no mundo", disse à revista Veja de 19 de maio de 1976. Mas, na verdade, era absoluta falta de programação. A TVS exibia os seriados na forma de "sessão corrida", como nos cinemas. Ou seja, podia-se assistir o mesmo programa em vários horários. "A Empregada Maluca", por exemplo, tinha o mesmo episódio exibido em quatro horários em um dia da semana, intercalando com o noticiário rápido.

Polêmica

Não foi todo mundo que achou correta a decisão da concessão dada pelo governo à Silvio Santos. Em entrevista à revista Veja de 11 de agosto de 1976 (página 4), José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então Superintendente da TV Globo, afirmou: "Em vez de estimular a programação alternativa das minorias, concedeu-se um canal ao empresário Sílvio Santos, homem que por interesses comerciais que nada têm a ver com televisão corteja ostensivamente as camadas mais populares. Pela luta de Sílvio Santos, fica-se até feliz, mas pela grande luta da televisão brasileira é decepcionante, pois não estamos precisando de mais emissoras dirigidas à massa. (...) Nem o Silvio Santos acreditou no seu canal - assinou contrato com a Tupi. Quem vai acreditar?".

Boni pode até ter mudado de idéia, mas estas palavras estão registradas na maior revista de informação do Brasil.

Ah...sobre a declaração "nem o Silvio Santos acreditou no seu canal...", explica
-se: quando saiu da Globo, SS assinou com a TV Tupi para exibir seu programa dominical em rede nacional. Provavelmente, segundo Boni, o correto seria Silvio transmitir o programa apenas pela TVS.
 
 >> VOCÊ COMENTA
Queremos saber sua opinião sobre "TVS". Clique no link abaixo e participe.
 

Envie seu comentário

   
 
 
 
Emissora: TVS
Estréia: 14 de maio de 1976
Término: atualmente é o SBT
Funcionamento: ?
 
Pesquisa e texto:
Thell de Castro
Última atualização:
02 de fevereiro de 2007
 
 
Criação e direção: Thell de Castro
© Tele História | Caso alguma foto inserida neste site seja protegida por direitos autorais ou esteja sem o devido crédito, favor enviar um e-mail
Quem somos | Equipe | Contato | Seu Canal | TH no Orkut |
Perguntas freqüentes