29/07/2013 20h36 - Atualizado em 29/07/2013 20h36

Em nova fase, Centro Olímpico de Uberaba está sob gestão da UFTM

Seis anos após inauguração, local ainda não cumpriu com proposta inicial.
Equipamento agora é laboratório do curso de Educação Física.

G1 Triângulo Mineiro

Centro Olímpico está sob gestão da UFTM (Foto: Reprodução/TV Integração)Centro Olímpico está sob gestão da UFTM
(Foto: Reprodução/TV Integração)

Localizado na Univerdecidade, o Centro Olímpico de Uberaba está, desde 2011, sob gestão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). E agora vive a expectativa de que, finalmente, o Centro Olímpico possa ser utilizado como foi proposto na época de sua construção: receber grandes eventos nacionais e tornar-se um equipamento de excelência para formação de atletas.

Nova estrutura
O Centro Olímpico foi construído em 2007. Em abril de 2012, quando o local voltou a funcionar, foram realizadas algumas competições. Mas o diretor do departamento de Ciências do Esporte da UFTM, Edmar Lacerda Mendes, informou que o objetivo primordial é utilizar a estrutura para a formação acadêmica dos alunos. “Estamos estudando possibilidades de ampliar a utilização com estes jogos regionais e estaduais. Quem sabe, nacionais”, explicou.

Hoje, o espaço é considerado um laboratório do curso de Educação Física da universidade. No Centro Olímpico foram montadas salas de aula para complementação teórica das atividades, que acontecem três vezes por semana. Nove disciplinas são aplicadas no espaço.

Há cerca de três meses, o lugar recebeu equipamentos de musculação da própria UFTM, que já são utilizados pelos estudantes.

Apesar de não estar sob responsabilidade da Prefeitura, o secretário de Esporte e Lazer, Alan Carlos, explicou que o município está aberto a parcerias para realização de outros eventos. “É um espaço importante como os demais espaços importantes que também podem ser utilizados para diversos eventos e competições”, ressaltou Alan.

Em relação à utilização do complexo no contexto das Olimpíadas de 2016, Edmar Lacerda revelou que é preciso maior engajamento político.

“Temos pesquisas do departamento voltadas à seleção de talentos. Mas para conseguir ampliar e divulgar e popularizar o esporte, precisamos evoluir na estrutura tanto na UFTM quanto na estrutura esportiva do município. Temos equipamentos de ponta para atender e mapear estes atletas”, garantiu.

Histórico
Construído em 2007 pela Prefeitura de Uberaba, o Centro Olímpico começou a ser reestruturado em fevereiro de 2011, quando o complexo passou a ser gerido pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A instituição promoveu algumas reformas como recuperação do piso da quadra e da parte elétrica.

Abandono
Em 2011, antes das mudanças, a reportagem da TV Integração, emissora afiliada Rede Globo, mostrou a situação do Ginásio, que custou quase R$ 6 milhões aos cofres do estado, município e união. A calçada encoberta pelo mato já denunciava o descaso no interior do prédio. Problemas no telhado, rachaduras por todos os lados e parte do piso que cedeu comprometiam a segurança, apesar de a Prefeitura, na época, garantir que a estrutura não estava ameaçada.

tópicos:
veja também