Clube 144

NOTÍCIAS





Envie sua notícia
















ENTREVISTA: REVERENDO RICK WARREN FALA SOBRE O LIVRO "VIDA COM PROPÓSITOS" NO PROGRAMA LARRY KING LIVE
O pastor Rick Warren, fundador da Saddle Back Church na Califórnia, e autor do livro Uma Vida com Propósitos foi entrevistado no dia 22 de Novembro de 2004, no programa da CNN, Larry King Live. O livro já foi traduzido para 30 línguas diferentes e vendeu mais de 20 milhões de cópias. Confira a tradução da entrevista, quase na íntegra, abaixo:

Larry King: O que te levou a escrever esse livro?
Rick Warren:
Ao falar com as pessoas, sinto que há uma necessidade fundamental. Essa é a pergunta básica da vida: Por que estou aqui? Aliás são 3 as perguntas: Por que eu existo?, Qual é o propósito da minha vida? e a Minha vida tem importância?
Todo mundo, em algum momento, põe a cabeça no travesseiro e pergunta: O que é isto aqui?

Larry King: O livro decolou logo de cara?
Rick Warren:
Sim, decolou. Pré-vendemos 500 mil cópias antes de ser lançado.

Larry King: Tem gente que critica você. Um te acusou de comercializar o cristianismo. A revista Time citou o pastor da Igreja Bíblica Fundamental, Dennis Costells, que disse: O ministério com propósitos é uma estratégia de marketing. Acreditamos que a Bíblia nos manda apresentar a Palavra de Deus sem adaptá-la ao contexto cultural contemporâneo. Como responde?
Rick Warren:
Eu nem conheço essa igreja. Críticos há em todo lugar. Mas gostei do que o New York Times disse: Publicitários criam uma mensagem para poder vender. Warren cria ferramentas para propagar uma mensagem. É isso. Se é para propagar a mensagem, vou usar todos os meios possíveis. Nossa mensagem é positiva. Há muita negatividade no mundo. Passamos por uma eleição, o país está dividido. Pense na menagem positiva de que você não é um acidente. Ninguém é um acidente. Tudo neste mundo tem um propósito: cada pedra, cada árvore, cada ser humano. Se seu coração bate, você tem um propósito. Existem pais por acidente, mas não filhos por acidente.

Larry King: Existe um Deus e esse Deus leva em conta nossos erros. Ele julga você também?
Rick Warren:
Até nossos pecados. Deus estabeleceu as regras, mas também perdoa. Essa é uma boa notícia, o Paraíso é um lugar perfeito. Isso quer dizer que só pessoas perfeitas chegam lá. Eu parei de promover o Paraíso há muito tempo.

Larry King: Ou seja, ninguém vai para lá.
Rick Warren:
Não por esforço próprio. Muita gente acha que Deus avalia através de uma balança, que suas boas açoes estão deste lado, e suas más ações do outro. Mas a verdade é que Deus é perfeito. Por exemplo, no Titanic, um criminoso ou Madre Teresa afundariam do mesmo jeito, porque o Titanic estava afundando. E o destino humano é que ninguém é perfeito, nem eu, nem você, nem o Papa. Então Deus mandou um Salvador para ser perfeito por nós.

Larry King: Preocupa-se com a direita evangélica [partidários de George W. Bush], que é um grupo politicamente motivado? Um exemplo é a carta de Bob Jones e Bush após a eleição, que dizia o seguinte: Deus grandiosamente concedeu aos EUA, embora eles não mereçam, um descanso da filosofia do paganismo. Você não deve nada aos liberais. Eles desprezaram você por desprezarem seu Cristo. Isso não é ruim para o país?
Rick Warren:
Muita coisa é dita em nome do cristianismo, não só no passado, como agora e eu discordo totalmente. Só quero dizer que eu não sou assim. Em primeiro lugar, muita gente não entende que há diferença entre a direita religiosa e os evangélicos e entre os evangélicos e os católicos. Nessa eleição, católicos e evangélicos descobriram que tinham mais coisas em comum e diferentes. E muito disso é que não querem que a sociedade se vulgarize, o que está ficando cada vez mais provável. Mas a palavra evangélico vem do grego e significa boas novas. É isso que significa. Então, quando você ouve más notícias, você não está ouvindo o evangelho. Vem da palavra grega u e gelia, que quer dizer boas novas. Os evangélicos acreditam em 3 coisas: que a Bíblia é a palavra de Deus; que Jesus Cristo era quem dizia ser, o Filho de Deus; e que Ele provou isso renascendo dos mortos. Eles acreditam que é nossa função espalhar as boas novas. Não acreditamos em coeção, mas em persuasão. Por isso eu sou pastor. Acredito que todos devem ouvir as boas novas, que seu passado deve ser perdoado, que Deus tem um propósito e que você pode ir para o Paraíso. Isso são boas novas.

Larry King: Você acredita em pecado?
Rick Warren:
Claro, peco o tempo todo.

Larry King: Um homossexual é um pecador.
Rick Warren:
Tanto quanto eu sou um pecador.

Larry King: Seus pecados são iguais?
Rick Warren:
O pior pecado é o orgulho. De fato, a Bíblia diz que o orgulho é o pior pecado. É o pecado que fez Satanás ser expulso do céu. É o pecado que fez Nabucodonozor perder seu reino, assim como Herodes e vários outros. O orgulho trás destruição. O orgulho é dizer estou no comando.

Um dos problemas é que a nossa cultura é narcisista, que o que mais importa é o indivíduo. Eu faço o que quero, tenho o que quero, sou o que quero. É uma cultura muito centrada no eu. É, por isso que essas coisas vêm acontecendo. É um tapa na cara. Por isso a primeira linha do livro diz: Não é responsabilidade sua. Não conheço nenhum livro de auto-ajuda que comece assim. Todos eles dizem Tudo depende de você: suas necessidades, seus sonhos, seus desejos. E os jovens que agem dessa forma retratam os valores da nossa sociedade, que diz que eu devo pensar em mim primeiro.

Larry King: A religião organizada é parte desse problema?
Rick Warren:
Certamente, pode ser... Muita coisa é feita em nome da religião e não tem nada a ver com Jesus Cristo, não tem nada a ver com a fé, com o perdão e com tudo isso. A vida de todo mundo é impulsionada por alguma coisa. Daí o título do meu livro.

Algumas pessoas se impulsionam pelo medo, tem gente que se impulsiona pela opinião dos outros, pelas expectativas dos pais, do marido, do namorado. Alguns são impulsionados pela preocupação, a culpa, a vergonha. Alguns pela solidão. Deus não quer que nossas vidas sejam impulsionadas por nada disso. A conclusão é que fomos postos na Terra com um propósito e parte dele é conhecer Deus e ajudar outras pessoas.

Larry King: Originalmentre, o livro foi considerado só para cristãos?
Rick Warren:
Sim, e isso também me surpreendeu. Eu sou um pastor e achei que estava escrevendo para cristãos. Mas o livro ultrapassou essa barreira e todo mundo está lendo.

Larry King: Como o sucesso country que vira pop.
Rick Warren:
Como os sucessos de rock ou pop.

Larry King: Isso quer dizer que um judeu, um muçulmano, um agnóstico ou ateu podem se beneficiar com esse livro?
Rick Warren:
Se esta é a dúvida, sim. Qualquer um pode se beneficiar com ele.

Larry King: Esse livro não é um guia prático. O que ele é?
Rick Warren:
Não é um livro de auto-ajuda. Mas ele traz lições úteis. Em resumo, se você inventasse alguma coisa e eu perguntasse: Qual o propósito disso? Se você nunca viu uma coisa, não vai saber o propósito dela. O único jeito de saber seria perguntar ao inventor, ao criador ou ler um manual. Acho que o mesmo se aplica a nós. Todo mundo quer saber o propósito da sua vida. A maioria dos livros de auto-ajuda dizem coisas como faça o seu propósito, descubra-o, procure por ele. Outra constante é olhe para dentro. Quando eu olhei para dentro, não gostei do que vi, fiquei confuso. Eu não criei a mim mesmo, então não sei qual é o meu propósito.

Larry King: Como sabe quem criou você?
Rick Warren:
Eu acredito que Deus me criou.

Larry King: Você acredita nisso. Como sabe disso?
Rick Warren:
Bem, primeiro eu aceitei isso com base na fé. Depois passei por dúvidas, sem saber se acreditava em Deus. Depois analisei minhas relações pessoais, minhas experiências e vi isso acontecer na vida de milhares de outras pessoas.

Larry King: Por que acredita que Deus é um Deus cristão? Por que Ele não é judeu, muçulmano, ou simplesmente Deus?
Rick Warren:
Bem, para resumir cada religião é exclusiva. O problema não é desacreditar, mas acreditar em tudo. Eu quero acreditar na reencarnação e no Paraíso. Essas duas coisas se excluem. A verdade é que tudo é uma questão de fé. Uma hora tem que escolher, dar um salto de fé. Exato, quem dera alguém tivesse me dito, quando eu era jovem que eu poderia ter dúvida, e ainda acreditar. Isso é importante. Eu nao tinha que resolver minhas dúvidas para acreditar. Tem uma história na Bíblia na qual Jesus anda pela rua e um homem vai até ele, e a filha dele está doente. O sujeito fala: Preciso que você cure minha filha. Jesus pergunta: Você acredita que eu posso curá-la? O homem diz: Eu quero acreditar. Ajude-me com a minha dúvida. Jesus responde: É o bastante. E cura a menina.

Então diga a Deus: Senhor eu quero acreditar. Sabe Larry, eu sou pastor há 25 anos. Ainda tem coisas na Bíblia que não consigo entender. Eu olho e penso: Por que será que Deus fez isso? Não faz sentido.

Larry King: Mas por que você acredita nessa Bílbia, não em outra?
Rick Warren:
Primeiramente, é um texto com evidências históricas. A Bíblia em si é o livro mais atestado históricamente do mundo. Você pode confirmar em qualquer enciclopédia. Baseamos muita coisa... Hoje, lemos Shakespeare. Sabia que não sobrou nenhum manuscrito original de Shakespeare? Tudo que vemos são cópias de cópias. O mesmo se aplica a Platão e Sócrates. Mas quando os rolos do Mar Morto foram encontrados em 1948, descobriram que o texto que estava sendo usado e esses rolos, que eram mil anos mais antigos, eram idênticos. Então, eu acredito nisso por causa dos registros históricos. Quando a Bíblia diz que houve uma Jericó, é verdade.

Muita gente já me disse que não acredita em Deus. Sempre que ouço isso, tenho duas perguntas. Não fico chocado. A primeira pergunta é: Diga em que tipo de Deus você acredita? Talvez eu também não acredite nele. Não acredito num Deus que peça, e tal. Eu digo: Eu também não. A segunda pergunta que faço é: O que me interessa não é você não acreditar em Deus, mas por quê. Geralmente, eu pergunto. Falei com um universitário brasileiro recentemente e ele disse que não acreditava em Deus. E eu disse: Tudo bem, mas baseamos nossa vida em alguma coisa. Quero saber o seguinte: você teria que mudar seu estilo de vida se acreditasse no Deus que judeus e cristãos adoram, o Jeová? Teria que mudar sua vida? E ele disse que sim. Eu disse: Bem, então a questão não é acreditar em Deus, mas você estar disposto a fazer essas mudanças.

Depois, o Reverendo Rick Warren respondeu as perguntas dos telespectadores. Disse que seu próximo livro vai abordar o que fazemos com o que temos recebido de Deus. Eu acredito que tudo que temos é um presente. Tudo é um presente. Nós só guiamos. A propósito, há verdade em todas as religiões. Os cristãos acreditam nisso. Mas acreditamos num único Salvador. Podemos apreender a verdade em diferentes religiões porque todas tem uma porção de verdade. Mas o único Salvador é Jesus Cristo.

Clique sobre os nomes dos livros para adquirí-los com os menores preços da internet:
Uma Vida com Propósitos. Você Não Está Aqui Por Acaso,
Edição de Luxo: Uma Vida com Propósitos: Você Não Está Aqui Por Acaso,
Uma Igreja com Propósitos,
Resposta para os Grandes Problemas da Vida,
Poder para Ser Vitorioso,
Devocional. Uma Vida com Propósitos,
12 Maneiras de Estudar a Bíblia Sozinho,
O que os Cristãos Devem Saber Sobre Depressão, Ansiedade, Variações de Humor e Hiperatividade, de Grant Mullen

Veja Mais:

Site Oficial do Rick Warren


23 Mar 2007 by clube144
2 comentários
por rogerio Araujo, em 29 Mar 2007 07:52 am
its is woderfull. i like much . but the world go for darkness.

i like of interview is educative and culture . tanks for its .
por tayla, em 27 Aug 2007 06:11 pm
smileoi gostaria de saber como faco para receber o livro em minha casa?
nome:
e-mail: (opcional)

smile:

smile wink wassat tongue laughing sad angry crying 

Content Management Powered by CuteNews




Add to Google Subscribe with Bloglines Add to My Yahoo! Add to RealTime
Copyright © 2003 [Clube 144]. Todos os direitos reservados.
Webdesign e Edição de matérias: Priscila Nascimento - (5521) 88340783
Se usar alguma informação nesse site, cite a fonte: Clube 144, linkada



BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina