Notícias
Redação
Por: Elias Luiz
03/06/05
 
Cobertura OnLine - "Ataque brasileiro ao cume do Everest"
As duas expedições que partiram de lados opostos chegaram juntas ao cume do Everest
 
 
 
02 de Junho - Redação - Mensagem do Portal do Trekking
Vitor Negrete - www.everest2005.com
O Portal do Trekking agradece a grande audiência dos internautas durante toda a cobertura online do Ataque ao Cume, resultando em nosso recorde de acessos em 2005.
Para nós foi uma grande experiência e toda estrutura foi montada um dia antes do ataque. Estabelecemos contatos no Brasil e contatos com duas grandes agências Internacionais de notícias do Everest, onde eram garimpadas as melhores notícias, checada as informações, traduzidas, realizadas as buscas de imagens, a conversão de medidas e horários e após isso colocadas no ar. No final da cobertura o Portal retribui, tornando-se assim a fonte de noticias do Brasil para os Sites Internacionais.
Durante 24h, o Portal realizou a Cobertura Online do Ataque ao Cume, com descanso de apenas 3h. Desta forma os internautas sentiram o que realmente estava acontecendo no Monte Everest.
Diversas expedições realizando o ataque ao mesmo tempo, vários recordes foram quebrados, acidente com helicóptero, primeiro vídeo do cume pela Face Norte em 2005, casamento a 8.850m do Everest e a conquista dos brasileiros ao ponto mais alto do planeta. Isso foi apenas um dia no Everest.
O resultado de tudo isso foi o trabalho mais completo sobre o ataque ao Cume do Everest e também fez com que o Portal fosse o primeiro site no mundo a dar a noticia da conquista dos brasileiros, onde somente 1h depois foi relatada por outros sites.
Parabéns aos alpinistas Vitor Negrete, Rodrigo Raineri, Totó, Waldemar Niclevicz, Irivan Burda e ao repórter da Rede Globo, Clayton Conservani.
Parabéns a Try On por acreditar e patrocinar as duas expedições brasileiras ao Everest.
02 de Junho - Redação - A aventura continua - Atualizado: 12h00
Os alpinistas Vitor Negrete e Rodrigo Raineri estão descendo o Everest.
Continuem acompanhando direto do site Oficial da Expedição, que já tem novos aúdios de Vitor e Rodrigo, direto do Everest, com as mais novas informações.

Acessem: www.everest2005.com.br
02 de Junho - Redação - Brasileiros conquistam o Everest - Atualizado: 11h03
Vitor Negrete - www.everest2005.com.br NOTÍCIA OFICIAL: As duas expedições brasileiras conquistaram o cume do Everest utilizando cilindros de oxigênio.

Por volta das 13h30 (horário Nepal) 2h30 horário de Brasília, as duas expedições brasileiras chegaram ao mesmo tempo no cume dos 8.850 metros do Monte Everest.
A expedição de Vitor Negrete e Rodrigo Raineri escalou a montanha pelo Tibet, a Face Norte do Everest, mas somente Vitor Negrete chegou ao cume, enquanto que a Expedição de Waldemar Niclevicz e Irivan Burda, escalou pelo Nepal, Face Sul do Everest. Às 13h30, as duas expedições patrocinadas pela Try On, chegaram juntas ao pico do Everest.
Rodrigo Raineri chegou até 8.800m e teve que retornar.

O Portal do Trekking foi o primeiro site no mundo a divulgar a conquista dos alipinistas brasileiros. Parabéns a toda equipe.
02 de Junho - Redação - Vídeo do 1° cume da Face Norte do Everest 2005 - Atualizado: 10h45
O vídeo é uma cortesia do alpinista Juliano, do Reino Unido, que realizou a filmagem do primeiro cume no lado norte do Everest em 2005. Este filme foi realizado no dia 31 de maio de 2005.
02 de Junho - Everest - Alpinistas se casam a 8.850m de altitude - Atualizado: 10h06
: mounteverest.net Chega notícias que houve um casamento em pleno cume do Monte Everest, Pemba Dorje Sherpa e Moni Mulepati, 24. Parabéns ao casal e boa Lua de Mel.
02 de Junho - Everest - Expedições estão descendo ao Acampamento 3 - Atualizado: 09h31
File image of Gerfried - prior to departure for Tibet -courtesy of the Northland Professional Agora no horário de Brasília são 9h31 e no Everest são 18h31. Normalmente o horário limite para chegar ao cume do Everest com segurança é por volta das 14h horário local.
Por isso, neste momento, todas as expedições que chegaram ao cume estão realizando a descida para o Acampamento 3 onde irão descansar um pouco e depois descer para o Acampamento 2.
Os alpinistas brasileiros, se realmente alcançaram o cume, estão retornando ao Acampamento 3, e assim que chegarem terão mais tranqüilidade para passar as noticias para o Brasil.
Estamos aguardando notícias das três Expedições Brasileiras que estão no Everest, são elas:
Expedição 1: Vitor Negrete, Rodrigo Raineri, Clayton Conservani e Totó.
Expedição 2: Waldemar Niclevicz e Irivan Burda
Expedição 3: Paulo e Helena Coelho - desistiram e já retornaram para Katmandu

As expedições que irão realizar a tentativa do cume hoje, dia 2, devem começar a subir às 14h (horário de Brasília) 22h horário do Nepal.
02 de Junho - Everest - Confirmado o 1° cume sem Oxigênio em 2005 - Atualizado: 08h10
File image of Gerfried - prior to departure for Tibet -courtesy of the Northland Professional “Gerfried Göschl teve sucesso ontem às 5h50, hora local, ao alcançar o Cume do Monte Everest pela Face Norte, sem uso de cilindros de oxigênio, isso aconteceu após ele esperar muitos dias para fazer o ataque ao cume em um dia com o tempo um pouco melhor."
02 de Junho - Redação - 10 anos da Conquista do Everest por Niclevicz - Atualizado: 03h21
Image of Irivan and Waldemar in BC courtesy of the expedition/Niclevicz.com.br. A Expedição brasileira de Waldemar Niclevicz e Irivan Burda, também partiu do Acampamento 4 ontem a noite. São esperadas notícias da conquista do cume, mas até o momento não recebemos nenhuma confirmação.
02 de Junho - Redação - Menina de 20 anos completa os 7 Picos - Atualizado: 01h36
courtesy of Alpine Ascents Aos 20 anos de idade, Danielle Fisher acaba de conquistar o Cume do Everest e passa a ser a pessoa mais jovem a escalar os Sete Picos mais altos dos sete continentes.
O recorde pertencia ao Britton Keeshan que tinha 22 quando ele chegou ao Everest - e completou os sete picos no ano passado.
Danielle foi diagnosticada com Desordem de Déficit de Atenção (ADD) quando tinha 6 anos. Após começar a escalar ela encontrou uma cura positiva e duradoura. “Lá em cima, eu não tenho nenhum problema. Nada está me bloqueando,”
Caso você queira saber mais sobre o Projeto Sete Picos de Danielle Fischer, acessem o site pessoal: www.daniellefisher.com


Ao lado, imagem enviada ao vivo da Danielle direto do Colo Sul, momentos antes de realizar o ataque ao Cume do Everest.
02 de Junho - Redação - Acidente com helicóptero na Face Sul do Everest - Atualizado: 00h51
foto: www.everestnews.com Um helicóptero caiu no Acampamento Base na Face Sul do Everest.
As notícias que chegam na redação informam que não houve vítimas fatais.
O helicóptero era reservado aos jornalistas que estavam cobrindo as expedições.
01 de Junho - Cume do Everest - Urszula acaba de conquistar os 7 Picos - Atualizado: 22h06
foto: Berg Adventures International Recebemos a informação que a canadense Urszula Tokarska, 42 anos, acaba de conquistar o cume do monte Everest, tornando-se assim a primeira mulher canadense a escalar os cumes mais altos em todos os sete continentes.
1- 2001 - Aconcagua / América do Sul
2- 2002 - Monte Kilimanjaro / África
3- 2002 - Elbrus / Europa
4- 2004 - Vinson Massif / Antártica
5- 2004 - Denali / América do Norte
6- 2004 - Kosciuszko / Oceânia
7- 2005 - Everest / Asia
01 de Junho - Acampamento 3 - Sem notícias dos Brasileiros - Atualizado: 21h44
foto: Berg Adventures International Ainda não recebemos notícias dos alpinistas brasileiros Vitor Negrete e Rodrigo Raineri, que sairam rumo ao cume próximo das 14h (horário de Brasília). Isso se deve por eles estarem escalando trechos perigosos e um contato com o Acampamento Base fica mais dificil.
A saída foi às 14h e a escalada dura em média 12 horas, podendo se estender ainda mais, por causa do mau tempo e também pelo motivo das vias estaemr congestionadas devido ao ataque ao cume de diversas expedições.
Mas já sabemos que alguns alpinistas estão começando a chegar ao cume.
01 de Junho - Acampamento Base - Apa Sherpa, 15ª conquista do Everest - Atualizado: 20h42
foto: Berg Adventures International Apa Sherpa: Um Pequeno Grande Homem
Ele é baixo, magro e muito tímido. Se você cruzasse com ele na rua, seu grande sorriso é o que mais o atrairia. Se você conseguisse conhecê-lo, teria muito que aprender com sua vida humilde e simples.
Apa acaba de realizar sua 15ª conquista ao pico do Everest, que aconteceu no dia 31 de maio, após muitos dias de espera para encontrar uma brecha no clima. “Porém, nossa equipe sempre se manteve focalizada no objetivo principal e sabíamos que essa brecha no clima iria surgir, cedo ou tarde”. No dia 25 mesmo com uma previsão metereológica que mostrava tempo ruim nos próximos dias, a equipe decidiu atacar, mesmo com algumas dificuldades conseguiram realizar o cume no dia 31 de maio.
01 de Junho - Acampamento Base - Boas notícias do Everest - Atualizado: 19h35
©EverestNews.com Através das notícias referente a Expedição Alpine Ascents Everest, podemos concluir que os alpinistas brasileiros estão encontrando bom tempo rumo ao topo do Everest.

Leia abaixo o relato sobre a Expedição Alpine Ascents Everest.

Estamos pasmandos! O vento é baixo, muitas estrelas no céu, e toda equipe está escalando na Sacada a 8,300 metros (27,300 pés). Normalmente demora aproximadamente sete horas para chegar à Sacada mas nossos alpinistas alcançaram em cinco horas e meia. Assim eles estãos e movendo extremamente bem. Logo eles estarão indo em direção ao Cume.
01 de Junho - Acampamento Base - Mallory e Irvine O Capítulo Final - Atualizado: 19h08
foto: Jake Norton Em 2005 o EverestNews.com apoiará vários escaladores que tentarão achar evidências no Everest. Os alpinistas planejam viajar fora do caminho batido, tentar rotas alternativas, desta forma investigar mais fundo e assim tentar achar evidências da expedição de Mallory e Irvine que foi realizada em 1924, onde os dois alpinistas não retornaram de seu ataque ao cume, e foram considerados mortos, sem que soubessem se realmente alcançaram ou não o cume do Everest.
Porque tanta polêmica sobre esse assunto?
Simples, pois caso tenham realmente conquistado o cume serão considerados os primeiros a tal feito. A primeira conquista do Everest aconteceu oficialmente em 1953, quando Sir Edmund Hillary e o Sherpa Tenzing Norgay alcançaram os 8.850m do monte Everest e retornaram são e salvos.
Em 1999 foi realizada a primeira expedição ao Everest em busca das evidências da expedição de 1924, e realmente encontraram o corpo de George Mallory, ainda muito bem conservado devido ao clima da montanha. Junto ao corpo foram encontrados diversos equipamentos e acessórios da expedição, mas a máquina fotográfica não foi encontrada e nela pode estar a solução deste dilema, que já dura 81 anos. Pois se realmente conquistaram o cume do Everest, deverão encontrar as fotos na máquina.
01 de Junho - Acampamento Base - Expedição Alpine Ascents Everest - Atualizado: 18h01
©EverestNews.com Estamos no meio da noite, aqui já é dia 2 de junho e as notícias não são boas. Quando a equipe chamou às 23h55 (horário Nepal) é que eles estavam começando a Face Triangular a aproximadamente 7.950m. Desde então nós não tivemos notícias deles, mas isto é absolutamente normal, pois se estão escalando, não irão se comunicar por rádio, pois correm o risco de ulceração toda vez eles tiram as luvas para falar. A última notícia que nós ouvimos, as condições ainda eram boas, embora com um pouco de uma brisa.
Aqui no Acampamento Base estamos todos amontoados, Kumar, Gopal, Gylzen, e eu ao redor de um aquecedor de propano, falhando e obtendo mais calor de uma lanterna de querosene que está no chão. Dá vontade de sentar na fogueira do acampamento para me aquecer melhor.
01 de Junho - Acampamento 3 - Vitor Negrete faz contato por telefone - Atualizado: 16h55
www.everest2005.com.br Às 16h45 o canal SPORTV transmitiu uma mensagem de Vitor Negrete, realizada hoje, por telefone Satelital, e dizia que na verdade eles dormiram abaixo do Acampamento 3 e já estavam todos preparados com suas roupas especiais para o ataque ao cume do Everest.
Negrete disse que estavam a 8.300m de altitude.
01 de Junho - Acampamento 3 - Equipe Russa encontra com os brasileiros - Atualizado: 16h20
©EverestNews.com Alex Abramov do Acampamento Base Avançado (equipe Russa) : Essa noite foi terrível. Nós, a equipe formada de 10 pessoas, passamos a noite em 8300 m. A barraca saltou e saltou debaixo de uma pressão de vento. Eu, via rádio portátil, transferi a informação para as outras barracas avisando que nós não partimos para o cume... Hoje, quando nós começamos a contar os cilindros de oxigênio, verificamos que durante a noite gastamos 10 cilindros. Todo mundo foi avisado para descer, pois estavamos com 2 cilindros cada o que não seria o suficiente. Ontem, Nathan teve início congelamento nos dedos.
Descobrimos que neste dia (31de maio) havia outro grupo escalando, são os brasileiros. Eles alcançaram o Segundo Passo mas foram obrigados a retornar ao Acampamento 3.
01 de Junho - Acampamento 3 - Expedição de Singapura rumo ao cume - Atualizado: 14h53
©EverestNews.com Os alpinistas de Singapura partem para a tentativa de alcançar o cume. Alguns retornaram ao acampamento devido aos fortes ventos. Mas os outros membros da expedição continuaram.
Os alpinistas de Cingapura que estão rumo ao cume são: Eefung, Khong Lean, Iene Kai & Edwin
Os Sherpas que farão o apoio são eles: Kami, Lhakpa Tshiri, Dorje, Pemba Dorje.
01 de Junho - Acampamento 3 - Vitor e Rodrigo partem para o cume - Atualizado: 14h20
www.everest2005.com Após muitas tentativas e de passar essa noite no Acampamento 3, os alpinistas partem para a tentativa final de conquistar os 8.850m do monte Everest.
Os alpinistas brasileiros decidiram fazer o ataque ao cume com o auxilio de oxigênio, por motivo de segurança, pois os ventos estão muito fortes e o frio é intenso. Utilizando os cilindros de oxigênio os alpinistas ficam mais fortes e conscientes do que estão fazendo.
Essa temporada está sendo particularmente difícil no Everest, com os ventos que sopram fortes e implacavelmente durante várias semanas.
A previsão para esse ataque ao cume não é dos melhores e em breve receberemos mais informações das condições dos alpinistas nesta escalada.
01 de Junho - Acampamento Base - Rumo ao Cume - Atualizado: 13h42
©EverestNews.com O mau tempo fez com que diversas expedições ficassem presas no Acampamento 3. Com isso daqui a pouco as 14h horário de Brasília e 22h horário do Nepal, as expedições começam a escalada final ao cume do Everest. Entre eles os alpinistas brasileiros, Vitor Negrete e Rodrigo Raineri pela face sul e Waldemar Niclevicz e Irivam Burta pela face norte
É perigoso escalar nessa situação, pois as vias estarão congestionadas, o que acaba causando atrasos na súbida das expedições. Como a escalada demora aproximadamente 12h, eles chegarão ao cume próximo das 10h da manhã horário local e 2h da madrugada do dia 2 de junho para nós no horário de Brasília.
Existe um horário limite para chegar ao cume, que é as 14h horário local, quem chegar até esse horário tudo bem, mas quem ainda estiver tentando chegar ao cume, deve retornar para não correr risco de ter que fazer a descida durante a noite, que é onde acontecem a maioria dos acidentes fatais no Everest.
01 de Junho - Acampamento Base - Roleta Russa - Atualizado: 13h12
Photo Tom West ©EverestNews.com Everest Face Norte: Hoje, aproximadamente às 18h, horário do Nepal, um escalador foi visto próximo ao pico, exatamente na pirâmide. O escalador levou aproximadamente 1 hora e 20 minutos para escalar uma distância que deveria levar normalmente entre 10 a 15 minutos com tempo bom. Não foi possível identificar quem é esse alpinista.
Esse é um risco assumido pelo próprio alpinista, pois o tempo não está bom e todos sabem que um resgate nesta altitude é impossível.
Essa é a famosa Febre da Conquista do Cume. Pois quando um alpinista menos experiente chega próximo dos 8.500 metros do total de 8.850 metros do cume, acontece o que chamam de “Febre da Conquista” onde o alpinista entra em transe e seu único objetivo passa a ser de chegar ao cume, sem analisar os riscos que isso pode acarretar. É uma verdadeira Roleta Russa.
O Acampamento Base volta a informar que o tempo é ruim, com ventos muito fortes, por volta de 80 km/h.
01 de Junho - Acampamento 3 - Altitude 8.200 -28°C - Atualizado: 10h30
Foto: www.everest2005.com.br Os alpinistas brasileiros, Vitor Negrete e Rodrigo Raineri, deixaram o Acampamento 3 às 22h (horário local - Nepal) ontem, dia 31 de maio, mas por causa de fortes ventos e temperatura muito baixa resolveram retorna e aguardar a melhora do tempo no Acampamento 3.
Eles dormiram no Acampamento 3, a 8.200m de altitude, na chamada região da morte do Everest, onde o nível de oxigênio é muito baixo, com aproximadamente 25% em comparação ao nível do mar.
Hoje dia 1 de junho os alpinistas devem partir às 14h, horário de Brasília, (22h horário do Nepal), e se tudo correr bem devem chegar ao cume após 12h de escalada, o que seria em torno de 2h da manhã do dia 2 de junho, para nós aqui no Brasil.
 

Para saber mais sobre a expedição acessem:
www.tryon.com.br
www.everest2005.com.br
www.grade6.com.br
www.vitornegrete.com.br
www.everestnews.com
www.mounteverest.net

 
Livros:
Livros relacionados a conquistas, de onde podem ser tiradas ótimas experiências de vida, que utilizamos em nosso dia a dia. Ler é cultura.
Alto Risco
Endurance
A Pior Viagem do Mundo
Annapurna
Tocando o Vazio
O Meu Everest
 
« Voltar