Página principal

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.


Bem-vindo(a) ao SAPO Saber,

O SAPO Saber é uma enciclopédia escrita em colaboração pelos seus leitores.
Este site usa o conceito Wiki, que permite a qualquer pessoa, inclusive você, melhorar de imediato qualquer um dos 412 006 artigos, clicando em 'editar' no menu superior de cada página. Sim, você também pode editar e melhorar este site!

O projecto SAPO Saber é baseado na versão Portuguesa e Brasileira da Wikipedia e tem como principal objectivo diferenciar-se não só através da utilização do Português de Portugal, mas também em dois pontos que achamos importantes: um maior investimento na cultura do nossos país e a certificação de conteúdos. Saber mais...

Artigo em destaque


Frasco de perfume etrusco com a forma de uma cabeça de mulher
Frasco de perfume etrusco com a forma de uma cabeça de mulher

O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um aroma agradável e duradouro a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano.

Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), rosas, jasmim, sândalo, frutas cítricas, bergamota, etc.. O perfume de jasmim obtem-se através de um processo chamado "enfleurage", que consiste em impregnar as substâncias aromáticas em cera e depois extrair o óleo com álcool. Também são utilizados compostos químicos aromáticos.

A arte da elaboração do perfume nasceu no Antigo Egipto, e o perfume evoluiu para um acessório apreciado pelos ricos mortais, ao invés de ser privilégio unicamente dos deuses e dos mortos; assim, os sacerdotes aos poucos transformaram os seus templos em autênticos laboratórios de perfumes artesanais. Por volta de 2000 a.C., os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte; logo, o uso do perfume difundiu-se.

 

Novos artigos no SAPO Saber

Artigos mais visitados

Ferramentas pessoais