Entrar:
 Salvar
23.02.2009
A Academia prometeu surpresas na estrutura do Oscar 2009, e cumpriu. A festa teve duração tão longa quanto a de anos anteriores (cerca de três horas e meia), mas mostrou mais agilidade e sintonia com o mundo contemporâneo.

Não faltaram piadas sobre a crise econômica e a eleição de Barack Obama, nem clipes ágeis, com trilha sonora jovem (Coldplay, The Hives). Neste caso,  principal referência parecia ser outra premiação de cinema: o MTV Movie Awards, festa de cinema descolada e bem menos sisuda que as promovidas pela Academia.

A grande inovação foi a introdução de "padrinhos" e "madrinhas" dos atores: cinco vencedores de outros anos nas categorias de Ator, Atriz, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvantes subiam ao palco e apresentavam os indicados deste ano, "apadrinhando-os". A novidade aumentou consideravelmente a tensão pré-anúncio do vencedor e proporcionou momentos emocionantes, como quando a veterana Shirley MacLaine arrancou lágrimas da jovem Anne Hathaway ao dizer que a atriz ainda será indicada muitas outras vezes ao longo de sua carreira.

E, se não impressionou como apresentador engraçadinho, Hugh Jackman certamente cumpriu seu papel como cantor e dançarino, funções que desempenhou com desenvoltura ao longo de toda a premiação.

Os prêmios, por sua vez, foram entregues sem grandes sobressaltos. A única revelação digna de surpresa em toda a noite foi a do ganhador da estatueta de Melhor Ator. Sean Penn ("Milk") superou Mickey Rourke, considerado favorito após ter sido premiado no Globo de Ouro, BAFTA e Independent Spirit Awards por sua atuação em "O Lutador".

Dentro do esperado, Kate Winslet finalmente pôs as mãos em uma estatueta e Heath Ledger, morto em 2008, foi lembrado por seu Coringa em "Batman - Cavaleiro das Trevas".

"Quem Quer Ser um Milionário?", que havia assumido a dianteira das apostas desde sua consagração no Globo de Ouro, levou oito dos dez Oscars a que foi indicado, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. O longa de Danny Boyle deixou para trás "O Curioso Caso de Benjamin Button", que tinha 13 indicações e faturou apenas três prêmios (todos técnicos) e temperou a cerimônia com cores e cheiros de Bollywood, prima pobre e prolífica da meca do cinema mundial.


+ Veja quem passou pelo tapete vermelho

+ Fotos de todos os vencedores do Oscar 2009

+ Confira a lista completa dos ganhadores

+ Especial Oscar 2009 no Abril.com

+ Você sabe tudo sobre a maior festa do cinema? Faça o quiz!

+ Leia mais sobre cinema

+ Assista aos trailers das estreias do cinema


postado por Diversão Abril.com, às 02:48

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
Número de estatuetas por filme
“Quem Quer Ser um Milionário?” : 8
"O Curioso Caso de Benjamin Button": 3
"Batman - Cavaleiro das Trevas": 2
"Milk - A Voz da Igualdade": 2


Melhor filme

“Quem Quer Ser um Milionário?”

Melhor direção
Danny Boyle - “Quem Quer Ser um Milionário?”

Melhor ator
Sean Penn - “Milk”

Melhor ator coadjuvante
Heath Ledger - “Batman - O Cavaleiro das Trevas”

Melhor atriz
Kate Winslet - “O Leitor”

Melhor atriz coadjuvante
Penélope Cruz - “Vicky Cristina Barcelona”

Melhor longa de animação
“WALL-E”

Melhor roteiro adaptado
“Quem Quer Ser um Milionário?”

Melhor roteiro original
“Milk”

Melhor filme em língua estrangeira
“Departures” - Japão

Melhor direção de arte
“O Curioso Caso de Benjamin Button”

Melhor fotografia
“Quem Quer Ser um Milionário?”

Melhor figurino
“A Duquesa”

Melhor documentário – longa
“Man on Wire”

Melhor documentário – curta
“Smile Pinki”

Melhor montagem
“Quem Quer Ser um Milionário?”

Melhor maquiagem
“O Curioso Caso de Benjamin Button”

Melhor trilha sonora
“Quem Quer Ser um Milionário?” – A.R. Rahman

Melhor canção
“Jai Ho” de “Quem Quer Ser um Milionário?” de A.R. Rahman e Gulzar

Melhor animação - curta
“La Maison en Petits Cubes”

Melhor curta-metragem
“Spielzeugland (Toyland)”

Melhor edição de som
“Batman - O Cavaleiro das Trevas”

Melhor mixagem de som
“Quem Quer Ser um Milionário?”

Melhores efeitos especiais
“O Curioso Caso de Benjamin Button”

+ Veja quem passou pelo tapete vermelho

+ Fotos de todos os vencedores do Oscar 2009

+ Confira a lista completa dos ganhadores

+ Especial Oscar 2009 no Abril.com

+ Você sabe tudo sobre a maior festa do cinema? Faça o quiz!

+ Leia mais sobre cinema

+ Assista aos trailers das estreias do cinema

postado por Diversão Abril.com, às 02:10

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
Como esperado, "Quem Quer Ser um Milionário?" fatura o Oscar de Melhor Filme, fechando a noite com oito Oscars: roteiro, fotografia, canção, mixagem de som, trilha sonora, direção, montagem e filme. "Benjamin Button", seu maior rival, levou apenas três: efeitos especiais, maquiagem e direção de arte.

Toda a equipe do longa, inclusive as crianças, sobe ao palco. Christian Colson, produtor, diz que o filme foi feito trabalho colaborativo.

O Oscar de Melhor Filme foi apresentado pelo diretor Steven Spielberg.

postado por Diversão Abril.com, às 01:56

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
Contrariando muitas expectativas, Sean Penn foi premiado com o Oscar de Melhor Ator por "Milk", superando Mickey Rourke, considerado favorito por sua atuação em "O Lutador".

O ator agradeceu a seus amigos, ao diretor Gus Van Sant e não deixou de alfinetar os americanos que votaram contra o casaemento gay na Califórnia. Penn também elogiou Rourke e terminou seu discurso falando sobre a eleição de Barack Obama: "Tenho muito orgulho de morar em um país que elegeu um homem tão elegante", disse, arrancando aplausos da plateia.

Sean Penn já havia sido premiado com um Oscar por "Sobre Meninos e Lobos (2003).

Os "padrinhos", desta vez, foram Robert De Niro, Adrien Brody, Anthony Hopkins, Michael Douglas e Ben Kingsley. Michael Douglas falou sobre Frank Langella, De Niro apresentou o amigo Sean Penn, Adrien Brody introduziu Richard Jenkins, Anthony Hopkins saudou Brad Pitt e Ben Kingsley  Mickey Rourke

postado por Diversão Abril.com, às 01:47

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
Finalmente! Após seis indicações, Kate Winslet é premiada com um Oscar, por seu papel em "O Leitor".

Kate sobe ao palco e cumprimenta todas as "madrinhas" - Shirley McLaine, Marion Cotillard, Halle Berry, Sophia Loren e Nicole Kidman.

"Estaria mentindo se não tivesse imaginado esse discurso antes. Pratiquei isso com uma garrafa de xampu quando era mais jovem. Me sinto com sorte por ter chegado até aqui. Quero agradecer às pessoas que acreditaram em mim, especialmente minha família e meus amigos", disse a atriz em seu discurso. "Me desculpe, Meryl, mas você vai ter que aceitar isso", brincou, no final.

Novamente, a Academia usou o esquema de "madrinhas/padrinhos" para apresentar os indicados. Shirley apresentou Anne Hathaway (que chora com as palavras da veterana), Marion Cotillard introduziu Kate Winslet (que tinha lágrimas nos olhos), Halle Berry falou sobre Melissa Leo, Sophia Loren apresentou Meryl Streep e Nicole Kidman introduziu Angelina Jolie.

postado por Diversão Abril.com, às 01:34

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
Danny Boyle, diretor de "Quem Quer Ser um Milionário?", fatura o Oscar de Direção. É o sétimo Oscar do filme e o primeiro de Boyle, inglês que dirigiu longas como "Cova Rasa', "Trainspotting" e "Extermínio".

Boyle sobe ao palco pulando. O diretor agradece ao povo de Mumbai, Índia, pela colaboração com o filme: "Vocês todos merecem este troféu".

O Oscar foi entregue a Boyle pela atriz Reese Witherspoon.

postado por Diversão Abril.com, às 01:23

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
A cantora e atriz Queen Latifah introduz o tradicional clipe em homenagem aos artistas mortos ao longo do ano. Enquanto Latifah canta, cenas de Charlton Heston, Anthony Mibnghella, Sidney Pollack, Paul Newman, Bernie Mac, Michael Crichton, Roy Scheider, Jules Dassin, Stan Winston, Isaac Hayes, Ricardo Montalban e outros nomes célebres são exibidas.

postado por Diversão Abril.com, às 01:15

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
"Departures", filme japonês, foi escolhido o melhor longa em língua estrangeira, superando os favoritos "Waltz With Bashir" (Israel) e "Revanche" (Áustria).

postado por Diversão Abril.com, às 01:11

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
"Jai Ho", composta por A.R. Rahman, foi premiada com o Oscar de "Melhor Canção". Com mais esta estatueta, "Quem Quer Ser um Milionário" chega a seis prêmios esta noite, o dobro de "Benjamin Button".

John Legend defendeu "Down to Earth", que Peter Gabriel compôs para "Wall-E". Gabriel preferiu não se apresentar no palco, em protesto ao pouco tempo dado aos músicos. "Down To Earth", "Jai Ho" e a outra canção indicada, "O Saya", foram apresentadas em cerca de 4 minutos, sendo misturadas ao final do show.

postado por Diversão Abril.com, às 01:03

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
Mais um Oscar para "Quem Quer Ser um Milionário?": Trilha Sonora, assinada pelo indiano A.R. Rahman. O filme já acumula cinco estatuetas.

Alicia Keys e Zac Efron apresentaram o prêmio e logo depois chamaram as candidatas de melhor canção.

postado por Diversão Abril.com, às 00:56

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
Eddie Murphy apresentou um prêmio especial ao comediante Jerry Lewis, por suas obras sociais. Jerry é aplaudido de pé por toda a plateia.

"Eu nunca pensei que fazer o bem a alguém me renderia elogios, pelo menos até agora. Este prêmio toca meu coração, e profundamente", disse o ator em seu discurso de agradecimento.

postado por Diversão Abril.com, às 00:46

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
"Quem Quer Ser Um Milionário?" chega a quatro estatuetas na noite, com o Oscar de Montagem. Chris Dickens, montador do longa, sobe ao palco e recebe o Oscar das mãos de Will Smith (sim, ele entregou quatro prêmios esta noite!).

Com isso, "Milionário" passa à frente de "Benjamin Button".

postado por Diversão Abril.com, às 00:36

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
"Quem Quer Ser um Milionário?" é premiado com o Oscar de Melhor Mixagem de Som, superando filmes como "Batman - Cavaleiro das Trevas" e "Wall-E".

É o terceiro Oscar do longa de Danny Boyle (que, de tão sorridente, parece não acreditar na vitória) até agora.

postado por Diversão Abril.com, às 00:33

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
"Batman - Cavaleiro das Trevas" leva seu segundo Oscar da noite, de Edição de Som. Novamente, o prêmio foi apresentado por Will Smith, que se atrapalhou na hora de pronunciar o nome da categoria em inglês ("outstanding sound editing").

postado por Diversão Abril.com, às 00:31

Compartilhe:
 Rating
23.02.2009
"O Curioso Caso de Benjamin Button" é premiado com o Oscar de Efeitos Especiais. É a terceira estatueta que o longa leva esta noite.

Will Smith entregou o prêmio após um clipe com os filmes de ação que fizeram sucesso em 2008.

postado por Diversão Abril.com, às 00:27

Compartilhe:
 Rating
Páginas: [ 1 ] | 2 | 3
Meu perfil

Diversão Abril.com

+ Perfil detalhado

Arquivo de posts
JAN
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Gostou deste blog?
Sou fã
RSS
RSS
Busca no blog
Termos e Condições | Política de privacidade | Fale conosco

Copyright © 2008, Abril Digital - Todos os direitos reservados