pesquisa



Receba o boletim
27/02/2009
Hora Lisboa: 16:58
Hora Brasília: 13:58
Página Principal
Lusa Brasil
Mundo em Português
Economia e Negócios
Esportes e Cultura
Lusa Portugal
lusa.pt
Ásia
Galeria de fotos
Links de interesse
Página Inicial  >  Esportes e Cultura

16-12-2006 15:28:37

Sem virar lei, acordo lusófono sobre ortografia faz 16 anos

Lisboa, 16 Dez (Lusa) – A assinatura do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem o objetivo de unificar a escrita do idioma, completa neste sábado 16 anos sem entrar em vigor e sem que se saiba quando entrará.

O texto assinado em 16 de dezembro de 1990, com vozes do meio acadêmico a contestar o acordo, deveria entrar em vigor em 1º de janeiro de 1994, mas isso não aconteceu porque só Portugal, Brasil e Cabo Verde o ratificaram.

Desde então, foram aprovados dois protocolos modificativos, um dos quais, assinado em julho de 1998 na Praia, em Cabo Verde, previa a entrada em vigor do acordo depois do depósito de ratificação por parte de todos os Estados signatários, já sem apontar qualquer data.

Um segundo protocolo modificativo assinado em julho de 2004 na reunião de cúpula da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé (depois de aceita a adesão do Timor Leste) prescindiu da aplicação unânime, bastando a ratificação de três países signatários para a sua entrada em vigor.

A aplicação do acordo, depois da ratificação por três países deste protocolo, respeitaria apenas a esses países. Brasil e Cabo Verde cumpriram essa exigência há mais de um ano.

São Tomé e Príncipe ratificou o acordo e os dois protocolos modificativos no último 17 de novembro, completando-se assim três países que podem estar em condições para aplicar o acordo após o depósito dos instrumentos de ratificação.

Portugal ainda não ratificou o segundo protocolo modificativo nem há ainda qualquer data para que isso aconteça, disse à Lusa fonte do Ministério das Relações Exteriores.

Mas, quando o fizer, poderá introduzir uma "cláusula de reserva diferindo a sua entrada em vigor na ordem jurídica interna", explicou a mesma fonte.

Com esta diligência, Portugal poderá conseguir mais algum tempo antes da aplicação de um acordo que obriga a muitas adaptações e alterações, incluindo a de manuais escolares.

 

Copyright © 2003 Agencia Lusa. Todos os direitos reservados.
www.lusa.pt
 

outros destaques
Alemanha e Angola reforçam relações econômicas e culturais
Histórico pende a lisboetas no duelo Porto x Sporting, sábado
Professores lusos criticam falta de clareza sobre ortografia
Governo angolano anuncia construção de seis universidades
Aniversário do presidente zimbabuano vai custar US$ 250 mil
mais notícias

Macau registra crescimento de sua taxa de desemprego

Taxa de desemprego na zona do euro sobe para 8,2%

Inflação na zona do euro desacelera para 1,1% em janeiro

mais notícias
Banco -  Banif







home · quem somos · mapa do site
Copyright © Agência LUSA. A redistribuição ou a difusão, parcial ou integral, das notícias
deste site é permitida desde que citada a fonte.