Ir para conteúdo



O Globo

Esportes


Edição digital No celular No e-mail

 Clique para assinar O Globo


Um ano depois

Ronaldo faz sua estreia pelo Corinthians na vitória sobre o Itumbiara

Plantão | Publicada em 05/03/2009 às 00h01m

O Globo
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5

O atacante Ronaldo, do Corinthians, entra em campo aos 22 minutos do segundo tempo no jogo contra o Itumbirada. O jogador retornou ao futebol após 384 dias se recuperando de lesão - Foto: EFE

RIO - Depois de 384 dias fora dos gramados, e 15 anos longe do futebol brasileiro, Ronaldo fez sua estreia pelo Corinthians nesta quarta-feira. O atacante entrou em campo aos 22 minutos do segundo tempo da vitória sobre o Itumbiara, por 2 a 0, em Goiás, resultado que garantiu a classificação à segunda fase da Copa do Brasil, sem necessidade do jogo de volta.

O que você achou da volta de Ronaldo?

Ronaldo mostrou estar ainda longe da forma física que se espera de um jogador profissional. Pesado, sem mobilidade, parecia ofegante, sem fôlego. Apareceu pouco, com alguns toques curtos, e ajudou a defesa num lance, dando uma cabeçada que afastou a bola da área do Corinthians. Ensaiou dribles com a tradicional pedalada duas vezes. E tentou uma arrancada pela direita em que acabou cometendo falta no zagueiro.

" A emoção é muito grande, a sensação de estar em campo outra vez é emocionante "

- A emoção é muito grande, a sensação de estar em campo outra vez é emocionante. Pensava nisso e ao mesmo tempo queria retribuir o carinho da torcida do Corinthians e da torcida brasileira, que tem vibrado por mim. Foi um ano difícil. Sofri muito nesse ano, a lesão é muito complicada, pensei muito se voltaria ou nao, até voltar para o Corinthians e recomeçar essa luta - comentou Ronaldo em entrevista à TV Globo.

Ronaldo, que no Brasil só havia defendido o Cruzeiro no início da década de 90, tocou algumas vezes na bola mas praticamente não teve chance de marcar. Quando entrou em campo, o Corinthians já tinha construído o placar.

- Só de ele entrar em campo, a gente já fica feliz. Agora temos que ter paciência com ele, com certeza ele também deve estar feliz com esse retorno - declarou o veterano Denílson, que foi campeão mundial em 2002 ao lado de Ronaldo na seleção brasileira e hoje defende o Itumbiara.

" É o início, a gente tem que continuar, isso não para por aqui "

Ele emendou:

- É o início, a gente tem que continuar, isso não para por aqui. Tem jogo domingo e a partir de agora vai ser domingo, quarta, domingo, quarta. A gente tem que se organizar para aproveitar a maioria dos jogos. Não vai ser possível estar em todos, mas vou tentar estar na maioria possível.

O técnico Mano Meneses elogiou o atacante:

- Ele fez um boa estreia, se movimentou bem. Começou a ensaiar uns dribles, que é a característica pessoal dele. O primeiro passo era importante dentro do campo para que ele começasse a pegar este ritmo - afirmou.

A expectativa agora é em relação ao clássico de domingo contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. Mano ainda não confirmou se Ronaldo será titular.

Na vitória sobre o Itumbiara, o Corinthians fez 1 a 0 quase no fim do primeiro tempo. Jorge Henrique sofreu pênalti e Chicão bateu para abrir o placar, aos 45 minutos. André Santos ampliou aos quatro da etapa final. Aos 22, Ronaldo entrou em campo no lugar de Jorge Henrique. Sua única conclusão a gol aconteceu logo depois, numa cabeçada meio sem jeito, para fora.

Um ano de recuperação e polêmicas

O último jogo de Ronaldo tinha sido no dia 13 de fevereiro do ano passado, pelo Milan, numa partida contra o Livorno, pelo Campeonato Italiano. O atacante brasileiro, três vezes eleito o melhor do mundo pela Fifa e bicampeão mundial com a seleção (1994 e 2002), sofreu uma ruptura do tendão patelar do joelho esquerdo, lesão idêntica à sofrida por ele oito anos antes, no joelho direito.

Durante o período de recuperação, Ronaldo não ficou longe das polêmicas. Foi flagrado por fotógrafos bastante acima do peso curtindo férias na Europa. Voltou ao Brasil para fazer a fase final do tratamento no Flamengo, clube do coração do jogador. No Rio, viveu um episódio constrangedor ao levar um travesti para um motel, e depois desistir do programa.

Em dezembro, Ronaldo surpreendeu ao acertar com o Corinthians, deixando o Flamengo, que esperava contratá-lo, a ver navios. E no Timão também não faltaram polêmicas. A última delas ocorreu semana passada: o Fenômeno saiu para uma noitada e só voltou à concentração às 5h da manhã. O ex-zagueiro Antônio Carlos, que o acompanhava na boate, deixou o cargo de diretor técnico do Corinthians por causa do episódio.

Pela Copa do Brasil, o próximo adversário do Corinthians será o Misto (MT), que eliminou o Campinense (PB) nos pênaltis, após dois empates em 1 a 1.

ITUMBIARA 0 X 2 CORINTHIANS

Estádio: Juscelino Kubitschek, Itumbiara (GO)

Data/hora: 04/03/2009, às 21h50

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ)

Assistentes: Ricardo Maurício Ferreira (RJ) e Marcelo Braz Mariano (RJ)

Gols: Chicão, 44'/1ºT (0-1), André Santos, 4'/2ºT (0-2)

Cartões amarelos: Leandro Carvalho, Landu (Itumbiara); Cristian, Chicão (Corinthians)

Cartões vermelhos: Otacílio Neto (Corinthians)

ITUMBIARA: Maxi, Adriano, Anderson Santos, Ávalos (Roque, 32'/2ºT) e Cleber Carioca; Saulo (Léo Mineiro, 26'/2ºT), Leandro Carvalho, Pachola e Caíco; Denilson e Túlio Maravilha (Landu, intervalo). Técnico: Artur Neto.

CORINTHIANS: Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Boquita e Douglas; Dentinho (Morais, intervalo), Souza (Otacílio Neto, 22'/2ºT) e Jorge Henrique (Ronaldo, 22'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

Comentários

Esta reportagem não recebe mais comentários.

Procurando Imóveis? Veja, abaixo, algumas ofertas para você


Notícias no celular

Receba notícias via SMS no seu celular

Para assinar agora, informe a operadora e o número do celular (com DDD).

Saiba como funciona »






Gols do seu time

Receba alertas dos gols do seu time no celular

Para assinar agora, informe a operadora e o número do celular (com DDD).

Veja como funciona





Previsão do Tempo

solchuva

Rio de Janeiro
Outras cidades

  • Mín.: 21°
  • Máx.: 30°



Comprar Bem

Quer comprar na internet? Pesquise o melhor preço:


Procurando Imóveis?


As + recomendadas

    • R1
    • R2
    • R3
    • R4
    • R5
    • Média: 4,9
    Barrichello é o mais rápido do dia em Jerez