Quem no Celular
Sumário
Capa
Reportagens
Moda de Quem
Entrevista
Perfil
Vida Real
Quem Pensa
Quem Online
Especiais
Edições Anteriores
Edições Especiais
Estrela de Quem
Horóscopo
Na Pele de...
Ponto de Equilíbrio
Quem Aprendeu
Quem Confessa
Quem Disse
Quem e onde
Expediente
Fale conosco
Anuncie
Assine já
ÉPOCA
Marie Claire
Criativa
Casa e Jardim
Crescer
Autoesporte
Galileu
Globo Rural
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Época Negócios
Revistas Customizadas
Revista Monet
Revista Fantástico


 
:: Home > Exclusivo Online

Altas risadas

A atriz Samantha Schmütz, que faz sucesso no papel de Juninho Play no humorístico Zorra Total, brilha em espetáculo-solo no qual interpreta sete personagens cômicos

POR MARIA EDUARDA DALLOZ

Se todo comediante já nasce sabendo o dom que tem, não seria diferente com a atriz Samantha Schmütz. Quando criança, já insinuava sua aptidão para a comédia fazendo graça em família ao imitar as tias, que tinham forte sotaque gaúcho. 'Eu me acho engraçada por natureza, gosto de fazer palhaçada e ver as pessoas rindo', diz ela, que aos 28 anos está mais do que à vontade com sua veia cômica.

O primeiro papel de destaque como humorista aconteceu em sua participação na peça O Surto. A experiência bem-sucedida no teatro inspirou-a a montar um novo projeto para se apresentar no palco. Foi assim que nasceu a idéia do espetáculo Curtas, atualmente em cartaz na cidade de São Paulo. Durante 70 minutos, Samantha vive sete personagens criados por ela mesma, que vão desde uma socialite esnobe até imitações das cantoras Maria Rita e Ana Carolina. 'O teatro é legal porque você vê a reação das pessoas na hora. A resposta é imediata', diz a atriz.

Já na telinha, a conversa é outra. A humorista tem um quadro no programa Zorra Total, da Rede Globo, no qual interpreta um bad-boy chamado Juninho Play. 'A TV tem um alcance absurdo', comemora Samantha, feliz com o aumento do assédio de quem gosta de comédia.

QUEM Online bateu um papo com a atriz. Simpática e divertida, ela contou sobre o processo de criação dos seus personagens, a sua relação com a TV e o teatro, e mais: sobre sua outra 'profissão', que leva em paralelo - a de vocalista de uma banda cover dos Beatles.

COMEÇO
O primeiro trabalho de Samantha Schmütz como comediante aconteceu em uma participação na peça O Surto, em 2004. A apresentação agradou tanto que ela ficou mais de um ano e meio no espetáculo. O passo seguinte foram suas imitações no quadro 'Pistolão', do Programa do Faustão, como convidada de Lúcio Mauro Filho. Bailarina desde os 5 anos de idade, aos 9 ela passou por um teste para participar do musical Não Fuja da Raia.

CURTAS
Samantha não só imita como também cria personagens. Dessa facilidade em fazer humor nasceu a peça Curtas, um monólogo que tem a comediante interpretando sete personagens diferentes no palco. 'Costumo olhar várias pessoas, pegar características e colocá-las nos meus personagens', diz. Assim nasceram, por exemplo, a perua recém-operada Leonina Borges, a sexóloga espanhola Conchita Serena, o bad-boy machista Juninho Play (que ganhou quadro só para ele no humorístico Zorra Total) e Vanessa, aspirante a cantora que é cover de Britney Spears. 'Todos os personagens têm um pouco de mim. Costumo dizer que se eu fosse uma velha louca, rica e sem noção, certamente seria como Leonina; e se fosse um lutador de jiu-jítsu marrento, seria a cópia do Juninho.'

HUMOR NA TV
Foi a partir de Curtas que Samantha ganhou visibilidade no meio artístico e recebeu o convite do diretor Maurício Sherman para integrar o programa Zorra Total. O quadro que mostra a atriz transformada em Juninho Play aumentou sua popularidade. Mas o formato que atualmente pode ser visto no ar traz alterações diferentes da versão original concebida pela atriz: 'Mudaram o formato para que eu aparecesse em cena também como um personagem feminino e, assim, as pessoas notassem a transformação. Daí criou-se essa situação no programa na qual, primeiro, surjo como uma mulher e, depois, viro o Juninho, só para perturbar a vida do cara'.

TEMPO PARA A MÚSICA
Além de atuar como comediante, Samantha Schmütz também mostra talento soltando a voz. Fanática pelos Beatles, ela tem uma banda em homenagem ao grupo inglês, chamada Mulheres Cantam Beatles. 'Sempre fui fã deles, escutava muito as músicas do grupo junto com meus pais', conta. A carreira como 'cantora' começou cedo: 'Essa história do canto surgiu lá na escola de teatro. Quando eu cantava, percebia que a resposta da galera era positiva'. Nas horas vagas, quem quiser encontrar Juninho Play e todos os outros alteregos da humorista pode puxar um banquinho e conferir a performance dela como vocalista do grupo formado só por amigos. Pelo menos uma vez por mês, Samantha se reúne com a banda para tocar e cantar, como se fosse uma versão feminina de John Lennon.


FOTO: DIVULGAÇÃO



Assine já   Imprimir   Envie por e-mail


Edição 358 - 18/07/07
Assine Já


Copyright © 2009 - Editora Globo S.A. - Termos legais
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora Globo S.A.