Universo HQ PEANUTS COMPLETO - 1950 a 1952 - DE R$ 68,00 POR R$ 54,40 Universo HQ no Twitter

















As melhores exposições do 31º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Por Marko Ajdaric, responsável pelo Neorama (13/09/2004)

Engenho CentralO 31º Salão Internacional de Humor de Piracicaba está com várias mostras paralelas, que merecem ser destacadas.

Humor e Poesia é uma aula de solidariedade em torno do traço. A mostra é uma republicação, em grande formato, do livro que o cartunista Claudius publicou em 1979, pela editora Raízes, com a ajuda de poetas e cartunistas, para arrecadar fundos para conseguir fundos para que seu filho se curasse através de uma operação, na época, só possível de ser feita no exterior.

O livro contou com cartuns e poemas especialmente feitos (e cedidos) pelo próprio Claudius, Caulus, Fortuna, Henfil, Jaguar, Juarez Machado, Miguel Paiva (numa apropriação lírica do quadro Mulheres na Janela, de Salvador Dali), Redi, Millor Fernandes, Zélio e Ziraldo, de um lado; e Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Vinicius de Moraes e Millor Fernandes (também como poeta), de outro.

Em tempo: a operação foi bem-sucedida, e o filho do Claudius está bem até hoje.

O livro teve prefácio de Mario Pedrosa. No total, a mostra, com curadoria de Joice Joppert Leal, tem 20 pranchas em formato 60 x 40 cm, com textos e desenhos.

A mostra está ao lado da homenagem ao mestre milanês do traço, Guido Crepax, falecido recentemente, que também foi aberta no primeiro dia do Salão (28 de agosto).

Humor e Poesia pode ser conferida no Engenho Central - Armazém 9, todos os dias, das 10 às 21h.

Outra mostra que merece destaque é a do piracicabano Eduardo Grosso, intitulada Num tô achando graça, que pode ser vista diariamente das 10 às 21h. O autor, aliás, também está expondo tiras e cartuns, num outro pavilhão do Engenho Central.

Pra provar a importância de eventos como este, vale ressaltar que, depois do êxito do trabalho de Grosso no ano passado, o Jornal de Piracicaba passou a publicar uma página semanal com trabalhos de cinco desenhistas da terra, toda sexta-feira, inclusive, dele.

Além deste importante espaço, Eduardo Grosso também destacou o Jornal Rio, editado mensalmente pelo desenhista Érico San Juan, como espaço piracicabano do traço de humor. O periódico, inclusive, soltou uma edição especial no dia da abertura do evento.

Eduardo Grosso também citou com carinho um de seus maiores xodós: as oficinas de desenhos de humor com crianças, que ele desenvolve este ano. Aliás, a produção infantil tem mostra especial nesta edição, com o 2º Salãozinho de Humor, no Engenho Central - Armazém 7.

Por fim, há a mostra homenagem Henfil baixou aqui!, com 94 peças, entre charges e caricaturas inspiradas pelo autor, além de fotos. O material faz parte do acervo do Instituto do Memorial das Artes Gráficas (IMAG). Quem esteve lá pode sentir que - ao menos entre a turma do traço - o espírito do Henfil ainda está presente.

A exposição está na pequena e acolhedora Casa do Povoador. Os horários para visitas são os seguintes: segunda a sexta, das 8 às 18 h; sábados das 13h30min às 18h; e domingos das 9 às 18 h.

Para conferir a programação completa do 31º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, clique aqui.


Links Relacionados: Evento HQ


Tira Bichinhos de jardim ganha seu primeiro livro (03/12/09)
A Origem das Espécies em HQ de Fernando Gonsales (24/11/09)
Mad 19 mostra o lado cômico dos Vestibulares (15/10/09)
Confira as tiras selecionadas do concurso GAG (23/09/09)
Desiderata lança novo álbum de Allan Sieber (21/09/09)


 
Índice Notícias

|| QUADRINHOS | CINEMA | E-MAIL | BOLETIM | LOJA | PUBLICIDADE ||

© 2003, Universo HQ