Universo HQ Sandman - Entes Queridos - De R$ 94,00 Por 39,90 HQ Mix






















Novo Incal, de Jodorowsky, é o último arco da série

Por Sérgio Codespoti (17/07/08)

Final IncalA editora Humanoïdes Associés lançou em maio o primeiro volume de Final Incal, de Alejandro Jodorowsky e José Omar Ladrönn.

Para divulgar o projeto, a Humanoïdes publicou um especial luxuoso em preto-e-branco em abril, ressaltando a qualidade do traço de Ladrönn.

O álbum marca o retorno de John DiFool, Deepo e outros personagens de um vasto universo criado por Jodorowsky e Moebius no início da década de 1980 e explorado em diversas séries.

Final Incal é o arco que fecha a trinca que inclui as séries Incal e Antes do Incal (de Jodorowsky, Zoran Janjetov e Moebius).

Final IncalEm novembro de 2000, Jodorowsky e Moebius lançaram um outro arco do Incal, Après L'Incal (Depois do Incal), que foi abandonado com apenas um livro publicado, devido à falta de tempo de Moebius.

Jodorowsky retoma as idéias Après L'Incal em Final Incal vol. 1 - Les Quatre John Difool.

Ladrönn, artista mexicano, tem uma interessante relação com o Incal. O artista afirmou numa entrevista que a obra que mais o influenciou em sua carreira artística foi o Incal Negro, de Jodorowsky e Moebius, publicado em 1981.

Uma das suas primeiras contribuições para a série ocorreu em 2001, quando a divisão americana da Humanoïdes lançou Antes do Incal, e lhe contratou para fazer as capas (que são as mesmas publicadas no Brasil pela Devir).

Final IncalEm 2004, Ladrönn chegou a desenhar a história Tears of Gold, de Jodorowsky, para a Heavy Metal norte-americana.

Embora atualmente seu traço pareça uma mistura entre o estilo de Moebius e as aquarelas de Juan Giménez (ilustrador que desenhou A Casta dos Metabarões, também relacionada com o Incal), no começo de sua carreira sua arte era quase uma cópia de Jack Kirby, particularmente na revista Cable, e chamava muita atenção justamente por este fato.

A consagração de Ladrönn ocorreu em 2006, quando ganhou o prêmio Eisner na categoria Melhor Pintor/Artista Multimídia, pela série Hip Flask.

Final Incal tem 64 páginas coloridas e custa 12,90 euros (R$ 32,50), e está previsto para ter apenas duas partes. A história se concluirá em Final Incal vol. 2 - L'Androgyne Capricieux.

Final Incal

TENHA NA SUA COLEÇÃO!
Incal 1 - O Incal Negro & O Incal Luminoso Incal 2 - O que está embaixo & O que está em cima Incal 3 - A Quintessência - A galáxia que sonha & Planeta Difool Antes do Incal 1 - Adeus ao Pai & Detetive Particular Classe R Antes do Incal 2 - Croot & Anarquistas Psicóticos
















Links Relacionados: HQ Européia


Segundo volume de A Casta dos Metabarões (22/07/09)
Pilote ganha edição especial para celebrar maio de 1968 (11/04/08)
Tardi e os protestos de 1968 são os destaques da Casemate 3 (09/04/08)
Moebius fará ilustrações para o jornal Le Soir (03/03/08)
Revista DBD de março dá destaque para Jodorowsky (03/03/08)


Índice Notícias

© 2008, Universo HQ