Publicado
12h30min
 

 

 


 

Brasil
x

x

x

x

 


Pesquisa na
Base de Dados
 
 
 

 

Defesa@Net 03 Agosto 2009
IAI 03 Agosto 2009

Exitosa Demonstração
do VANT Heron no Brasil

 

<-- O veículo Aéreo Não-tripulado Heron voando sobre a região do Paraná no Brasil durante as demonstrações (IAI Foto)

BEN GURION INTERNATIONAL AIRPORT, Israel --- Uma exitosa demonstração do Veículo Aéreo Não–Tripulado (VANT) Heron da Israel Aerospace Industries (IAI) teve lugar na semana passada no Brasil. A demonstração ocorreu a pedido da Polícia Federal (PF) do Brasil que está testando VANTs para várias finalidades incluindo segurança de fronteiras, contrabando e roubo de recursos naturais e narcotráfico.

A demonstração ocorreu em meio a condições atmosféricas de difícil previsão em uma das áreas mais difíceis de voar no Brasil sobre o Estado do Paraná na região de São Miguel do Iguaçu. A despeito das condições meteorológicas o sistema executou todas as suas missões e foi capaz de atender às solicitações do cliente. É importante mencionar que o Heron foi o primeiro sistema VANT e voar nesta região do sul do Brasil.

O Heron foi facilmente integrado ao espaço aéreo da demonstração, o qual tem um intenso trafego aéreo comercial e estava perfeitamente conectado com o Controle de Trafego Aéreo local.

Aproximadamente dois anos atrás, o Departamento da Polícia Federal do Brasil organizou uma equipe de alto-nível, que incluiu pilotos do departamento, engenheiros e demais profissionais avaliar as capacidades dos fabricantes internacionais de VANTs (UAVs) e identificar um sistema VANT que melhor atendesse às especificações do governo brasileiro.

Após uma seqüência de testes a equipe decidiu que o VANT Heron da IAI UAV é o mais adequado ao que a Polícia Federal desejava em transmissão de dados e inteligência em tempo real, transportando um número de sensores que atuam de forma simultânea e empregam comunicações via satélite e Automatic Takeoff and Landing (ATOL).

A Equipe da PF enfatizaram que o sistema Heron pode executaras missões mesmo em difíceis condições de clima e do terreno, e tem o mais avançado sistema de vôo e navegação que os oferecidos pelos outros sistemas VANT.

O veículo Aéreo Não-tripulado Heron voando sobre a região do Paraná no Brasil durante as demonstrações (IAI Foto)

Vários ministros do governo brasileiro e das Forças Armadas,que atenderam à demonstração reconheceram as capacidades do sistema Heron'. A demonstração também teve o comparecimento de várias autoridades civis e militares de vários países da América Latina que foram convidados pela Polícia Federal do Brasil.

A IAI estabeleceu recentemente uma joint venture com a corporação brasileira Synergy Group, EAE, a qual atuará no Mercado brasileiro assim como em outros mercados potenciais da América latina.

Esta joint venture proporcionará uma oportunidade para expandir a base tecnológica e atuará como um centro de tecnologia e expertise,e também proporcionará manutenção e apoio aos clientes para vários sistemas da IAI em uso na América Latina, incluindo os sistemas VANT.

Outras exitosas demonstrações do sistema VANT Heron também ocorreram na América Latina sendo a última a que foi realizada pelo US Southern Command (SOUTHCOM) em El Salvador.

Nesta demonstração foram testadas as capacidades do VANT nas funções de patrulha marítima em difíceis condições atmosféricas que incluíram ventos fortes espessa camada de nuvens e chuva.

Clipping dos Telejornais Hoje e da Record do dia 27 de Julho

Defesa@Net

Aeronave não tripulada da PF combate crimes na fronteira
http://www.defesanet.com.br/br/pf_vant_1.htm

Polícia Federal Passa a Operar Veículo Aéreo Não Tripulado - PF Julho 2009
http://www.defesanet.com.br/br/pf_vant.htm

Projeto Veículo Aéreo Não-Tripulado – Etapa RFI - Abril 2009
http://www.defesanet.com.br/06_air/fab_vant.htm

África do Sul e Brasil Desenvolverão VANT - Engineering News - 2008
http://www.defesanet.com.br/fab1/bataleur.htm

     
 
 
A Empresa Boletins Editorial
 
Equipe Blog SOF História
 
Publicidade DNtv Armas
 
Contato AFV Blindados Revista Virtual
    Air Warfare Arquivo