Organização:
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR Comitê Gestor da Internet no Brasil
English
Primeira Conferência Web W3C Brasil 2009 23 e 24 de novembro de 2009 - São Paulo - SP

Conheça a W3C Web.br 2009 - a 1a. Conferência Web W3C Brasil

by W3C Escritório Brasil last modified 2009-11-26 17:44

Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável!

Se você é um apaixonado pela Web, venha debater os rumos da Web brasileira.


Conferência Web W3C Brasil reuniu mais de 300 pessoas em debates sobre o futuro da web

A 1ª Conferência Web W3C Brasil em São Paulo nos dias 23 e 24 de novembro, patrocinada pela Caixa Econômica Federal, Microsoft e Opera, possibilitou a reflexão sobre diversos temas relacionados à web, dentre eles acessibilidade e usabilidade, web semântica, mecanismos de busca, mobilidade, governo eletrônico, segurança, redes sociais, entre outros.

Para Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil, a conferência integrou diversos públicos que atuam com a web, oferecendo importantes discussões como a formação profissional e o ensino de padrões. “Um dos painéis inclusive abordou um assunto polêmico, a necessidade da criação no mercado brasileiro de um processo de certificação profissional. Foi discutido como articular esse processo com os centros de formação e de capacitação, buscando propiciar dentro de um padrão acessível a todos atualização e certificação profissional com as mais recentes tecnologias”, disse.

A audiência não se limitou apenas ao público presente, que atingiu mais de 300 pessoas nos dois dias. No Twitter, a Conferência Web W3C Brasil foi o segundo assunto mais popular da terça-feira, 24 de novembro. Já a transmissão online pela IPTV da Cultura contou com quase 2.500 visualizações somente no primeiro dia.

A conferência ofereceu ao participantes tutoriais e apresentações de trabalhos aprovados por um Comitê de Programa com integrantes oriundos da Puc-Rio, UFMG, UNB, USP, dentre outras organizações. Dois convidados internacionais debateram as novidades planejadas no novo padrão HTML 5 e o uso de recursos com Web Semântica para publicação de conteúdos em grandes sites. Painel com agências digitais reuniu interessados no debate da produção de mídia para a web de acordo com os novos padrões apresentados na conferência.

Durante o evento, Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, anunciou o lançamento do Prêmio Conexão Cultura – A sua história em suas mãos. A iniciativa é um desdobramento do programa Conexão Cultura e visa reconhecer ações de telecentros e lan houses que vão além das funções cotidianas, com iniciativas que facilitam o acesso dos seus freqüentadores a benefícios culturais e sociais.

Outro destaque foi a apresentação sobre a web como fenômeno social e objeto de estudo, que contou com a presença de Wagner Meira, do INWeb – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web, Simone Barbosa, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência da Web, Sergio Amadeu, da Fundação Cásper Líbero, e Daniel Schwabe, da PUC-Rio. A abordagem mostrou a importância de gerar uma compreensão multidisciplinar sobre a web, objeto de estudo hoje das ciências sociais, da economia, da psicologia e do direito. A web e suas interações sócio-culturais há tempo já não é mais assunto apenas da ciência da computação ou de tecnologia e infraestrutura de rede.

A transparência de dados por parte do governo também foi um dos temas do evento. No painel “Que dados e como disponibilizá-los”, personalidades do governo comentaram sobre as iniciativas para facilitar o acesso da população a dados governamentais públicos ou de políticas públicas e que possam ser livremente reutilizados pela sociedade.


Começando a Conferência: tutorial de Web Semântica às 9h com Karin Breitman e Jose Viterbo Filho, PUC-Rio



ATENÇÃO! Novo link par a transmissão do evento ao vivo

Parceria adotada entre a Fundação Padre Anchieta e o W3C Escritório Brasil resultará na transmissão ao vivo pela IPTV Cultura dos painéis que acontecerão no grande auditório da Conferência Web W3C Brasil 2009.

ATENÇÃO! Novo link. A transmissão do evento ao vivo estará disponível em http://www.iptvcultura.com.br/w3c


Inscrições online encerradas. Novas inscrições somente no local da conferência

As inscrições online para a I Conferência Web W3C Brasil estão encerradas. Novas inscrições serão aceitas somente presencialmente no local da conferência no dia 23 de novembro.

1a. Conferência Web W3C Brasil 2009
Blue Tree Towers Morumbi - Avenida Roque Petroni Junior, 1000 - Brooklin - São Paulo - SP

A Conferência Web W3C Brasil foi criada para oferecer ao público brasileiro um amplo fórum anual de discussão e debate sobre a evolução da Web, a padronização de suas tecnologias e seu impacto na sociedade e na cultura. A Conferência reunirá pesquisadores, desenvolvedores, usuários, empresas, agências digitais, mídia e todos aqueles que são apaixonados pela Web e que têm algo a oferecer, usar e debater.

Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável!
Iniciativa CGI.br e NIC.br


IPTV Cultura transmitirá ao vivo painéis do auditório da Conferência Web W3C Brasil

Parceria adotada entre a Fundação Padre Anchieta e o W3C Escritório Brasil resultará na transmissão ao vivo pela IPTV Cultura dos painéis que acontecerão no grande auditório da Conferência Web W3C Brasil 2009. A IPTV Cultura é a aplicação WebTV da Fundação Padre Anchieta por onde se pode acompanhar ao vivo coberturas multimídia de eventos, transmissões participativas de bastidores de programas da TV Cultura, acesso a vídeos do arquivo da TV Cultura, e a outros conteúdos exclusivos em áudio e vídeo.

Mais informações sopbre a IPTV Cultura acesse: http://www.iptvcultura.com.br/

ATENÇÃO! Novo link. A transmissão do evento ao vivo estará disponível em http://www.iptvcultura.com.br/w3c


*Novidade* - Está no ar a programação preliminar da Conferência

A Conferência Web W3C Brasil 2009 publica a agenda preliminar do evento, com tutoriais, painéis, palestras. Muito mais ainda está por vir. Acompanhe pelo nosso menu Programação a evolução e as atrações da nossa grade.



Saiu a lista final dos trabalhos selecionados

A Conferência Web W3C Brasil 2009 anuncia a lista final de trabalhos selecionados para compor a programação. A lista de trabalhos abaixo é acréscimo à lista anterior publicada nesta página

6 Karin Breitman e Jose Viterbo Filho. TUTORIAL: Web Semântica

22 Lêda Spelta e Horacio Soares. TUTORIAL: Metodologia para avaliação de acessibilidade em sites

33 Michelle Wangham, Emerson Ribeiro de Mello e Joni da Silva Fraga. TUTORIAL: Segurança em Redes Colaborativas

34 Giancarlo Guizzardi e Ricardo Falbo. TUTORIAL - Introdução a Engenharia de Ontologias


Inscrição com preço promocional agora vai até dia 27 de outubro

A data final para o valor promocional da inscrição para Conferência Web W3C Brasil 2009 foi prorrogada até dia 27 de outubro, um dia após a nova data de anúncio da lista final de trabalhos selecionados que será na próxima segunda-feira. Aproveite o valor com desconto!


Lista preliminar dos artigos e casos de uso selecionados

A Conferência Web W3C Brasil 2009 anuncia a lista preliminar de nove trabalhos selecionados para compor a programação. Na próxima segunda-feira, 26 de outubro, será publicada a lista final com os tutoriais e todos os trabalhos selecionados entre os 50 que foram submetidos.

4 Cassio Prazeres, Cesar A. C. Teixeira and Maria G. C. Pimentel, Descoberta e composição de Serviços Web Semânticos: de condições a alternativas

16 Diego R. Canabarro, Ana J. Possamai, Marco A. C. Cepik, Ilton Freitas, André Oliveira e Eduardo Z. Samrsla, Avaliando o Desempenho do Governo Eletrônico no Brasil: o Índice de Qualidade de e-Serviços Governamentais

28 Leo Manoel Lopes da Silva Garcia, João Fernando Marar e Rodrigo Ferreira de Carvalho, EdiSEO – Um Sistema Inteligente de Auxílio ao Projeto de Websites

36 Maria Augusta Silveira Netto Nunes e Christian Nunes Aranha, Tendências à Tomada de Decisão computacional

39 Helena S. Piccinini, Marco A. Casanova, Karin K. Breitman e Rubens N. Melo, Mapeando o Perfil de Metadados Geoespaciais Brasileiro para Ontologias de Alto Nível

42 Diego Duarte, Adriano C. M. Pereira e Wagner Meira Jr., Caracterização e Análise de Perfis de Navegação em Mercados Eletrônicos

43 Mauricio Cirelli, Lucia Filgueiras e Flávio Miyamaru, Análise das diretivas de boas práticas do W3C no aspecto de interação homem-computador e interfaces de usuário para mídia móvel

46 Everson Lopes de Aguiar, Um ensaio sobre as principais barreiras para a disseminação de ações de governo móvel no Brasil

47 Sara Guimarães, Adriano C. M. Pereira, Arlei Silva e Wagner Meira Jr., Um Arcabouço para Projeto e Avaliação de Modelos de Credibilidade em Serviços da Web


*Novidade* - Mais uma atração internacional confirmada: Patrick Sinclair, engenheiro de software da BBC de Londres

foto Patrick SinclairA Conferência Web W3C Brasil 2009 anuncia mais um convidado internacional: Patrick Sinclair, é engenheiro de software do grupo de "Áudio e Música Interativas", da BBC. Patrick vai compartilhar a sua experiência no uso de web semântica e outras tecnologias na disponiblização do acervo da BBC. Vai abordar com mais ênfase as iniciativas de criar links automáticos entre os conteúdos e notícias sobre artistas na versão Beta da BBC Music. Segundo Patrick "o maior desafio é prover links para conteúdos interessantes e relevantes nas páginas de artistas que nós publicamos e mantê-los atualizados". Os participantes da Conferência Web W3C Brasil 2009 terão uma chance única de entender as razões que levaram a BBC a tocar esses projetos e como o desenho e a implementação viabilizam a disponibilização do conteúdo na "Web de Dados".

Patrick foi pesquisador sobre o uso de web semântica em conteúdos de Patrimônio Cultural na Universidade de Southampton, no Rino Unido. Ele também possui um blog pessoal, que se chama Metade por que ele é "meio inglês meio português", segundo ele próprio.


Confirmada a presença de Anne van Kesteren do Grupo de Trabalho HTML5 do W3C

foto Anne van KesterenA primeira atração internacional do Conferência Web W3C Brasil 2009 confirmada é Anne van Kesteren, editor do importante documento do W3C "Diferenças entre HTML5 e HTML4", publicado pela primeira vez em janeiro de 2008 e que já possui uma nova versão do editor. Anne van Kasteren é holandês, trabalha para a Opera Software, Limpid e Q42. Está profundamente envolvido com a comunidade que trata de padrões e tem uma participação ativa no Grupo de Trabalho HTML do W3C. Será uma excelente oportunidade para a comunidade web brasileira conhecer a evolução da nova versão do HTML5 direto da fonte de quem está no olho do furacão.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o que ele fala do HTML5, está disponível na Internet um vídeo da apresentação dele, bastante interessante, no evento SAPO sobre HTML5 e CSS3. Ele também possui um blog pessoal, que fala de tecnologias, cerveja, viagens e tecnologias de novo.

A Conferência Web W3C Brasil foi criada para oferecer ao público brasileiro um amplo fórum anual de discussão e debate sobre a evolução da Web, a padronização de suas tecnologias e seu impacto na sociedade e na cultura. A Conferência reunirá pesquisadores, desenvolvedores, usuários, empresas, agências digitais, mídia e todos aqueles que são apaixonados pela Web e que têm algo a oferecer, usar e debater.

A 1a. Conferência Web W3C Brasil 2009 será realizada em São Paulo, SP, nos dia 23 e 24 de novembro, no Blue Tree Towers Morumbi, no bairro do Brooklin. Acesse os links para obter informações sobre o local, hotéis da região, chamada de trabalhos ou sobre como se inscrever na conferência da web brasileira.


Ajude a definir a Conferência

As suas idéias podem fazer a diferença na W3C Web.br 2009! Com o objetivo de refletir na Conferência as contribuições da comunidade e promover o debate, abrimos espaços nas redes socias do Facebook e do Twitter. Participe, compartilhe idéias e opiniões, conecte-se à 1a. Conferência Web W3C Brasil 2009!


 


Prepare-se

Prepare-se para participar da Conferẽncia Web W3C Brasil 2009:

Inscreva-se

Programação

Informações sobre o local e hotéis da região



Patrocinador diamante
Caixa

Microsoft

Patrocínio
Opera Software

Apoio de divulgação

Fundação Padre José Anchieta

TV Cultura

Grupo Impacta

Senac São Paulo

I-Learn

<a href="https://web.archive.org/web/20091224032408/http://www.w3c.br/conferenciaweb/twitter.htm">Twitter do Evento</a>
« December 2009 »
Su Mo Tu We Th Fr Sa
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31
 

Válido CSS | Válido XHTML