A história do Santana

Colégio Santana 108 anos marcando a história


Edifício em que começou a funcionar o atual
Colégio Santana. Avenida Angélica - São Paulo.

O Colégio Santana e a História do Bairro

SÉCULO XVIII - 1769

Santana surge como uma fazenda citada em documentos da cidade de São Paulo.
Os bairros da vertente direita, muitas vezes ilhados além do Tietê, em virtude das inundações, da falta de acesso e separados do centro da área urbana pela várzea, permaneceram mais tempo que os outros com aspecto rural, só tendo função comercial ou industrial, bem mais tarde, em pleno século XX, no auge da expansão de São Paulo.

Origem de Santana

Santana é o principal bairro além do Tietê e o mais antigo núcleo de povoamento situado na zona norte da capital. Tem sua origem com a doação de uma sesmaria do Colégio São Paulo da Companhia de Jesus em 1673. Recebeu o nome de Fazenda Tietê ou Santana e era uma das propriedades da Companhia de Jesus no Brasil. Em meados do século XVIII, esta é a fazenda mais importante do Colégio São Paulo e possuía 300 cabeças de gado bovino, 10 cavalos, fornecia leite à cidade, além de mandioca, legumes e frutas. Em 1771 havia 47 casas com 176 habitantes.
O tempo passa. A cidade cresce, mas Santana, ao iniciar o século XIX, conserva seu ar provinciano, com suas modestas casas de taipa de pilão, várias pontes de madeira, becos e terreiros.

Um Colégio será instalado em Santana

Em 1894, as Irmãs da Congregação de São José de Chambéry transferem para o alto da colina, em precárias instalações, o Colégio Sagrado Coração de Maria que havia se instalado, anteriormente, na Avenida Angélica em 18/12/1892, com 50 pensionistas e 60 órfãs. Sua Diretora era Irmã Maria Virgínia Faraldi. Com a intalação do Colégio, o progresso, timidamente, atravessará a Ponte Grande. A construção do prédio foi iniciada pelo Padre Hipólito Boga em 1892, para um Colégio de meninos, tendo sido adquirido dois anos depois, pelas irmãs de São José que precisaram derrubar a construção que ameaçava ruir e construíram um novo prédio no estilo mais moderno da época e com engenharia avançada.

Troca de Nomes

As irmãs decidiram substituir o nome do Colégio de Sagrado Coração de Maria pelo de Santana, padroeira do Bairro, por ocasião da chegada em São Paulo de uma Congregação com o nome de Sagrado Coração de Maria. O edifício do Colégio Santana foi construído junto ao terreno onde se erguera a pequena Igreja erigida à Santa Cruz, para cuja construção muito contribuíra a família Baruel que tinha a sede de sua chácara à Rua Voluntários da Pátria.
Por muito tempo, a Santa Cruz e o Colégio Santana serão os pontos de referência em documentos oficiais da cidade. Este Colégio, junto com o Obsevatório Astronômico de Santana, são considerados marcos culturais do Bairro.
Em 1908, por solicitação das Irmãs do Colégio Santana, a linha de bonde elétrico que até então não percorria o bairro é prolongada da Ponte Grande até a colina de Santana para atender às alunas e funcionários.
A 16/03/1912,  a Companhia Telefônica instala o primeiro aparelho com ligação direta para a cidade e o local escolhido é o Colégio Santana que, na época, já atendia a mais de 300 alunas.

Colégio Santana: Ponto de referência

É inegável que o crescimento de Santana está atrelado à vinda das Irmãs de São José de Chambéry para a instalação do Colégio. Este, tem sido para o Bairro ponto de referência de bom e moderno ensino, preocupado com a formação do homem integral. O Colégio Santana é espaço de produção cultural, social, científica e religiosa; é espaço de "re-cordação"da história do Bairro e de sua origem como centro vivo de expansão de informações e conhecimentos; é ainda, um espaço de preservação das raízes dos moradores da área que desejam se comprometer com a construção de uma sociedade mais comprometida com o bem-estar de todos os homens.

Sílvia Helena Neuber ( ex-aluna do Colégio, in Jornal comemorativo do Centenário do Colégio )

O Prédio do Colégio também ja foi assim!

E agora é assim!

 

© 2000 - Colégio Santana
Rua Voluntários da Pátria, 2624 - CEP 02402-100 - Santana - São Paulo
Fones: (0xx11) 6950-8488 / 6950-7116 Telefax: 6976-8591