Última hora Iraque: Vice-presidente dos EUA confia na...Energia: Iraque facturou 3,3 mil milhões...Presidenciais: BE anuncia apoio à candidatura...Lei impede que as imagens de vídeo sirvam...Futebol: Sporting - Vukcevic com estiramento...PCP: Jerónimo de Sousa convencido que, "se...Red Bull Air Race: Governo diz que ainda...Vaticano: Dificuldades das finanças é natural...Jogo particular marcado por troca de agressõesIémen: Egipto apoiará Sanaa na conferência...
por LUÍS NAVES
Oposição não conseguiu travar lei fundamental que acaba com eleições presidenciais.
A Assembleia Nacional angolana aprovou ontem a nova Constituição do país, que proíbe a pena de morte e anula a eleição directa do Presidente da República. Na prática, é reforçado o poder do actual Chefe do Estado, José Eduardo dos Santos, que lidera o país há 30 anos. As eleições presidenciais não se realizam e o Presidente angolano será o primeiro nome da lista partidária das legislativas, acumulando com a chefia do Governo.
A Constituição foi aprovada por 186 votos a favor e duas abstenções, com boicote do maior partido da oposição, a UNITA, cujos 14 deputados presentes (a formação tem 16) saíram da sala, em protesto. Em declarações ao DN (por telefone, a partir do Cunene), o porta-voz da UNITA, Alcides Alfredo Sakala, disse que a nova Constituição representa "a morte da nossa democracia". Para o responsável pelas relações internacionais do movimento, a proposta equivale à "monarquização do sistema político angolano".
"O processo significa que a democracia em Angola está em perigo", explicou Sakala, ao criticar a oportunidade da votação, sobretudo a coincidência com a Taça das Nações Africanas (CAN 2010), que neste momento atrai toda a atenção da opinião pública. A oposição também contesta "a confusão" entre símbolos nacionais e partidários do novo texto.
As mais recentes eleições legislativas realizaram-se em 2008, com vitória esmagadora do MPLA, que obteve mais de 80% dos votos, ou seja, maioria constitucional. A UNITA teve apenas 10% e a terceira formação, o Partido da Renovação Social (PRS), conseguiu pouco mais de 3% dos votos. As presidenciais foram prometidas para 2009, mas não chegaram a realizar-se. As próximas legislativas serão em 2012. José Eduardo dos Santos está no poder desde 1979.
A questão constitucional surgiu na mesma altura em que as autoridades angolanas prenderam quatro activistas dos direitos humanos em Cabinda, incluindo o padre Raul Tati, detido no sábado. Os quatro activistas são acusados de crimes contra a segurança do Estado cuja natureza não foi ainda revelada. Há relatos não confirmados de outras prisões.
A repressão surgiu dias depois de uma emboscada da guerrilha de Cabinda contra a escolta que acompanhava a selecção de futebol do Togo. No incidente morreram três pessoas. A Constituição angolana não prevê qualquer tipo de autonomia para o enclave.
Tags: Globo, CPLP
jt
A bolívia é um exemplo de constituição ...
há 2 horas e 50 minutos
Penhascoso
A nova Constituição "legitima" ...
há 1 dia, 1 hora e 33 minutos
HG
Só muda a cor, mas, a "política" ...
há 1 dia, 3 horas e 11 minutos
Anabela Reis
Um ditador acarinhado por Lisboa, ...
há 1 dia, 3 horas e 22 minutos
Cordeiro
Sempre vai dar para mais um aviãozito ...
há 1 dia, 3 horas e 23 minutos
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Energia: Iraque facturou 3,3 mil milhões de euros em Dezembro ao vender 61,3 milhões de barris de petróleo
Presidenciais: BE anuncia apoio à candidatura "supra-partidária" de Manuel Alegre
Lei impede que as imagens de vídeo sirvam de prova
Futebol: Sporting - Vukcevic com estiramento no joelho esquerdo
PCP: Jerónimo de Sousa convencido que, "se puder", Governo aumenta impostos
Red Bull Air Race: Governo diz que ainda não é certa prova entre Ponte 25 Abril e Torre de Belém
Sónia Lisboa e os 3 irmãos vivem sozinhos com 220€/mês
José Cid viveu uma hora de terror
Sá Pinto tinha o balneário com ele até à agressão
Medicamento dá erecção em 15 minutos
Um avião recreativo para os pilotos de fim-de-semana
Ataque por 'rottweilers' foi a causa da morte de mulher
A vida fora da política
O fim do 'apartheid' sexual
"Esmeralda é uma sobrevivente", dizem psicólogas
Patriarca critica casamentos 'gay'
brasil
haiti
bpp
escutas pinto da costa
emprego
enfermeiros
classificados
gnr
tempo
alexandra
A quem o PS deveria ter dado prioridade na negociação do orçamento?
Curso de Fotografia e Vídeo Digital
Impressora Multifunções Epson Stylus SX415
Todas as Iniciativas DN
Diário de Notícias, 2009 © Todos os direitos reservados | Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica | Publicidade | Contactos