Home . Mapa do Site . Links . E-brindes . Downloads . Processo de Compras

EsportesMovimento OlímpicoJogos OlímpicosO Brasil nos JogosNotíciasPesquisa e Estudo
EventosGaleriaSobre o COBCOB CulturalBibliotecaConfederaçõesCalendário
RIO 2016

RIO SERÁ A CIDADE BRASILEIRA POSTULANTE À SEDE DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016

01.09.2006 :: 12h26



» Veja aqui o vídeo do anúncio da candidatura - baixa resolução / alta resolução

RIO - O Rio de Janeiro será a cidade brasileira postulante à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A decisão foi tomada por aclamação nesta sexta-feira (01/09), no Rio de Janeiro, pela Assembléia do Comitê Olímpico Brasileiro. A Assembléia do COB considerou que os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 abrem um caminho natural para a postulação da cidade, em função da experiência que o Rio está acumulando na organização desses eventos, dos seus legados e das instalações esportivas de nível olímpico que estão sendo construídas.

A decisão da Assembléia do COB foi respaldada pela avaliação técnica da empresa de consultoria internacional Event Knowledge Services - EKS, contratada pelo Comitê Olímpico Brasileiro para emitir um parecer sobre a postulação do Rio, apresentado para a Assembléia. "A cidade do Rio de Janeiro, com as instalações esportivas que já possui e as previstas para os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, está em condições de se apresentar como forte postulante para sediar os Jogos Olímpicos de 2016", afirma o relatório assinado pelo presidente da EKS, Craig McLatchey, que chefiou uma equipe de experts no estudo sobre a postulação do Rio de Janeiro.

O processo que culminou com a definição do Rio como cidade postulante teve início no dia 28 de julho passado, quando o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Brasileiro se reuniu para analisar a possibilidade de postulação de uma cidade brasileira à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Essa reunião foi motivada pelo fato de várias cidades no mundo já estarem se mobilizando, com muita antecedência, em torno do pleito, tendo algumas já anunciado a sua postulação de candidatura. Este é o caso de Madri, que anunciou sua postulação no dia 6 de julho de 2006, e de Tóquio, cuja postulação foi decidida no segundo trimestre de 2006 e anunciada no último dia 30 de agosto. Os Estados Unidos anunciarão a cidade postulante brevemente.

Na reunião de julho, o Conselho Executivo do COB avaliou que o Rio de Janeiro seria a cidade brasileira com as melhores condições para a postulação aos Jogos Olimpicos de 2016, em função da realização dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 e dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007, da experiência e dos legados que estes eventos deixarão, e, principalmente, da qualidade das instalações esportivas de nível olímpico que estão sendo construídas e reformadas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal para as competições.

A avaliação do Conselho Executivo também se baseou no fato de que o Comitê Olímpico Internacional considera importante que uma cidade já tenha sediado um evento multi-esportivo de grande porte, como são os Jogos Pan-americanos, para ganhar experiencia com vistas a sediar uma edição dos Jogos Olímpicos.

O COB decidiu, então, encomendar uma análise técnica da atual capacitação da postulação do Rio de Janeiro à sede de 2016 à empresa de consultoria internacional Event Knowledge Services - EKS, uma das mais qualificadas do mundo neste setor. A EKS apresentou um trabalho extremamente técnico, no qual conclui que o Rio de Janeiro está em condições de se apresentar como postulante ao pleito de 2016, pelo fato de estar realizando os Jogos Pan-americanos e os Jogos Parapan-americanos e pelo seu conjunto de instalações esportivas de padrão olímpico.

Com base no relatório da EKS, no dia 25 de agosto de 2006, o Conselho Executivo voltou a se reunir e decidiu apresentar à Assembléia do COB a proposta do Rio de Janeiro como cidade postulante aos Jogos Olímpicos de 2016.

A Assembléia do COB entendeu que, apoiado na organização e realização dos Jogos Pan-americanos e os Jogos Parapan-americanos Rio 2007, o Rio de Janeiro será a única cidade no Brasil e na América Latina que já contará com instalações de nível olímpico prontas durante a postulação da candidatura. São instalações complexas e de custo elevado, tais como as do atletismo, hipismo, desportos aquáticos e tiro esportivo. Outro aspecto positivo é o fato de o Rio de Janeiro poder realizar, dentro da própria cidade, todas as competições das modalidades desportivas olímpicas.

Além disso, os três níveis de Governo - Federal, Estadual e Municipal - já manifestaram publicamente apoio à candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016.

A decisão da Assembléia do COB pela cidade do Rio de Janeiro para o pleito de 2016 é também uma demonstração de reconhecimento ao esforço conjunto dos Governos Federal, Estadual e Municipal para a realização dos Jogos Pan-americanos e Jogos Parapan-americanos Rio 2007.


Envio de notícia por e-mail:


Inclua esta notícia no Digg Inclua esta notícia no Stumble Upon Inclua esta notícia no Delicious

Assine o RSSOrkutYouTubeFacebook

Notícias
12/02/2010 :: Site do COB "congela" para os Jogos Olímpicos de Inverno Vancouver 2010

11/02/2010 :: Delegação Brasileira está completa para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Vancouver 2010

11/02/2010 :: Nanquim, na China, será a cidade sede da segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude

Veja todos as notícias

Newsletter


Cadastrar
DescadastrarEnviar


Home . Processo de Seleção para Aquisição de Bens e Serviços

Telefone para contato: (21) 3433-5777
Copyright © 2008 Comitê Olímpico Brasileiro.
Todos os direitos reservados.



Canvas Webhouse