post-icon

17 maio 2010 às 22:34

comentarios-icon38 Comentários »

Crítica: Em Passione, Silvio de Abreu resgata o novelão

Antes de morrer, Eugênio (Mauro Mendonça) diz a Bete (Fernanda Montenegro) que mandou para a Itália o filho que ela pensou ter nascido morto (Thiago Prado Neri/TV Globo)

PURO DRAMALHÃO: Antes de morrer, Eugênio (Mauro Mendonça) diz a Bete (Fernanda Montenegro) que mandou para a Itália o filho que ela pensava que estava morto (Foto: Thiago Prado Neri/TV Globo)

Imagens de São Paulo. Fernanda Montenegro e Mauro Mendonça, milionários, aparecem em um improvável passeio no parque Ibirapuera, aparentemente sem escolta. Ele, duas vezes acima do peso, passa mal.

Corta. Cleyde Yáconis e Leonardo Villar enfrentam problemas com as novas tecnologias. "Não vai me dizer que não existe mais revista, jornal!", questiona o personagem de Villar, meio que dizendo para não se esperar nada "revolucionário" da novela que se inicia.

Corta de novo. Kayky Britto e Cauã Reymond disputam uma prova de ciclismo. Tammy Di Calafiori acompanha tudo em um improvável iPhone. Sua mãe, Maytê Proença, ataca um garotão na praia. Devora-o e descarta-o. Na prova de ciclismo, Carolina Dieckmann surge como uma improvável jornalista.

Em sua mansão, Eugênio Gouveia (Mauro Mendonça) está nas últimas. Mas tem um segredo a revelar à mulher, Bete (Fernanda Montenegro): "Seu filho não está morto, eu menti, ele está vivo", diz, dando o último suspiro. A vilã, Clara (Mariana Ximenes), assiste a tudo. Com cara de santinha. Na Itália, Tony Ramos, o filho perdido de Fernanda Montenegro, festeja aniversário.

Mais ou menos assim foi o primeiro bloco de Passione, a nova novela das oito da Globo. Simples, básica, sem pirotecnias, despretensiosa, enfeitada apenas por algumas boas interpretações e por uma fotografia impecável. Em aproximadamente 20 minutos, estavam dados ao telespectador os elementos fundamentais da velha e boa telenovela brasileira: dramalhão e realismo.

Com Passione, Silvio de Abreu está resgatando o novelão, aquela novela que tem mocinhos, vilões, dramas, humor, mentiras, lágrimas, glamour, riqueza, poder, ambição, sexo e até personagens e situações improváveis. Algumas cenas até deram um certo déjà-vu, como a transa entre Fred (Reynaldo Gianecchini) e a falsa-técnica em enfermagem Clara. Parecia a Laura de Claudia Abreu e o michê de Márcio Garcia em Celebridade (2004). Pois é, os novelões repetem o que têm de melhor.

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks

tags-icon Tags: , , , , , , ,

38 Comentários para “Crítica: Em Passione, Silvio de Abreu resgata o novelão”

  1. maxwell disse:

    TB acho, será uma boa novela.

  2. Maria Sá disse:

    Quisera que Gianecchini e Ximenes tivessem a mesma categoria de Claudia Abreu e Marcio Garcia. Estão a léguas destes dois!

    Já Cleyde Iáconis atuando em novela é em verdadeiro presente. O elenco maduro é soberbo!

  3. lucia disse:

    achei uam otima novela no primeiro capitulo elenco e tanto parabéns Silvio de Abreu sucesso

  4. fabiano disse:

    eu não assisti, vi apenas as chamadas, mas realmente promete ser muito interessante... porém, Ribeirão do Tempo também vem aí e prometendo muito!!

  5. Jacqueline disse:

    Será uma ótima novela. Gostei :)

  6. Carlão de Blumenau disse:

    P.Q.P. As únicas novelas que eu vi foram Irmãos Coragem, porque tinha tiro, O Rebu, porque eu voltava da aula naquela hora e era curiosa e Saramandaia, também porque eu voltava da aula naquela hora e tinha um cara que saía formiga pelo nariz. Faz tempo. Novela no Brasil é uma espécie de protozoário cultural.Resiste há milhões de anos com o mesmo código genético.

  7. Victor disse:

    Daniel, você deveria pensar melhor antes de falar das novelas da Globo... Se você for comparar as novelas da Record com as da Globo, bom é melhor nem comentar...Adorei a novela Passione, e continuarei assistindo... Cheias de grandes atores... Enquanto as da Record, bom, como eu disse, é melhor nem comentar... Passione X Ribeirão do Tempo... Ohhhh, qual será a melhor novela... Ninguém sabe... :/

  8. Carlão de Blumenau disse:

    PÔ, nao aprovou meu comentário? Chuif, chuif... Só por que sou do tempo em que o Jorge Mendonça era mais famoso que o Mauro?

  9. * ROGER TESTI * disse:

    ** PASSIONE ESTREIA NOS PADROES GLOBAIS ____________________________________________________

    PASSIONE novela de Silvio de Abreu estreou nos Padrões Globais e italianos acostumados pela autoria de Silvio de Abreu, elenco de primeira, e atores consagradissimos como FERNANDA MONTENEGRO, TONY RAMOS, ARACY BABALIAN, e outros ''PASSIONE'' promete envolver o telespectador mas com fantasias e vidas relativas fora da realidade, aonde espertos e ricos sempre se dão bem, não é a toa que certas novelas da GLOBO sempre estão se repetindo, ''PASSIONE'' lembra muito ''BELISSIMA'' se ter á media de ''BELISSIMA'' a Globo agradece.

    * GUGU em 4º e Ana Hickman se mantém graça ao apoio do Troca de Familia *
    ____________________________________________________

    Executivos da RECORD devem estar preparando para contratar por milhões o PANICO, já que ''GUGU'' não consegue passar o humor da REDE TV, alguma coisa estrambólica a RECORD deve estar idealizando, se parar para pensar GUGU por 3 milhões por mês não consegue á chegar á 2 dígitos, Augusto Liberato conseguiu perder nas principais regiões e cidades e estados que a RECORD mais investe: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador. A vitória ocorreu apenas em Florianópolis, Fortaleza e Brasília., O pior índice foi registrado em Belo Horizonte, onde fechou em quarto lugar’’ 4º LUGAR ISTO É SINAL VERMELHO SERÁ QUE GUGU NÃO DEVERIA SAIR DA NOITE? Afinal qual é o público de Augusto Liberato, é o público de FAUSTÃO ou do telespectador que sintoniza no SBT? E ANA HICKMANN com seu 3 em 1? Será que ela ganharia do SBT sem o APOIO OU ENCOSTO DO ‘’TROCA DE FAMILIA’’ são perguntas que o publico gostaria de respostas? Até que pontos as estratégias da RECORD em se manter em 2º ou passar á GLOBO? leva em consideração á erros que são cometidos sem uma intervenção de uma cúpula mais forte na emissora que urgentemente deveria observar isso, caso contrario investimento milionários em certo setores sem nenhum real de retorno como já disse alguns atores da RECORD vou começar á acreditar nisso.

  10. Guilherme disse:

    "... e a falsa-técnica de enfermagem Clara" (sic.)

    Quem é técnico não é técnico em algo?

  11. Renato Primi disse:

    Belíssima trama do Silvio! Um misto de drama, humor, glamour, mistérios. Ele trabalha com uma excelente diretora. A fotografia é maravilhosa! O elenco, de primeiríssima!!! Parece cinema!!!

    Parabéns, Silvio!
    Desejamos sucesso!!!

  12. edna disse:

    O começo, ao menos, foi instigante. Nada de muito água com açúcar como Viver a Vida. A fotografia do primeiro capítulo foi impecável mesmo. Vamos aguardar pra ver os diálogos serão interessantes e se a trama vai se desenrolar ou ficar no chove e não molha.

  13. romulo disse:

    chaaata não gostei

  14. Jaime de Mello Viana disse:

    Kra larga a globo de mão! vai assistir a record meu...!

  15. Yra doce. disse:

    Gosto das novelas dele.

    Pricipalmente pelas ilações

    com filmes antigos.

    Na cena da Maitê e o garotão

    me reportei ao La Belle de Jour.

    E ambas loiras.

    E tb.porque o S.A.sabe fazer comédia

    e suspense muito bem.

    Não sei o horário ainda de Ribeirão

    do Tempo,se for no mesmo horário gravo

    R.T.

    Gosto muito de histórias que se passam

    no interior,mesclando com a cidade.

  16. @brunoiramos disse:

    A novela promete! O 1° capítulo foi bom, a trama será bem melhor do que a anterior "Viver a Vida".

  17. doroti disse:

    NOVELÃO MESMO... ATÉ MESMO ANTES DE ESTREAR JÁ TINHA SUA AUDIENCIA GARANTIDA.LINDA ELENCO MARAVILHOSO

  18. Tarcizo disse:

    Passione já nas chamadas , prometia um "novelão" , er não me decepcionei com o primeiro capitulo.
    Fernanda Montenegro , com todas suas rugas , expessões reais ,e talento, é um brinde ao telespectador.
    Sem contar que a estória, é apaixonante.
    Aposto tanbém em Ribeirão do Tempo , pressinto um grande sucesso.
    Vou ver as duas novelas , ms não vou fazer comparações, até porque são estórias distintas.

  19. Be disse:

    No primeiro capítulo ele já mostra o que deve ter uma boa novela.
    Gostei, destaque para os personagens de Irene Ravache Aracy Balabanian, Leandra Leal e Mariana Ximenes que na minha opinião achei que não iria convencer como vilã, quebrei a cara, Mariana está excelente.
    O Sílvio de Abreu faz comédia como ningúem, uma comédia rasgada, é a marca dele.
    Essa novela promete.

  20. ADILSON® disse:

    [...]em si o primeiro capitulo foi um pouco confuso, mas já sentimos a pegada de Silvio de Abreu, e atuações impecáveis de Fernanda Montenegro, Vera Holtz, Mauro Mendonça, Araci Balabanian, e Tony Ramos.
    Ela tem tudo para ser um sucesso...
    torcemos que Ribeirão do Tempo também seja um sucesso pq após as 22 horas a linha de show das outras emissoras esta muito fraca...

  21. pink disse:

    calma querido foi só o primeiro capítulo,a globo ARRASAAAAA na novela.

  22. MANDRAKE disse:

    GOSTEI DA NOVELA, AGORA VOU PARAR DE ASSISTIR A BELA POIS VAI COMEÇAR MUITO TARDE E EU TENHO QUE ACORDAR CEDO!!! A RECORD QUE SE CUIDE POR QUE PASSIONE VAI PASSAR POR CIMA DA RECORD COMO UM TRATOR!!! A RECORD QUE NÃO TOMA CUIDADO, PORQUE TA CERCADA DE PROGRAMAS DE BAIXA QUALIDADE E QUE NÃO TA DANDO AUDIENCIA NECESSÁRIA PARA O SOBREVIVENCIA DA EMISSORA, EXEMPLOS:PROGRAMA DO GUGU UMA DROGA, ANA RICKAM PESSÍMO, LEGENDARIOS ENTÃO NEM SE FALA UM LIXO. UNICA COISA QUE PRESTA DA RECORD N DOMINGO EO PROGRAMADONINGO ESPETCULAR QUE É MUITO BOM E INTERATIVO QUANTO AO RESTO NEM PRECISA FALAR MAIS NADA.

  23. nilton disse:

    Quando Fernanda montenegro encontrar seu filho , que ela pensou que estava morto, TONY ramos como toda a sua atuação é emociante, imaginem a cena... é destes momentos que a gente precisa ver nas novelas, reencontros , amor de mãe e filho, entendem... vamos aguardar... Alias a cena de Tony ramos lembrando da esposa já falecida e vendo um filme com a maravilhosa Sophia loren e mastroani, foi linda a cena? que gosta de novela e conhece quando a trama é boa sabe...

  24. Moraes Silva disse:

    Bem melhor que Viver a Vida sem dúvidas
    E já começou com a vilania. Já senti o novelão, mas o primeiro cap foi meio chato

  25. André Ferreira disse:

    Parabéns pelo bom e sério jornalismo, Daniel. Acompanhava-o diariamente na Folha de São Paulo e fico feliz em vir aqui e constatar que você continua prezando pelo profissionalismo, expondo sua opinião fundamentada no próprio conhecimento e sem influências. Voltarei mais vezes.

  26. Vítor disse:

    Gostei da novela, finalmente a Globo está voltando com as boas novelas, primeiro Escrito nas Estrelas, agora Passione, e ainda vem Tititi. A Record tambem promete com Ribeirão a partir de hoje! Concordo com o que você disse Daniel!

  27. Marco Fernandes disse:

    Daniel, vc disse oq eu realmente penso. E falei pra minha mulher a mesma coisa quando assistia ontem o primeiro capítulo de Passione. Isso que é novela! E não se esqueçam! Hj tem a estreia de Ribeirão do Tempo, na Record.

  28. Rosana Fontalba Carrasco disse:

    Finalmente uma novela que ao que tudo indica vai ser muito boa, espero que continue assim, pois aguentar as novelas da record; como a sem sal nem pimenta da bela a feia ninguem merece

  29. ro limaG disse:

    Ontem assistindo a estreia comentei com meu filho de14 anos que Fernanda Montenegro realmente é uma das melhores da telev,ela fala passa a cena com a maior realidade,ela não grita conversa já outras atrizes não sei como ainda existem como atrizes,Marjorie Est.,que parece sempre engasgada,Suzana V.que grita,Debora S.que fala como se tivesse bala na boca,ADOREI O ELENCO.

  30. Record Vai Conquistar a Liderança? disse:

    Olha Que Novela ótima
    Destaque Para Maitê Proença , Rodrigo Lombardi , Tony Ramos , Mariana Ximenes e Reinaldo Gianecchini( Pensei Que Eles Estavam Se Atacando Que Nem Bicho Quando Estavam Transando

  31. silvana disse:

    Será igual á todas as outras, comparando bem essas novelas tem sempre mesma repetição das anteriores, muda alguma coisinha que as vezes nem percebemos, hoje mesmo no VIDEO-SHOW passou as cenas de várias novelas em que se revela um grande segredo no último suspiro do ator...será tuuuuuuuudo igual.

  32. mi disse:

    a novela e vai ser otima como foi viver a vida adorei viver a vida foi otima e com certeza essa sera tbm a globo e excelente em fazer novelao !

  33. paty disse:

    Eu adorei a novela.
    Não só pelo Rodrigo Lombardi que promete ser um mocinho daqueles a la novelão, mas também pelo elenco fantastico e frases de humor inteligente entre os personagens.
    Mariana Ximenes é uma otima atriz e vai se sair mega bem na pele de vilã.. vamos ver o Giani... mas pra ele tem muito fera pra ele aprender nessa novela..
    essa novela promete.. aguardem!!!

  34. lukas disse:

    Pra mim essa novela além de ter atores e atrizes fantásticos tem uma história incrível pois nenhuma novela começa já tendo assassinato,traição e briga não os telespectadores devem se situar da novela primeiro pra ai a história começar.

  35. Marcelo disse:

    Sílvio de Abreu sabe fazer, sabe escalar e Denise saraceni sabe dirigir. Daniel Castro sabe avaliar. Muito boa a crítica. Crítico de verdade sabe avaliar, sem amarguras ou afetações.

  36. neide disse:

    Ta falando de quem meu filho??????????
    A globo ja mostrou que pode e pode muito!
    viver a vida foi um exemplo,começaram bem e terminaram dando um show para todos nós.
    Voces não produzem nada record,pegam tudo ja pronto da GLOBO.vão ter que engolir esse nome por muitas e muitas geraçoes.
    odeio essa inveja de voces e por isso não consigo nem colocar no canal.
    seus abestados kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    voces adoram um P.F.(prato feito)pessoas encomendadas da CENTRAL GLOBO DE PRODUÇÕES!!!!!

  37. NEIDE disse:

    Tenham mais respeito pelo o povo e ve se não fica mudando os horarios sem avisar,porque o povo não perdoa essas coisas não.
    cade o tom cavalcante que era a estrela da record?
    ele foi empurrado pelas novas tentativas que estaão chegando como os legendariso.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  38. marcelo disse:

    Carolina dikiman = Ninfeta velha , já deu o que tinha que dá esse papelzinho nao combina con o peso da idade

Deixe uma resposta

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.