Busca por
Olá, seja bem-vindo(a) à Trivela! E-Mail:   Senha:   Sou um novo usuário
Esqueci a minha senha

DestaqueMais Matérias

Zé Carlos

Nome completo:
José Carlos de Almeida

Data de nascimento:
14/11/1968

Posição:
LateralDireita

Relembre o jogador: Zé Carlos

Postado em 1/6/2010 às 15:24 por Eduardo Neubern

Dunga foi generoso em sua convocação. Generoso com os cronistas da Trivela que escrevem para a seção “Relembre o jogador”. Afinal, não é difícil visualizar nestas páginas, dentro de alguns anos, um relembre Michel Bastos, Felipe Melo, Josué ou Grafite. Bela safra pro “Relembre” a de 2010. Valeu, professor.

Zagallo também fez sua parte e em 98 convocou Zé Carlos para a reserva de Cafu. “Ah, mas o Cafu tem quatro pulmões e leva poucos cartões, o reserva dele nunca jogaria de qualquer maneira”, pode pensar o leitor mais desavisado. Zé Carlos não só jogou, como o fez na semifinal da Copa diante da Holanda de Seedorf, Davids, Bergkamp e Kluivert.

José Carlos de Almeida é paulista de Presidente Bernardes e nasceu em 14 de novembro de 1968. Iniciou a carreira no São José-SP aos 21 anos. Do interior foi para a capital, onde defendeu o Nacional por duas temporadas. Na sequência, iniciou uma trajetória cigana, passando por São Caetano, Portuguesa, União São João, Juventude e Matonense, nunca ficando mais de um ano em cada equipe.

O ano de 1997 foi um divisor de águas na carreira do atleta. Zé Carlos teve participação decisiva na campanha que resultou na promoção da Matonense da série B para a primeira divisão paulista. Atraiu a atenção do São Paulo e realmente não tinha ideia do que o aguardava. A bola de prata da revista Placar no mesmo ano era só o começo.

Comandado por Nelsinho Batista e ao lado de Raí (na final), França e Denílson, fez um excelente campeonato paulista em 98, conquistando o título e dando a impressão que poderia resolver a carência na reserva da lateral direita da seleção de Zagallo.

Zé Carlos estava no lugar certo na hora certa. Flávio Conceição, nome certo pro torneio, contundiu-se e o lateral tricolor foi convocado pro mundial sem ter atuado um minuto sequer pela seleção brasileira. Na época a convocação foi elogiada por parte da imprensa em virtude da versatilidade apresentada pelo jogador. De quebra levou a camisa 13, número predileto do velho lobo.

Zé Carlos fez as malas e embarcou para a França para juntar-se a Rivaldo, Roberto Carlos, Ronaldo e Bebeto. Boa praça, destacou-se nos treinamentos... como excepcional imitador de animais. Suas especialidades eram o papagaio e o galo. Nas horas vagas jogou futebol na semifinal da Copa, dia 7 de julho, em Marselha, contra a Holanda, que havia eliminado a Argentina dias antes. Para quem morava e trabalhava em Matão um ano antes, a realidade tinha mudado bastante.

A atuação de Zé Carlos foi sofrível, assim como a de todo o sistema defensivo brasileiro. Envolvido pela movimentação constante de Zenden e Bergkamp, o lateral saiu atordoado de campo. Humilde, o jogador reconheceu que não foi bem, comemorou a classificação e lamentou o título perdido na final contra os donos da casa. A propósito, Zé Carlos era vizinho de quarto de Ronaldo na concentração e foi um dos primeiros a socorrer o atacante no lendário episódio da convulsão.

Terminada a copa, o lateral encerrou sua breve passagem pela seleção (2 jogos) e voltou ao São Paulo, onde permaneceu por mais uma temporada. No ano seguinte passou a vestir a camisa do Grêmio, que trocou pela da Ponte Preta, seguindo pro Joinvile até encerrar a carreira no Noroeste-SP, em 2005.

Após pendurar as chuteiras, Zé Carlos voltou a Presidente Bernardes para ajudar na revelação de novos talentos. Atualmente mora em Osasco e trabalha num projeto social.

Os fãs da Trivela na Argentina deveriam guardar este texto. Vocês podem precisar dentro de alguns anos. Afinal, Diego Maradona convocou para a Copa Ariel Garcé, lateral de 30 anos do Colón, após uma exibição de gala num amistoso contra o Haiti. Se o raio cair duas vezes no mesmo continente, caberá a Garcé marcar Fernando Torres numa eventual semifinal, coincidentemente, no dia 7 de julho.


Comentários de Leitores

 

A melhor

Sou leitor da Trivela não faz muito tempo( desde que vieram até o RS divulgar a revista. Mas com certeza esta é "A melhor" coluna do site. Nunca abandonem ela é muito boa. Só fico um pouco ansioso quando a atualização não ocorre nas sextas-feiras. Tem um jornal daqui do RS o "Correio do Povo" que faz o algo parecido mas focado em jogadores que jogaram no estado. Parabéns pelo site.

      Postado em 8/6/2010 às 16:43 por Edson Davanne

· Caso você seja um novo usuário, clique aqui para comentar as notícias e assinar a Várzea.

· Caso seja um usuário registrado, você deve estar logado para enviar comentários.

Conteúdo Relacionado


Últimas Notícias

Holanda vê convocação cheia de novidades

Dos 18 convocados para jogo contra a Ucrânia, apenas o goleiro Michel Vorm esteve presente na Copa do Mundo disputada na África do Sul


Olympique é campeão da Supercopa da França

Equipe de Marselha bateu o Paris Saint-Germain nos pênaltis, depois de empate sem gols no tempo regulamentar, em jogo disputado na Tunísia


Schalke apresenta atacante Raúl

Ex-jogador do Real Madrid foi apresentado nesta quarta-feira em Gelsenkirchen, assinou contrato de duas temporadas e vestirá a camiseta 7



Copyright (c) 1998-2008 by Trivela. Todos os direitos reservados.