A ACB | REGULAMENTOS | ESTATUTO | FILIADOS | CURIOSIDADES | ARTIGOS | PADRÃO DE RAÇAS || CONTATO

:: Home Page
:: Sobre a ACB
:: Conselho Diretor
:: Estatuto
:: Regulamentos
:: Clubes Filiados
:: Curiosidades
:: Artigos
:: Saúde do Cão
:: Padrão de Raças
:: Cadastro
:: Contato Direto
:: Notícias
:: Anúncios
 
 
 
 
     
 
Grupo 1 - Cães de Caça a Tiro Grupo 2 - Cães Hounds
Os cães desse grupo eram originalmente usados na caça de aves. São hábeis na localização, levantamento e recobramento de aves abatidas. Possuem temperamento amistoso.
Como a caça não é uma atividade muito praticada hoje em dia, esses cães têm se destacado como companheiros, principalmente para pessoas ativas pois são raças que requerem bastante exercício. Por isso não são indicadas para espaços pequenos e nem para pessoas de vida sedentária.
Os Hounds são cães de caça à presa. Preferem os animais de pêlo e os próprios cães abatem a presa.
Há dois subgrupos aqui. O primeiro é composto pelos Hounds propriamente ditos ou Sabujos. Esses são cães que caçam farejando o solo e geralmente agem em matilha. Por possuírem excelente olfato são hoje usados para localizar drogas, pessoas perdidas e até para auxiliar em diagnóstico de certas doenças.
O outro grupo é composto pelos cães que caçam usando a visão, os chamados Sighthounds ou Galgos. São cães capazes de desenvolver grandes velocidades e seu temperamento é um tanto mais reservado que os demais cães de caça.

Grupo 3 - Cães de Guarda Grupo 4 - Cães Terriers
Esse grupo apresenta cães com tipos mais heterogêneos mas todos com a função de guarda e defesa. Há cães que originalmente eram usados como combatentes em linhas de batalhas e como guardiões de rebanhos.
Diferente do que se pensa, um bom cão de guarda deve ter o temperamento estável e só agredir se seu dono ou território forem ameaçados. O treinamento visa valorizar essa estabilidade de temperamento e não gerar cães extremamente agressivos. Proprietários responsáveis fazem isso.
Esse grupo possui praticamente todas as raças desenvolvidas na Grã-Bretanha e são cães de porte pequeno a médio, especialistas em caçar animais de toca. Por isso mesmo, são muito ativos e não se adaptam bem em espaços pequenos.
O temperamento forte e determinado é característico desses cães e portanto necessitam de donos enérgicos, capazes de domar esse temperamento.
Além dos desentocadores, há os Terriers de Arena. Esses resultam de cruzamentos com cães tipo Bull. Apesar de serem combativos com outros cães, são dóceis com o ser humano.

Grupo 5 - Cães de Luxo Grupo 6 - Cães de companhia
Aqui temos as miniaturas do mundo canino. São raças que não ultrapassam a altura de 30cm e foram desenvolvidas para a companhia das grandes damas da realeza.
Apesar do tamanho pequeno, há raças excelentes como cães de alarme nesse grupo.
  Nesse grupo temos raças que abondaram a função original há muito tempo. Entre outras funções, há cães que acompanhavam carruagens, que lutavam em arenas e até os que foram usados como iguarias culinárias.
É um grupo bastante heterogêneo e diferem do cães de luxo por serem maiores que eles.

Grupo 7 - Cães de Utilidade  
Esse grupo possui cães que desempenham funções importantes para o Homem. Aqui temos os cães de pastoreio, os cães de tração e os cães de resgate. Diferente da caça, essas funções ainda são bastante executadas.
São cães que se destacam no aprendizado e gostam muito de atividade. Também não indicados para espaços pequenos.
   
 

Os artigos expostos deste site expressam a opinião de seus respectivos autores e não representando, necessariamente, o ponto de vista ou a posição da ACB.
 
 
 
 
 
 
Rua Martinho Prado, 209, 1° andar - cj 12 - Consolação - São Paulo - Fone: 0800 - 113140 e (0**11) 3256-2710