Folhablu - O primeiro jornal online de Blumenau »
Eletrônicos - Submarino.com.br
Blumenau, 28 de Novembro de 2010
Ano 7

Folha Blumenauense

O primeiro jornal online de Blumenau - A webrádio de todas as tribos





Home » Hora da Leitura
Bookmark and Share

A filosofia e a história do pensamento

História Geral da Filosofia trata-se de uma obra única, instrumento de trabalho para todos quantos se dedicam à filosofia e às ciências com as quais ela dialoga. Uma obra de consulta eficiente e de inestimável valor. Hans Joachim Storig principia tratando da sabedoria no Antigo Oriente, a Índia e a China antigas, passando, em seguida ao período da filosofia na Grécia antiga, na Idade Média, na Renascença e no Barroco, até o Iluminismo, para dedicar-se então à filosofia do século 19 e à riqueza do pensamento da produção filosófica do século 20.
Com a preocupação de atingir o público que ainda não teve acesso à história da filosofia ou que tem alguma idéia, mas quer ter em mãos um “compêndio” com os tópicos e autores mais representativos, é que esta história foi escrita, trazendo o essencial do pensamento filosófico de modo simples e claro, sem perda de profundidade. A História Geral da Filosofia - a sabedoria do Oriente, a filosofia grega, a filosofia medieval, o Renascimento e o Barroco, o Iluminismo e a obra de Kant, a filosofia do século 19, correntes filosóficas do século 21, lançamento da Editora Vozes, oferece um panorama do pensamento e as obras de grandes pensadores de todos os tempos, desde a filosofia da Índia e China antigas, a filosofia grega (e latina), a filosofia da Idade Média, a filosofia do Renascimento e do Barroco, a filosofia do Iluminismo e de I. Kant, a filosofia do século 19 (o Romantismo e o Idealismo Alemão; o positivismo, materialismo, marxismo; além de Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche e o Neokantismo); e as principais correntes do pensamento filosófico no século 20 (os pensadores e as escolas da primeira metade do século 20 os temas e problemas da filosofia atual: a imagem do ser humano; a linguagem; conhecimento e saber; o que devemos fazer?; e cérebro, consciência e espírito).
Por tratar-se de um livro introdutório de história da filosofia, o texto pode ser indicado também aos leitores sem conhecimento prévio em filosofia, mas preocupa-se, mesmo exprimindo de uma maneira bem simples, trazer o que os entendidos julgam ser de importância fundamental no conhecimento de área.
Hans Joachim Storig estudou história, filosofia, sociologia e direito e obteve o PhD e Dr. Jur. Sua carreira acadêmica foi proibida por razões políticas no Terceiro Reich. Foi editor, autor e acadêmico na Universidade de Munique.

Serviço
História Geral da Filosofia
- Autor: Hans Joachim Storig
- Páginas: 688
- Valor: 110 reais
- Editora: Vozes

Conheça ainda

História do Pensamento Chinês
- Autora: Anne Cheng
- Páginas: 816
- Valor: 75 reais
- Editora: Vozes

Nesta síntese magistral - útil não somente para especialistas, mas para todos os interessados por este assunto - da evolução do pensamento chinês, desde a dinastia Shang do segundo milênio antes da nossa era, até o movimento de 4 de maio de 1919, que marca de vez a ruptura com o passado e a renovação deste pensamento, Anne Cheng nos oferece uma descrição riquíssima em detalhes sobre as principais etapas e as mais fortes influências que constituíram a história chinesa em seus mais de quatro mil anos.

Filosofia nas suas Origens Gregas
- Autor: Tiago Adão Lara
- Páginas: 240
- Valor: R$ 36,70
- Editora: Vozes

O livro tenta tornar claro como o processo de explicação racional da realidade tornou-se possível na experiência da pólis grega, na qual se tentou uma convivência baseada no consenso firmado, não mais em tradições religiosas, mas em bases racionais.

Filosofia Ocidental, do Renascimento aos nossos Dias
- Autor: Tiago Adão Lara
- Páginas: 176
- Valor: R$ 26,20
- Editora: Vozes

No âmbito da modernidade a filosofia se torna a instância suprema à qual se vai pedir a fundamentação e a justificação da nova ordem socioeconômico-político-cultural que se instala. A pretensa maturidade racional se dá conta, antes de tudo, das potencialidades da própria razão. Daí seu caráter eminentemente crítico.

Por Maicon Rodrigues
colunistamaiconrodrigues@yahoo.com.br


Fale conosco
MSN: msn@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Parceiros

Folhablu News

Receba nosso boletim informativo.

Nome:
Email:

Enquete

Quem será o campeão brasileiro de futebol?

Fluminense
Corinthians
Cruzeiro
 

Voltar                                                                         Topo



folhablu.com.br
Copyright 2001-2007 - Todos os direitos reservados