Avatar
Recuperar palavra-chave?
Arquitectura.pt

Responder
 
Blogs e Partilha Opções
Antigo 18-07-08, 08:26   #1 (Link para esta mensagem)
Assistentes de equipa
 
Avatar de Márcio Ferreira
 
Registo: Jun 2006
Mensagens: 743
Márcio Ferreira têm mais de 10 pontos de reputação
Icon2 Sao Paulo | Estádio do Palmeiras no Brasil | Tomás Taveira

Tomás Taveira desenha estádio do Palmeiras no Brasil

O arquitecto português foi escolhido para remodelar o estádio do clube paulista para o mundial de 2014.

Ana Baptista

Há arquitectos portugueses nos estádios de futebol brasileiros. Tomás Taveira, o autor dos edifícios Amoreiras, está a conceber o projecto para a remodelação do estádio do Palmeiras, em São Paulo, um dos principais clubes do país e um dos estádios que vai receber os jogos do Mundial de 2014.

A obra vai custar 118 milhões de euros (300 milhões de reais), mais que o estádio Alvalade XXI, também projectado por Tomás Taveira e que custou 73,6 milhões. No entanto inclui, além do estádio, um auditório para 2.50 pessoas, um ‘business center’, um edifício administrativo com desportos ‘indoor’, e ainda um edifício com três ‘courts’ de ténis em altura.

O investimento surge de um acordo entre a Sociedade Esportiva Palmeiras e a WTorre Arenas, uma empresa do WTorre, grupo brasileiro de imobiliário e construção. O modelo do negócio é semelhante a uma Parceria Público Privada. A WTorre Arenas financia a construção e fica com a exploração do estádio durante um prazo de 30 anos, mediante o pagamento de uma parte das receitas ao clube. O tipo de parceria também pode ser concretizado com as prefeituras das localidades que sejam responsáveis pelos estádios.

O arquitecto Tomás Taveira, que já havia trabalhado com a empresa brasileira num outro projecto que acabou por não avançar, foi escolhido entre um conjunto de arquitectos consultados pela WTorres.

Em declarações ao Diário Económico, Tomás Taveira explica que a alma deste projecto é Luís Davantel, CEO e ‘partner da WTorre Arenas, empresa que está empenhada na construção e exploração dos estádios para o Mundial 2014. A expectativa é que, a este estádio – o primeiro daquele evento a avançar – se juntem outros em que Tomás Taveira também poderá participar. Mas o arquitecto remete qualquer novidade para depois do Verão. “A WTorres tem uma grande capacidade de alavancagem de investimento junto da banca e pode fazer qualquer projecto”, afirma Tomás Taveira.

A construção do estádio do Palmeiras, cujo nome vai mudar para “Palestra Itália”, arranca no final de Novembro deste ano, para que esteja construído em 2010, quatro anos antes do início do Mundial.

O Brasil também é uma aposta de Tomás Taveira, para onde está a desenvolver quatro projectos além do estádio. O objectivo é conceber empreendimentos na área do imobiliário, desde escritórios, habitação, centros comerciais ou ‘retail parks’ e ainda marinas, “uma área onde tenho ‘know-how”, diz.


O projecto
“É um dos edifícios mais complexos que fiz. As Amoreiras ao pé disto é um chamado ‘piece of cake’”, afirma Tomás Taveira.
Inaugurado em 1902 e na nas mãos do Palmeiras desde 1920, o estádio vai agora ver a sua capacidade aumentada para as 60 mil pessoas. Vai ainda ter 250 camarotes, quatro restaurantes, sete mil lugares de estacionamento, tal como exigido pela FIFA, e um heliporto.

Mas o maior desafio foi desenvolver um projecto multisusos e totalmente auto-suficiente. “O estádio está preparado para qualquer tipo de espectáculo, tanto a nível de som como de camarins”, diz, explicando que vai ter uma cobertura amovível que tapa todo o recinto e ainda uma cortina, no interior, que quando desce forma um teatro para 12 mil pessoas.

Além disso, “a cobertura do estádio é composta por painéis fotovoltaicos que aquecem a água e fornecem energia eléctrica” e o estádio está equipado por um sistema de reutilização de águas.

O arquitecto concebeu ainda os quatro edifícios em redor, um dos quais será todo aberto, “com uma estrutura em rede onde surgem três ‘courts’ de ténis em altura e no topo haverá um campo de futebol de salão”, explica.


Projecto de São Petersburgo perdido ao último minuto
O novo estádio de São Petersburgo, na Rússia, esteve nas mãos de Tomás Taveira até ao último minuto, mas no momento do anúncio do vencedor o presidente da Gazprom, Alexander Medvedev mudou de ideias e escolheu outro arquitecto. A história é quase surreal, conta Tomás Taveira. “Ganhei o concurso e até ao anúncio era eu o vencedor, mas à última da hora o presidente da Gazprom anunciou que o projecto ia ser entregue a um arquitecto japonês que estava em terceiro lugar”. Curiosamente, esse arquitecto faleceu três meses depois. Agora, Tomás Taveira ganhou a concepção do estádio do Palmeiras, mas garante que quer continuar a fazer todo o tipo de projectos. “Já não entro em concursos no país, só no estrangeiro. Em Portugal há pouco trabalho, principalmente para equipas grandes”, referiu, acrescentando que no atelier trabalham 22 arquitectos. Actualmente com cerca de 30 projectos em mãos e participando em cerca de três concursos por ano, Tomás Taveira está a desenvolver vários projectos para marinas e para cidades turísticas em São Petersburgo e na Argélia.


Três estádios desenhados por Tomás Taveira

Alvalade XXI
O novo estádio do Sporting tem 50.095 lugares, todos sentados e cobertos e foi palco de importantes jogos do Euro 2004.
Recebeu também a final da taça UEFA 2004/05. Os azulejos do exterior são o ponto mais característico do Alvalade XXI.

Estádio de Leiria
Foi um dos novos estádios do Euro 2004 a ser construído de raiz. Tem uma pista de atletismo e recebeu durante o evento os jogos das selecções da Croácia, França e Suíça. O colorido a lembrar as peças do Lego é a imagem de marca.

Estádio de Aveiro
O Estádio Municipal de Aveiro começou a ser construído em Junho de 2001 e custou perto de 62 milhões de euros. Foi inaugurado a 15 de Novembro de 2003 com o jogo amigável entre as selecções de Portugal e da Grécia.


Outras obras emblemáticas do arquitecto

Torres das Amoreiras
Inauguradas em 1985, as Torres das Amoreiras vieram dar uma nova cor à cidade de Lisboa e ainda hoje são considerados edifícios vanguardistas, funcionando como um importante centro empresarial e de comércio.

Metro das Olaias
Entre as estações da Alameda e da Bela Vista, na linha vermelha do Metro de Lisboa, a estação das Olaias foi um projecto arquitectónico a que Taveira aliou também um contributo de tratamento plástico.

Marina de Albufeira
A Marina de Albufeira, com um aldeamento turístico de quatro estrelas de 220 unidades e com duas unidades hoteleiras de luxo, tem a assinatura arquitectónica de Tomás Taveira. Foi inaugurada no Verão de 2003.


Fonte: Diarioeconomico.com
__________________
Márcio Ferreira

Última edição de JVS : 05-09-08 às 02:01.
Márcio Ferreira está offline   Responder com Quote
Sponsored Links
Antigo 18-07-08, 10:41   #2 (Link para esta mensagem)
JAG
Administrador
 
Avatar de JAG
 
Registo: Dec 2006
Mensagens: 2,051
JAG têm mais de 30 pontos de reputação
Default

Estou a ver que o Taveira, está a dedicar-se aos estádios... :clap:
__________________
Joker Art Gallery | Josué Jacinto
www.jokerartgallery.com - Maior Galeria Arte Online de Portugal
My web: maisfacil.com | soimprimir.com
JAG está offline   Responder com Quote
Antigo 18-07-08, 11:03   #3 (Link para esta mensagem)
TekatonManiac!
 
Avatar de nunomiguelneto
 
Registo: Jul 2006
Mensagens: 1,313
nunomiguelneto têm mais de 50 pontos de reputação
Default

LOL... pois. mas ja se sabe como é.
nunomiguelneto está offline   Responder com Quote
Antigo 18-07-08, 14:25   #4 (Link para esta mensagem)
Expert
 
Avatar de tatlin
 
Registo: Nov 2006
Mensagens: 380
tatlin têm 1 ponto de reputação
Default

Vá la... Não rejeitem um estádio que ainda não conhecem...
O estádio de S. peterburo até não estava mal, pena neste arquitecto é a pormenorização que fica sempre muito mázinha.
tatlin está offline   Responder com Quote
Antigo 18-07-08, 14:43   #5 (Link para esta mensagem)
JAG
Administrador
 
Avatar de JAG
 
Registo: Dec 2006
Mensagens: 2,051
JAG têm mais de 30 pontos de reputação
Default

Para alguns tatlin...

Eu sou pequeno apreciador das suas obras... mas é melhor não entrarmos por ai...
__________________
Joker Art Gallery | Josué Jacinto
www.jokerartgallery.com - Maior Galeria Arte Online de Portugal
My web: maisfacil.com | soimprimir.com
JAG está offline   Responder com Quote
Antigo 18-07-08, 23:00   #6 (Link para esta mensagem)
TekatonManiac!
 
Avatar de nunomiguelneto
 
Registo: Jul 2006
Mensagens: 1,313
nunomiguelneto têm mais de 50 pontos de reputação
Default

sim.. eu acho que este sr. ta tao à frente que eu nao chego lá, só isso. O estadio de s.petersburgo é parecido com a ampliaçao do estadio do barcelona do foster n acham?
nunomiguelneto está offline   Responder com Quote
Antigo 19-07-08, 01:57   #7 (Link para esta mensagem)
Expert
 
Avatar de tatlin
 
Registo: Nov 2006
Mensagens: 380
tatlin têm 1 ponto de reputação
Default

Não sei se o esclarecimento é necessario mas sobre o "não rejeitem um estadio que ainda não conhecem" e para não ferir suscetibilidades, estava claramente a fazer uma referencia ao slogan sobre astrologia "não rejeite uma ciencia que desconhece"....
tatlin está offline   Responder com Quote
Antigo 19-07-08, 13:02   #8 (Link para esta mensagem)
Assistentes de equipa
 
Registo: Jun 2006
Mensagens: 312
Sérgio Barbosa não têm nenhum ponto de reputação
Default

Nunca me identifiquei nada com a obra do arquitecto Tomás Taveira.
Na verdade, não estou à espera que esta obra me altere a opinião, nem sequer que fuja demasiado aos outros estádios que já realizou.
No entanto, é realmente de destacar ser o eleito para realizar um projecto desta magnitude, naquele carismático estádio. É também o nome e prestígio da arquitectura portuguesa que estão em jogo.
Sérgio Barbosa está offline   Responder com Quote
Antigo 19-07-08, 14:23   #9 (Link para esta mensagem)
ARQ e tonto
 
Avatar de TiCo
 
Registo: Jun 2006
Mensagens: 2,929
TiCo têm mais de 50 pontos de reputação
Default

Não será mais, o nome e o prestígio do Arquitecto Tomás Taveira em jogo?
TiCo está offline   Responder com Quote
Antigo 19-07-08, 19:00   #10 (Link para esta mensagem)
Assistentes de equipa
 
Registo: Jun 2006
Mensagens: 312
Sérgio Barbosa não têm nenhum ponto de reputação
Default

Também. Mas se perguntarmos ao anónimo cidadão de S. Paulo quem foi o arquitecto autor do projecto do estádio, ele provavelmente vai dizer que foi um arquitecto português, e não faz a mínima ideia de quem é Tomaz Taveira.
Sérgio Barbosa está offline   Responder com Quote
Responder

  Arquitectura.pt > Arquitectura > Arquitectura Internacional Topo

Opções

Regras
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder ao tópico
Não pode adicionar anexos
Não pode editar as suas mensagens

Código BB está activo(s)
Smilies estão activo(s)
Código HTML está Desligado
Trackbacks are activo(s)
Pingbacks are activo(s)
Refbacks are activo(s)