Página gerada às 03:46h, domingo 22 de Maio

Imprensa: Jornal desportivo Record já aplica novo acordo ortográfico

12 de Janeiro de 2009, 18:03

Lisboa, 12 Jan (Lusa) - O jornal desportivo Record adoptou no início do ano o novo acordo ortográfico, que entrou em vigor no Brasil no primeiro dia de 2009.

"Decidimos que a partir de 01 de Janeiro iríamos adoptar o novo acordo, para nos habituarmos às novas regras e habituarmos também o leitor", disse à Lusa o director-adjunto da publicação.

De acordo com António Magalhães, a adaptação tem sido feita de "forma gradual".

"Distribuímos aos jornalistas e colunistas um livro com as novas regras e pedimos-lhes um esforço no sentido de as aplicarem", explicou António Magalhães, acrescentando que a aplicação do novo acordo em pleno é uma "questão de pouco tempo".

"Agora é mais fácil completar o puzzle", referiu.

No dia 01 de Janeiro, a mudança foi referida no editorial do jornal. Desde então, todos os dias é publicado numa das últimas páginas um pequeno texto destinado "a quem estranha".

"Record atualiza-se - Estamos já a aplicar o Novo Acordo Ortográfico. Dada a complexidade da mudança, durante alguns meses utilizaremos nas nossas colunas a ortografia nova e a antiga, para o que pedimos a compreensão dos leitores", pode ler-se no jornal.

Na edição desta segunda-feira, é possível ler títulos como, "Com um adversário direto [em vez de directo] foi diferente", "Audácia e espírito coletivo [em vez de colectivo]" e "Quatro milhões de espetadores[em vez de espectadores]" [todos publicados na página 18].

Também o mais antigo jornal de Coimbra, "O Despertar", adoptou no início do ano o novo acordo ortográfico, assim como o site Wikipedia.

"As páginas oficiais da wikipedia" já obedecem às novas normas do acordo ortográfico desde 01 de Janeiro, disse hoje à Lusa Manuel de Sousa da wikipedia lusófona.

No entanto, a introdução de novos artigos na wikipedia pode ser feita segundo as normas do Brasil, de Portugal actual ou respeitando o novo acordo ortográfico.

De acordo com o responsável, entre Agosto e Setembro a comunidade wikipedia irá fazer uma consulta para avaliar como decorreu a introdução do novo acordo.

Em Portugal o segundo protocolo do Acordo Ortográfico, cuja ratificação era essencial para a entrada em vigor do acordo, foi aprovado no Parlamento em Maio e promulgado pelo Presidente da República em Julho.

O Acordo Ortográfico foi aprovado em Dezembro de 1990 por representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, porque Timor-Leste só aderiu em 2004, após a independência da Indonésia.

Para vigorar, tem de estar ratificado por um mínimo de três dos oito países, o que foi alcançado em 2006 com São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil, seguidos de Portugal, em Maio.

JRS/SS.

Lusa/Fim.

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

Banca de Jornais

 
 
 
 

Lusa