O DIA ONLINE - ir para a capa
O DIA ONLINE - ir para a capa
06.02.10 às 01h47

A farra dos bois pintadinhos é tradição e alegria na folia em Macaé

Festa terá escolas de samba, blocos, trios na orla e shows com artistas nacionais, como Jamil e Jota Quest

Rio - O clima do Carnaval já invadiu Macaé, cidade do Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Esquentando os tamborins para a maior festa popular, a prefeitura iniciou a preparação da Passarela do Samba, na Linha Verde, com nivelamento de pista, decoração, montagem de arquibancadas e nova iluminação. No local acontecem os desfiles das escolas dos grupos Especial e de Acesso e a tradicional farra dos Bois Pintadinhos, uma das manifestações carnavalescas que permanecem na cidade, completando 100 anos.

Da programação do Carnaval macaense constam, ainda, blocos de rua e trios elétricos que prometem arrastar a multidão de foliões em diversos pontos da cidade. Com o sucesso da vasta programação esportiva e apresentações do melhor da música brasileira, do Fest Verão Macaé 2010, em que aconteceram shows de Maria Rita, Seu Jorge, Jammil, Jota Quest e Pitty, entre outros grandes artistas, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex Moraes, acredita que a maratona carnavalesca será inesquecível para macaenses e visitantes.

O secretário Alex Moraes garante que a cidade preparou um Carnaval que agrade a todos os gostos. “Vamos resgatar, também, os antigos carnavais com baile de máscaras e show de bandas com marchinhas, além dos blocos de rua e trio elétrico na orla. A região serrana do município também conta com uma programação especial de Carnaval”, enumerou o secretário.

A cidade também está pronta para receber os foliões de outras localidades. Para isso, Macaé conta com o segundo parque hoteleiro de excelência do estado, com mais de mil e duzentos quartos e um bom conjunto de pousadas, geralmente localizadas nas praias e na região serrana. Completa a infraestrutura da cidade a culinária diversificada, convivendo em harmonia cozinhas mexicana, italiana e japonesa, além de churrascarias, cafés gourmet e os petiscos dos tradicionais bares, concentrados em sua maioria na Praia dos Cavaleiros, onde a vida noturna da cidade é mais agitada.

RESGATE

A Subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico está reconstruindo a História do Carnaval de Macaé e, para isso, está pedindo a colaboração de todos, por meio de fotos e objetos que ajudem na campanha. A ideia surgiu em 2008, quando ocorreu a exposição ‘Abre Alas: fragmentos do Carnaval macaense’ e foi constatado que nem todas as escolas de samba de Macaé, nem blocos de rua, guardavam arquivos de seus desfiles,

Para o secretário Ricardo Meireles, a cidade não pode deixar que a sua participação na maior festa popular do mundo seja esquecida. “Toda ajuda será muito importante. Desde foto, documento, jornal da época, samba-enredo ou até mesmo um testemunho fará com que a História do Carnaval da nossa cidade não seja esquecida”, disse Ricardo. O secretário lembra, também, que não é preciso que se deixe a doação original, pois será tirada uma cópia do que for levado. “Mesmo que não esteja em bom estado, temos uma equipe qualificada em restauração de fotos, vídeos e fitas cassete”, ressaltou. Todo o material recolhido será colocado à disposição de estudantes e historiadores, segundo informou Ricardo Meireles.

Receba notícias de O DIA no seu celular
 
 
 

  • Concorra a bolsas Macadamia
  • Clique

> Mais promoções

Outros jornais da EJESA

© Copyright   - Empresa Jornalística Econômico S/A. Para a reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia