Argentina decepciona e apenas empata com Bolívia na abertura da Copa América Imprimir E-mail
Sábado, 02 Julho 2011 10h26

Redação Central - Mesmo com o incondicional apoio de sua torcida, a Argentina inaugurou a Copa América nesta sexta-feira, na cidade de La Plata, com empate por 1 a 1 com a Bolívia, em partida válida pelo grupo A da competição.

A Bolívia abriu o placar aos 2 minutos do segundo tempo, com gol de Edivaldo Rojas, um boliviano nascido no Brasil. O empate argentino saiu apenas aos 30, após lindo voleio de Sergio 'Kun' Agüero.

O resultado frustrou quem esperava um bom futebol da seleção argentina nesta tentativa de conquistar o título que veio pela última vez no longínquo ano de 1993. Ainda assim, os "hermanos" ainda são os maiores vencedores da competição, ao lado dos uruguaios, com 14 taças. O Brasil, campeão das duas últimas edições, tem oito.

Assim que o árbitro iniciou a partida, a Argentina tratou de encurralar a Bolívia em seu próprio campo. Enquanto Messi chamava o jogo e tentava suas famosas arrancadas, o time boliviano chutava para frente na esperança que Marcelo Moreno superasse sozinho a zaga argentina.

Apesar de chegar a ter quase 80% de posse de bola em determinado momento da etapa inicial, a Argentina não traduzia sua superioridade em chances de real perigo. Nas duas melhores oportunidades, o goleiro Arias apareceu para impedir o gol. Na primeira delas, aos 30 minutos, Tévez recebeu na esquerda após linda jogada de Messi e bateu no canto para defesa de Arias.

Dois minutos depois, Lavezzi arrancou pela direita e tocou para Messi. O jogador do Barcelona chutou fraco, mas Arias soltou no pé de Cambiasso, que foi abafado pelo próprio goleiro boliviano.

Antes que o treinador Sergio Batista pudesse observar na prática se a troca de Cambiasso por Angel di Maria, feita no intervalo, havia surtido efeito, a Bolívia abriu o placar. Logo com 2 minutos, Edivaldo Rojas aproveitou escanteio da esquerda e emendou de "chaleira" para o gol. A bola saiu fraca, mas Banega tentou dominar, errou e a bola acabou entrando.

Mesmo com o gol, a Argentina não acordou. Aos 20, a Bolívia teve uma chance incrível para marcar o segundo. Marcelo Moreno recebeu sozinho, cara a cara com Romero, tentou driblar o goleiro argentino e perdeu a bola. Na sobra, o ex-cruzeirense chutou para o gol, mas novamente Romero salvou.

Um minuto depois, a Argentina respondeu, mas o chute de Di Maria saiu rente à trave. Aos 25, o treinador Sergio Batista tirou Lavezzi e lançou Sergio Agüero. O atacante do Atlético de Madri precisou apenas de cinco minutos para fazer um golaço. Di Maria cruzou, Messi ajeitou de peito e 'Kun' emendou de voleio.

Com o gol, a Argentina voltou a acreditar na vitória e pressionou a Bolívia, mas por fim não conseguiu criar boas chances para virar o placar.

Neste sábado, Colômbia e Costa Rica completam a primeira rodada no grupo A.

Na próxima rodada, a Argentina enfrentará a Colômbia, na quarta-feira. Um dia depois, a Bolívia encara a Costa Rica.

Fonte: Agência EFE