Oje - o Jornal Economico - África - Dinamarca quer intensificar cooperação com Cabo Verde
PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Dinamarca quer intensificar cooperação com Cabo Verde
África
18/02/11, 10:32
OJE/Lusa

O primeiro embaixador da Dinamarca em Cabo Verde, Hans Michael Kofoed, manifestou o interesse de Copenhaga em intensificar a relação de cooperação que criou com o arquipélago.

 

Hans Michael Kofoed, que tem residência em Lisboa (Portugal), apresentou ontem as cartas credenciais ao presidente cabo-verdiano, Pedro Pires.

 

"Queremos estreitar as boas relações que já existem entre Cabo Verde e Dinamarca, promovendo ainda mais essa cooperação no futuro", indicou o diplomata dinamarquês, citado pela agência noticiosa cabo-verdiana Inforpress. Essa promoção passa por várias áreas, com destaque para as ligadas às energias renováveis e ao sector empresarial.

 

Kofoed indicou que, em Março próximo, irá a Cabo Verde uma delegação dinamarquesa do Comité Parlamentar para Agricultura, Pescas e Alimentação, no quadro do Committee's International Study Tour 2011, integrando o ministro do sector, Henrik Hoegh, e que visa analisar os avanços registados no sector das Pescas em Cabo Verde e de outros projectos de cariz social na ilha de Santiago.

 

"Não queremos ter uma limitação na continuação da cooperação, por isso, e além das áreas em que já temos vindo a cooperar, vamos procurar outras para aprofundar", frisou Hans Michael Kofoed.

 

Apesar de, até hoje, não existirem relações diplomáticas formais, a Dinamarca tem em curso várias acções de cooperação em Cabo Verde, sobretudo centradas na assistência ao movimento cooperativo nacional e a organizações ligadas a crianças.

 

Até ao momento, a Dinamarca era o único país nórdico com o qual Cabo Verde não tinha formalizado as relações diplomáticas, com a designação de um embaixador, apesar de manter dois consulados no arquipélago - um na ilha do Sal e outro na de São Vicente.

0  Comentários
0 votos
07/10/11, 19:25

OE 2012 de Cabo Verde reduz a despesa e mantém investimento público

O Governo de Cabo Verde aprovou o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2012, documento que reflecte a crise económica internacional, reduz a despesa, Ver Notícia
07/10/11, 13:20

Portugal e Angola admitem alargar cooperação ao ensino profissional

O secretário de Estado do Ensino e Administração português, João Casanova de Almeida, disse hoje em Luanda que Portugal e Angola poderão alargar a sua Ver Notícia
07/10/11, 11:03

20 empresas portuguesas marcam presença na Feira de Construção e Habitação em Cabo Verde

Cerca de duas dezenas de empresas portuguesas estarão presentes na 3.ª Feira Internacional de Construção e Habitação (FICH), certame que começa hoje na Cidade Ver Notícia
06/10/11, 19:10

Inflação acumulada em Moçambique atinge 4,06% entre Janeiro e Setembro

A inflação verificada na economia moçambicana situou-se acima dos 4% nos primeiros nove meses deste ano, tendo-se registado em Setembro um abrandamento de 0,08 Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES