Educar para Crescer
busca

Educar para crescer

LITERATURA

7 ideias para aproveitar Harry Potter

Como os livros da inglesa J. K. Rowling podem ajudá-lo a educar melhor seu filho


15/07/2011 12:09
Texto Manoela Meyer
Educar
Foto: Divulgação
A história é envolvente porque os leitores se identificam com os personagens

Há anos a história do menino-bruxo Harry Potter mobiliza uma legião de fãs ao redor do mundo. Mas afinal: o que há de tão interessante nos sete livros e oito filmes produzidos? Será que você, pai, pode aproveitar tamanho frenesi para ajudar na Educação de seu filho?

A resposta é sim: é possível usar essa história mágica para falar de assuntos que vão muito além da magia. "Harry Potter é uma obra que encanta pessoas de todas as idades. Estimula a imaginação das crianças e permite que os adultos façam relações profundas com o mundo real", diz a professora Ana Cláudia Munari, autora da tese de doutorado "Do leitor invisível ao hiperleitor: uma teoria a partir de Harry Potter" (PUC-RS).

Seu filho é fissurado nos bruxinhos Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley? Veja nessa reportagem como aproveitar essa identificação para ajudar na Educação dele.

Para ler, clique nos itens abaixo:
Conheça a obra antes de conversar com seu filho
Todo pai e mãe que desejar conversar sobre Harry Potter com seu filho deve ler a obra antes. Se não todos os livros, pelo menos um deles. Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro, por exemplo. "Parece óbvio, mas há tantas pessoas que gostam de falar sobre aquilo que não conhecem. E mesmo se o pai tentar ler e não gostar, ele deve questionar o filho sobre a história e suas questões", diz a professora Ana Cláudia Munari.

Para quem não conhece, aqui vai um resumo (bem resumido!) da história: Harry Potter é um bruxo que cresceu sem saber de sua condição especial, criado por seus tios "trouxas" (termo usado para os "não-bruxos"). Seus pais foram vítimas de um poderoso bruxo das trevas, Lord Voldemort, que não conseguiu matar Harry, ainda bebê. O que Harry carrega desse trágico evento é apenas uma cicatriz na testa. Quanto a Voldemort, perdeu seus poderes e desapareceu.

Na véspera de seu 11º aniversário, Harry recebe uma carta na qual descobre que é bruxo e que está sendo esperado na escola de magia de Hogwarts. Ele aceita o convite, e é a partir daí que a história começa. Com os dois amigos que conquista na escola, Rony e Hermione, eles vão passar por diversas aventuras em busca de soluções para o mal que volta a assombrar o mundo mágico. O maior objetivo de Harry é impedir o retorno de seu maior inimigo, Lord Voldemort.

Cada livro da série corresponde a um ano da vida de Harry. Com isso, a narrativa fica cada vez mais complexa, já que o narrador acompanha a perspectiva de um personagem em amadurecimento.
Aproveite para ler em família
Compartilhar a leitura é um primeiro passo para a abertura de muitos diálogos. Os pais podem ler um capítulo por dia, em voz alta, ou alternando as vozes. "Também dá para compartilhar apenas as interpretações sobre o texto. Assistir os filmes e tecer comparações com os livros também é uma boa ideia", diz a professora Ana Cláudia Munari.

Outra forma de aproveitar a leitura é inventar novas histórias da série ao lado dos seus filhos. Ana vem acompanhando os jovens que estão na internet envolvidos nessa atividade, sem que os pais participem. São o que ela chama de "escrileitores juvenis". "Eles estão por toda a rede, e criam a partir de muitas obras, mas principalmente sobre Harry Potter. Os pais deveriam conhecer e compartilhar da criatividade e da interpretação desses novos leitores".
Descubra a importância da fantasia na vida dos seus filhos
Muitos pais têm medo que seus filhos mergulhem no mundo da imaginação, para fugir da realidade. No entanto, o que as histórias fantasiosas fazem é exatamente o contrário. Segundo a professora Ana Cláudia Munari, Harry Potter é uma obra que resgata muitas das questões colocadas pelas antigas fábulas e contos de fadas. Por meio de metáforas e de personagens que servem como exemplos de conduta, essa literatura facilita a compreensão das intrigas do mundo real. "Permite à criança o contato com situações e problemas que podem ser resolvidos por meio das histórias", diz a professora.

Além disso, as questões da fábula levam a um universo sem fim de outras histórias e referências, como lendas e mitos. A criança tem contato com sereias, duendes, ogros, centauros, vampiros, gigantes e tantos outros personagens que fazem parte da história da literatura mundial.
Conheça algumas passagens inspiradas em fatos reais
Os livros foram escritos pela britânica J. K. Rowling e apresentam muitas referências ao universo estudantil e cultural da Europa. "O contato com a literatura de outro país é um dos grandes diferenciais da saga, que possibilita a viagem do leitor a outros lugares e épocas. Isso aumenta o repertório da criança e sua capacidade de fazer relações com elementos diferentes de sua realidade", diz a professora Ana Claudia Munari.

Ao longo dos livros, há situações que remetem a fatos da nossa realidade. Aqui estão alguns exemplos que você, como pai, pode conversar com seu filho:

- Discriminação e fanatismo: Voldemort é o vilão que, em nome de uma linhagem "pura" de bruxos, tenta eliminar os chamados "sangue ruins". "Ele acha que os bruxos são melhores que os humanos comuns, e que são donos da única e verdadeira sabedoria, advinda da magia negra que praticam", conta a professora Ana Cláudia Munari.

Há inúmeros casos no mundo real em que indivíduos são exterminados em nome de uma crença de superioridade. Segundo Ana, a autora chega a fazer uma associação direta com um dos exemplos mais famosos de discriminação: a 2ª Guerra Mundial. "O bruxo Grindelwaldpode ser associado a Hitler. Isso fica claro quando é descrito que Dumbledore o derrota em 1945, ano do fim da guerra", diz a professora, que sugere que a questão seja discutida pelo viés do egoísmo e da intolerância.

- Corrupção e ética: na saga, há diversos momentos em que ocorrem deslizes e injustiças dentro do chamado "Ministério da Magia", instituição que funciona como os nossos ministérios. Mas esses personagens corruptos são confrontados pela postura ética de muitos outros. Uma das figuras mais importantes para conversar sobre boa postura é a do diretor da Escola de Magia de Hogwarts, Alvo Dumbledore.

- Repressão e rebeldia: em dado momento da série, chega à Hogwarts uma cruel diretora, que passa a proibir qualquer organização ou manifestação que fuja dos padrões estabelecidos por ela. Isso remete aos tempos da "repressão", que se manifestaram de diversas formas ao redor do mundo.

Também há um momento em que Harry e seus amigos são impedidos de participar da chamada "Ordem da Fênix", composta por bruxos experientes para lutar contra Voldemort e seus seguidores. Como não são aceitos no grupo dos adultos, os adolescentes se rebelam e formam secretamente o seu próprio grupo de resistência. Pode-se falar em uma semelhança com os movimentos estudantis.
Converse sobre auto-estima, caráter e determinação
Aproveite os livros para conversar com seu filho sobre alguns valores. Harry Potter, por exemplo, passou a infância sendo maltratado pelos próprios tios. "Mesmo assim, ele não se tornou um menino amargo. É como se soubesse que teria a chance de se descobrir útil, fazendo o bem", conta a professora Ana Cláudia Munari. Ele teria herdado o caráter bondoso de sua mãe, e a coragem do pai - expressa em seus cabelos rebeldes.

No livro, Harry não é mais poderoso, mais sábio e nem sequer possui a melhor varinha mágica, mas, ainda assim, ele vence o poderoso bruxo Voldemort. Ele não teria feito isso por si mesmo, por glória ou egocentrismo, mas para salvar o mundo e as pessoas que gosta. E sempre com o apoio de muitos outros personagens.

Outro caso interessante de determinação é o de Hermione Granger, melhor amiga do protagonista, A menina não é filha de bruxas, e por isso, sofre discriminação na escola de magia. Para compensar, é uma aluna dedicada, muito estudiosa, que se destaca por seu esforço.

Quanto a Rony Weasley, o outro amigo de Harry, é um bruxo de "sangue puro". No entanto, sua família é pobre. Para compensar a falta de recursos, o menino recebe o apoio amoroso de seus pais, que lhe ensinam o valor do altruísmo e mesmo uma consciência política de trabalho e comunidade. Seu pai, por exemplo, é um funcionário público que tem ideais de transformação social e está sempre querendo aprender com os "não-bruxos", os discriminados "trouxas".
Reforce a importância de seu filho cultivar boas amizades
Crescer é complicado, mas as coisas ficam mais fáceis quando podemos contar com amigos de confiança. Harry e seus melhores amigos, Hermione e Rony, têm muitas diferenças entre si. No entanto, eles conseguem aceitar seus defeitos, enxergar os seus próprios e encontrar as qualidades uns dos outros. Sabem que unidos, são mais fortes: a coragem de Harry, a inteligência de Hermione e o companheirismo de Rony fortalecem o grupo.
Fale que é legal conhecer o outro e aceitar as diferenças
Uma das grandes lições de Harry Potter está na aceitação do outro, do diferente. Para a professora Ana Cláudia Munari, no mundo mágico, os bruxos são considerados os indivíduos de maior status. Mas para Harry e seus amigos, todos merecem respeito. Há personagens emblemáticos que sofrem discriminação: Hagrid, filho de uma mulher gigante; duendes, que trabalham para os bruxos em serviços burocráticos; elfos, que são serviçais e sofrem maus-tratos.

"É importante ressaltar que não há maniqueísmo nas histórias de Harry - as pessoas erram e acertam, e não podemos julgá-las por aquilo que achamos que elas devam ser. Devemos dar a chance de conhecê-las", diz Ana.


amigos do educar

 
 


depoimentos

Marina Silva, Martha Medeiros, Nelson Motta e outras personalidades brasileiras revelam o impacto de uma boa Educação no futuro



recomendamos

MAIS LEITURA
Conheça atividades simples - e baratas! - que podem transformar seu filho em um pequeno grande leitor

TESTE
Você sabe lidar com seu filho adolescente?

mais lidos

VESTIBULAR
Os 100 melhores livros da literatura brasileira para você ler uma vez na vida

FÉRIAS E FILMES
Uma seleção de filmes que passam grandes lições e podem tornar as férias mais divertidas

blogs

Realização

Apoio