Introdução à Geografia da Antártida

Quiz

Antártida, basicamente, é a massa terrestre cercada de gelo, em torno do Pólo Sul. Seu nome significa “oposta à Ursa” (a constelação dos céus setentrionais), ou “oposta ao Ártico”. Em português, são aceitas duas grafias: Antártida ou Antártica. Trata-se do mais remoto e desolado de todos os continentes. A exploração da Antártida não começou até o final do século 19. Hoje, a vasta e inóspita área de ventos e frio impiedosos serve como lar temporário a milhares de cientistas, de muitos países.

Se incluirmos a camada de gelo permanente, a Antártida tem área de 14,25 milhões de quilômetros quadrados. Quase todo esse continente de formato aproximadamente circular é coberto por uma imensa calota polar, maior que os Estados Unidos, México e América Central juntos. A maior extensão da Antártida é de 5.630 quilômetros, da ponta norte da Península Antártica à costa da Terra de Wilkes. A distância da geleira de Ross até a Costa da Princesa Astrid é de cerca de 3.540 quilômetros.

Geografia Antártida
A Antártida é cercada pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, cujas águas mais meridionais são ocasionalmente conhecidas como o Oceano Antártico. A costa é acidentada na região do Mar de Ross, que se abre para o Pacífico, e do Mar de Weddell, que se abre para o Atlântico.

Na Antártida fica o Pólo Sul, o ponto mais meridional da Terra. Ele se localiza bem no interior do continente, a uma altura de 2.800 metros, e é o local da Estação Amundsen-Scott, uma base científica dos Estados Unidos. Ao largo da costa da Terra de Wilkes, a 2.740 quilômetros do Pólo Sul, fica o pólo sul magnético, ou pólo geomagnético sul.

O céu da Antártida é ocasionalmente iluminado por vistas deslumbrantes da Aurora Australis.