Caminho Pomerano • Fique por Dentro

Saiba Mais

O município de São Lourenço do Sul possui história na organização associativista e cooperativista de sua agricultura familiar. Em 1992 com a criação da COOPAR (Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul Ltda.), as famílias do interior do município começaram a organizar a produção, o crédito, a industrialização e comercialização de sua produção de forma coletiva e autogestionária.

Em torno de 80% dos imigrantes que chegaram a São Lourenço do Sul a partir de Janeiro de 1858, eram de descendência pomerana. A Pomerânia, nação eslava que se localizava entre a Alemanha e a Polônia foi dizimada no final do século XVIII. Esses imigrantes colonizaram e constituíram São Lourenço do Sul. A humildade e a sensibilidade são as características de um povo que preserva há séculos a organização dos grupos de cantos corais mistos e orfeônicos.

Essa história e essa experiência são transmitidas aos turistas através do Caminho Pomerano, que se constituiu a partir da criação da Associação Caminho dos Pomeranos que reúne criadores de gansos, galinhas coloniais, horta orgânica e agroecológica, café colonial, almoço típico, artesanato com flores secas e tematizados, pães, cucas, schimiers, produção de queijos, lingüiças, peito de ganso defumado e sucos naturais e ecológicos produzidos com frutas nativas. Essa oferta diversificada é apresentada com a envolvente transmissão do conhecimento histórico da colonização pomerana associadas às extraordinárias belezas naturais da zona rural de São Lourenço do Sul - Terra de Todas as Paisagens.

No roteiro destacam-se ainda as histórias do casamento com a noiva de preto e do "Convidador", personagem encenado pelo irmão mais novo da noiva que na véspera do casamento saia a cavalo a convidar as famílias vizinhas para a festa de casamento.

O "Convidador" sempre divulgava o acontecimento verbalmente substituindo a existência dos modernos convites impressos. Então ele divulgava: (Transcrito do Livro “O PESCADOR DE ARENQUES” de JAIRO SCHOLL COSTA – Editora da Universidade Católica de Pelotas – EDUCAT – 2007).

- Saúdo a todos. Venho em nome de Rolf Kampke e Anna Kreitlow, que vão se casar e eu tenho a missão de convidar para a celebração. Vai haver festa. Venham todos. Adultos e crianças. Haverá comida farta. Gansos, porcos, novilhos assados estarão prontos para serem servidos. Venham todos. Haverá faca, garfo e colher para cada um. E farta bebida haverá, para todos os gostos. Muita música e dança, animarão a festa. Venham que os noivos alegres aguardam.

Quando ele fazia o convite à determinada família recebia uma tira de tecido colorido que era fixado ao seu chapéu e tomava um gole de schnap's (bebida típica pomerana elaborada a base de destilados e ervas) e saia para convidar os próximos vizinhos. Então no final o "Convidador" encontrava-se cheio de fitas de tecidos coloridos e com um alto nível alcoólico. Durante a cerimônia do casamento esse irmão sempre ficava sentado num barril assistindo a tudo. Depois do casamento oficializado ocorriam danças típicas pomeranas até o momento onde uma pilha de pratos era levada ao centro de uma roda formada por convidados e pelo novo casal e os pratos eram jogados ao chão e os noivos colocavam-se a catar os cacos quebrados dos pratos, o cônjuge que juntasse um número maior de cacos seria o que teria direito a "mandar" no casamento. Essas histórias permanecem vivas e convidam o turista a conhecer e a viver as experiências do Caminho Pomerano de São Lourenço do Sul.

 





Sebrae Correios Caixa