últimos posts



filmes comentados




arquivos




Terça, Dezembro 8

[animações em circuito]

Robert Zemeckis

Os Fantasmas de Scrooge EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
A Christmas Carol, Robert Zemeckis, 2009

A terceira animação em rotoscopia de Robert Zemeckis peca por ficar excessivamente presa ao classicismo do material original. O conto de Charles Dickens foi adaptado com fidelidade, inclusive na localização temporal, o que deixou o filme com um sabor envelhecido. Isso não chega a ser um demérito para Os Fantasmas de Scrooge, que é um trabalho visualmente impecável, mas que não conversa com seu público-alvo, as crianças, por parecer coisa da vovó.

Planeta 51

Planeta 51 EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Planet 51, Jorge Blanco, Javier Abad e Marcos Martinez, 2009

A piada com a música "Macarena" é apenas um exemplo de como essa animação despretensiosa começa muito mais irônica do que se poderia imaginar. Esse tom se mantém até pelo menos metade do filme, quando a história começar a amarrar as pontas e o formato vai ficando mais convencional. Em todo o caso, Planeta 51 é uma surpresa fugaz, mas saborosa.

Phil Lord, Chris Miller

Tá Chovendo Hamburger EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Cloudy with a Chance of Meatballs, Phil Lord e Chris Miller, 2009

O filme de Phil Lord e Chris Miller é outro que começa bem interessante por conduzir sua trama simples e infantil com sarcasmo e ironia. O visual ultra-colorido remonta os carrosséis alegóricos do Tim Burton, com sua anarquia simpática. Mas, depois da metade, o filme se volta para um conformismo incômodo, consequências das obrigações em resolver a história. Aí o frescor desaparece.

Pete Docter, Bob Peterson

Up EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha
Up, Pete Docter e Bob Peterson, 2009

Os primeiros vinte minutos de Up são de pura poesia. Pete Docter se aproxima muito do grau de delicadeza que Andrew Stanton conseguiu com a obra-prima Wall-E. Mas o lirismo da nova animação da Pixar não dura para sempre. Quando o cenário muda, o tom da história também sofre uma alteração. Para pior. Os animaizinhos falantes levam o filme ao lugar comum e o diferencial se perde. Up nunca chega a ser um filme ruim, mas o impacto inicial nunca é alcançado de novo. Embora a sensibilidade retorne no fim da história e a trilha sonora seja a melhor deste ano, a essa altura, o desequilíbrio já deixou o filme no meio termo.

posted by Chico Fireman at 12:23:10 | 2 comentários



Posts similares:
top 10: os melhores filmes da pixar
wall-e
300, os prós e contras da crítica internacional!

Comentários




Eduardo Araújo Teixeira · http://revide.blogspot.com/
Concordo com o que disse de UP, mas a Pixar foi se superando em cada filme, então era preciso que um fosse "menor" que os demais, para um espanto futuro. Quanto a Robert Zemeckis, eu lamento essa fase (obsessiva) em busca de mesclar atores e animação, todos os filmes que produziu desde O expresso polar, são absolutamente lamentáveis, pra que usa técnica revolucionária se vai manter a direção e o enredo na chave clássica?! O cinema dele no real, parecia sempre ir mais longe.
08.12.09 @ 21:27



Não xingaria tanto o Zemeckis, mas tb acho que seus últimos filmes deixam a desejar.

Já "Up" promete ser um filme lindo logo de começo, mas não se consuma. Decepção.
09.12.09 @ 00:32


Deixe aqui seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Tags XHTML permitidas: <p, ul, ol, li, dl, dt, dd, address, blockquote, ins, del, span, bdo, br, em, strong, dfn, code, samp, kdb, var, cite, abbr, acronym, q, sub, sup, tt, i, b, big, small>
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Set cookies for name, email and url)



  • Uma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrela excelente
  • Uma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrela ótimo
  • Uma estrelaUma estrelaUma estrela bom
  • Uma estrelaUma estrela regular
  • Uma estrela ruim
  • bola péssimo


identidade digital


integrante


vizinhos



blogs + logs de cinema


blogs recomendados


database


sites


festivais & prêmios


pessoal