Cultura

Acordo ortográfico deve merecer antes profunda reflexão

25 de Julho, 2010

A escritora Canguimbo Ananás disse, na sexta-feira, em Luanda, que a adesão de Angola ao novo acordo ortográfico de língua portuguesa deve ser ponderada, atendendo às particularidades e complexidades linguísticas existentes no mosaico etnocultural de Angola.
“Penso que o acordo vai trazer vantagens e desvantagens, mas para Angola o momento deve ser de remeter-se à reflexão, pois precisamos de estudar melhor o nosso contexto”, afirmou.
Canguimbo Ananás referiu que, embora reconheça “o português como língua de coesão e factor de unidade, o espectro linguístico de Angola é vasto, apresentando diversidades concordantes, que partem do quimbundo, quikongo, umbundu e outras, pelo que todo este processo deve carecer de apreciação”.
Esta posição de Angola (de vir a aderir ou não ao acordo) deve ser respeitada e não pode constituir factor de marginalização por parte dos integrantes da comunidade, pois a valorização das línguas nacionais é um factor preponderante quando se está diante de iniciativas históricas como esta, que demonstram o carácter dinâmico da língua.