Centro Alemão de Informação Brasília

Bundespr�sidentenwahl

JOACHIM GAUCK

A Alemanha tem um novo Presidente

A Assembleia Federal da Alemanha elegeu nesse domingo (18.03) o ex-ativista de direitos civis Joachim Gauck como novo presidente do país. Ele recebeu 991 dos 1.132 votos válidos. A ativista anti-nazistas Beate Klarsfeld, indicada pelo partido A Esquerda, ficou em segundo lugar com 126 votos, enquanto o candidato da extrema direita, Olaf Rose, recebeu apenas três votos – 108 delegados se abstiveram.

Leia mais

......................................................................................................................................................................................................................

Atualidade

MANCHETES DA SEMANA

Nesta seção você pode se inteirar do que é manchete na mídia da Alemanha.

Der Euro

CRISE DO EURO

Aqui você encontra, reunidos em um único lugar, todos os artigos que já publicamos sobre a crise da dívida na zona do euro.

Bandeiras internacionais

INTERNACIONAL

Aqui você encontra, reunidos em um único lugar, todos os artigos publicados em nossa editoria Internacional.

Reichstag em Berlim

POLÍTICA & ECONOMIA

Aqui você encontra, reunidos em um único lugar, todos os artigos publicados em nossa editoria de Política & Economia.

Bauhaus

CULTURA

Aqui você encontra, reunidos em um único lugar, todos os artigos publicados em nossa editoria de Cultura.

As diversas faces da Alemanha

QUEM SOMOS

O Centro Alemão de Informação é um dos nove Centros Alemães de Informação mantidos pelo Governo Federal da Alemanha no mundo. A partir dos países lusófonos e também da Alemanha, nossa equipe produz artigos e informações que ajudam a mostrar a composição do mosaico que forma a Alemanha de hoje. Nosso principal objetivo é apresentar uma base de comunicação comum entre estes países e a Alemanha, mostrando a diversidade e atualidade alemã, além de servir como fonte de informação para publicações em português.

Apresentado até meados de julho de 2011 através do portal www.alemanJA.org, possui agora novo visual e ainda mais artigos sobre a política alemã no mundo. Muito em breve, também será a página oficial em português do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, o que além de garantir notícias em primeira mão continuará sendo fonte de dicas e informações úteis para quem quer conhecer mais sobre a Alemanha.

Logomarcas dos CAI

CENTROS ALEMÃES DE INFORMAÇÃO NO MUNDO

Os Centros de Informação Alemão (CAI) foram concebidos para promover uma imagem moderna da Alemanha. Eles fornecem, na língua do país onde estão localizados, informações atualizadas sobre cultura, pessoas, políticas e eventos importantes na Alemanha.

Três centros regionais possuem foco na África - Paris, Pretória e Brasília - nas principais línguas do continente: francês, inglês e português. Confira abaixo os links para todos os CAI do mundo. 

PLANTE ÁRVORE

Desde setembro de 2011, a Embaixada da Alemanha, com apoio do Centro Alemão de Informação Brasília, é parceira do Instituto Brasileiro de Florestas. Em sua primeira grande ação socioambiental, a Representação Diplomática anunciou o plantio de 1000 árvores por meio do Projeto Plante Árvore, ação voluntária do IBF com o propósito de neutralizar emissões de CO2 de pessoas físicas e jurídicas.

Clique aqui e confira aqui todas as informações sobre o projeto e a parceria e as primeiras imagens do plantio e crescimento das árvores.

Community D

A rede social para fazer amigos e aprender alemão

GERMAN NETWORK

Diversas instituições alemãs possuem representação nos países quem tem o português como língua oficial. Clique para saber um pouco mais de cada uma delas.

LUSOFONIA

Mapa

Aqui você encontra as notícias mais atuais sobre as relações culturais, econômicas e bilaterais da Alemanha com os países que falam partuguês no mundo. Dicas e links sobre as instituições alemãs presentes nessas nações também não faltam.

OPORTUNIDADES NA ALEMANHA

Estudantes no campus da Universidade Humboldt

Saiba mais sobre as oportunidades de cursos, estudos e seleções na Alemanha.