Portal Amazonia
Siga o Portal ›            

Palacete Faciola - Belém, Pará

Thumb

O Palacete Faciola, em Belém, Pará, que abrigará a futura sede do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp). Localizado na Avenida Nazaré, esquina com Doutor Moraes,  é referência histórica da cidade de Belém.

No local, residiu o arquiteto, pianista, banqueiro e político Antonio Almeida Faciola, patriarca de uma tradicional família de comerciantes de Belém. 

 Na época da borracha, conhecida como "Belle-Époque", Belém era considerada uma das mais importantes cidades do Brasil. A economia da borracha cresceu, o que originou uma maior urbanização, com a construção de avenidas, belas edificações e palacetes residenciais de luxo no centro da cidade.

Construído em 1901, o Palacete Faciola é o resultado de um período de mudanças sociais e urbanas, marcado pela modernização da cidade inspirada pela chamada Sociedade da Borracha.

Em seu interior, o Palacete possui tetos com pinturas em profusões de flores e guirlandas, como se fossem desenhados à mão. O estilo arquitetônico neoclássico do local é herança do artista Antonio José Landi.


 



» Conheça Também

Thumb2

Lendas

Lenda da Iara

A Iara é uma dos mitos mais conhecidos da região amazônica. É uma linda mulher morena, de cabelos negros e olhos castanhos. Exerce grande fascínio nos homens, pois aqueles que a vêem banhar-se nos rios não conseguem resistir aos seus encantos e......

Leia Mais

Thumb2

Geografia

Rios Japurá, Juruá e Madeira

Rio Japurá

Nasce em altitudes bastante elevadas,ao sul da Colômbia. Sua extensão é estimada em 2.100 km,sendo 1.367 km em território colombiano e 733km no Brasil, tendo sua foz em delta com oito......

Leia Mais

Uma empresa da Rede Amazônica. 2001- 2012 portalamazonia.com. © Todos os direitos reservados. Rede Amazônica