TV A Crítica: 40 anos de inovação e pionerismo

A TV A Crítica completa deste sábado 40 anos em alto estilo: passa a transmitir sua programação em 3D, feito inédito na Região

Tecnologia de transmissão em 3D adotada pela TV A Crítica marca um novo tempo na televisão não só no Amazonas

Tecnologia de transmissão em 3D adotada pela TV A Crítica marca um novo tempo na televisão não só no Amazonas (Juca Queiroz)

A TV A Crítica completa neste sábado (2) 40 anos. Para celebrar a data, coloca no ar a primeira TV em terceira dimensão (3D) da região Norte e Nordeste. Além disso, volta a exibir aos sábados o telejornal “A Crítica na TV”, oferecendo aos telespectadores  um novo suporte de comunicação, a tela touchscreen, que será utilizada nos programas jornalísticos a partir da próxima semana.

As novidades foram anunciadas ontem pelo diretor-presidente do Sistema A Crítica de Rádio e Televisão, Dissica Calderaro, a publicitários e donos de agências. De acordo com ele, com todas essas novidades, a televisão no Amazonas entra em uma nova fase e passa a ocupar um lugar de destaque e pioneirismo. No Brasil, somente a Rede TV, em São Paulo e outras duas praças, transmitem a programação em 3D.

As comemorações dos 40 anos de TV iniciaram no dia 3 de março. Nessa data, em que se celebrou o aniversário da diretora-presidente da RCC, Rita de Araújo Calderaro, a TV A Crítica inaugurou a programação em HD.  “Agora, a partir de hoje, toda a população vai poder desfrutar de um conteúdo diferenciado, produzido em full HD e transmitido em 3D”, explicou Dissica Calderaro.

A transmissão em 3D está disponível no sistema digital no canal 4.2 (antena “normal” da TV, não é a cabo). O investimento para que toda a mudança fosse realizada foi alto e, para isso, a empresa  adquiriu equipamentos de ponta  na feira NAB Show, em Las Vegas. “Trouxemos dos Estados Unidos o que há de mais moderno e treinamos todos os nossos colaboradores para que os telespectadores tenham o melhor do 3D em suas casas”, detalhou o diretor-presidente.

Para ver

Dissica disse também que os telespectadores que irão assistir TV A Crítica em 3D  verão imagens como jamais foram vistas na televisão local. “É algo fascinante. A experiência de ver  uma competição de natação, por exemplo, será outra. É como se a água invadisse sua casa”.

Para usufruir da tecnologia 3D (no canal 4.2), o telespectador precisa adquirir uma televisão específica. Para quem ainda não possui o aparelho, o canal HD continua no 4.1. 

Convidados

Durante todo o dia de ontem, a TV A Crítica recebeu donos e representantes das agências de publicidades de Manaus. Para Vanessa Edwards, do atendimento da Mene & Money, elogiou a iniciativa. “A mídia local vinha muito focada na Internet. Sem dúvida é um marco e uma ferramenta novo a ser explorada pelos nossos clientes”, disse.

Para o diretor de mídia da Ecomídia, Moisoniel Filho, será muito mais divertido trabalhar. “Imagine fazermos um comercial de supermercado e colocarmos o efeito 3D, por exemplo, nas frutas. Será bacana brincar com os efeitos”, afirmou Filho.

Na avaliação do diretor executivo da Athos Comunicação, Moisés Guerra, a transmissão da TV A Crítica em 3D é uma quebra de paradigma. “É prova de que somos capazes de inovar”.

A partir das 19h deste sábado (2), a apresentadora Rejane Negreiros estará à frente da reestreia do jornal A Crítica na TV aos sábados. Desde 2009, o telejornal estava fora do ar nos fins de semana. “O jornal acabou saindo por conta da grade nacional, mas volta com a interatividade da tela touchscreen”, conta a diretora de jornalismo da TV A Crítica, Dalva Andrade.

A partir das 11h, também de hoje, vai ao ar o “Especial TV A Crítica 40 anos” comandado pela apresentadora Baby Rizzato. Ela comandará toda a festa, receberá convidados e chamará de Londres os jornalistas que farão a cobertura das Olimpíadas.

Ninguém melhor que a Baby para comandar o programa especial já que em agosto ela completa 40 anos na emissora. Foram convidados para o programa ex-apresentadores como a jornalista Junha Januário e João Cruz. “Tentamos localizar a Tia Cida, que tinha um programa infantil na década de 80, para estar conosco, mas não há localizamos. Ela foi um marco para a TV A Crítica”, disse Dalva.

Durante o programa, que terá duração de 1h30, os jornalistas que estão em Londres entrarão ao vivo e contarão um pouco do dia-a-dia na cidade. “Cada jornalista entrará de um ponto diferente de Londres interagindo com os manauaras”, explicou Dalva.

Olimpíada

Segundo Dalva, até o final da Olimpíada os jornalistas e a equipe de apoio estarão em Londres para trazer tudo o que “rolará” nas Olimpíadas de 2012. “O detalhe é que todos foram treinados para ”se virar sozinhos“. Dominam o jornalismo e a técnica de edição de imagem”.

Confira +ACritica no Google
Eleições 2012 Londres 2012 Voce Reporter
Denuncia