Sun Tzu disse:A guerra é um dos assuntos mais importantes doEstado. É o campo onde a vida e a morte sãodeterminadas. É o caminho da sobrevivência ou dadesgraça de um Estado. Assim, o Estado deve examinarcom muita atenção este assunto antes de buscar aguerra.Resultado de uma guerra
 
Para prever-se o resultado de uma guerra, devemos analisar e comparar as nossaspróprias condições e as de nosso inimigo, baseados em cinco fatores.
 
Os cinco fatores são os seguintes: caminho, clima, terreno, comando e doutrina.
 
O caminho é o que faz comque as idéias do povoestejam de acordo com ade seus governantes.Assim, as pessoas irãocompartilhar do medo eda aflição da guerra,porém, estarão ao ladodos interesses do estado,qualquer que seja ocaminho escolhido.
 
O clima significa dia enoite, frio e calor e asucessão das estações.O comando refere-se àsvirtudes do comandante:inteligência, probidade,benevolência, coragem eseveridade.
 
O terreno indica ascondições da natureza: seo campo de batalha estáperto ou longe, se éestrategicamente fácil oudifícil, se amplo ouestreito, e se as condiçõessão favoráveis oudesfavoráveis à chance desobrevivência.
 
A doutrina diz respeito àorganização eficiente, àexistência de uma cadeiade comando rígida e a umaestrutura de apoiologístico.
 
 
 
Quem conduz os soldados para a batalha deve estarfamiliarizado com estes cinco fatores. Quem os compreendepode alcançar a vitória. Quem não os compreende seráderrotado.
 
Poder relativo entre as forças
 
Para comparar as forças e avaliar o poder relativo entre elas, deve-se realizar asseguintes perguntas:
 
Qual povo escolheu seu caminho ?
 
Qual comandante tem mais habilidade?Qual dos lados tem a vantagem do clima e do terreno ?
 
Qual dos exércitos manifesta uma disciplina maisefetiva?Qual dos lados possui superioridade militar?Qual dos lados tem os soldados melhor treinados ?Qual dos lados possui um sistema de recompensas e decastigos mais justo e claro?Se ponderarmos com sabedoria estes fatores, poderemos prever o resultado de umabatalha.
 
O comandante que leva em consideração minhas afirmações ou estratagemasganhará as batalhas e permanecerá à frente de suas tropas. Se ele não seguir estesconselhos sofrerá derrotas e será afastado.
 
Dissimulação
 
Qualquer operação militar tem na dissimulação sua qualidade básica.
Suchverlauf:
Suche läuft...
Ergebnis00 von00
00 Ergebnisse für Ergebnis
  • p.
  • Schreibe einen Kommentar

    Du musst "" sein um einen Kommentar zu schreiben.
    Senden
    Zeichen:...

    Simplesmente fantástica esta estratégia de vida e de guerra... abraços a todos e boa leitura.

    Du musst "" sein um einen Kommentar zu schreiben.
    Senden
    Zeichen:...