Text Box: O território de Pavia foi povoado desde épocas pré–históricas.   Assim o comprovam os numerosos monumentos megalíticos existentes na área. Antigo Concelho  formado em época indeterminada do séc. XIII, através do núcleo colonial de origem Italiana dirigido por Roberto de Pavia. D. Dinis, concedeu–lhe o primeiro Foral no ano de 1287 e D. Manuel I, dotou–a com o da Leitura Nova, em 25-2-1516. Pavia conserva uma grande pureza arquitectónica e histórica, não faltando locais de interesse, com relevo para a Anta–Capela S. Dinis (Monumento Nacional) e a Casa Museu Manuel Ribeiro de Pavia.
Outros locais da Freguesia de Pavia que devem ser igualmente visitados: aIgreja Matriz de S. Paulo (Monumento Nacional), templo acastelado que data de 1320, com algumas características arquitectónicas que nos indicam poder ter sido uma mesquita. O Largo da Junta de Freguesia, a Ponte Medieval sobre a Ribeira de Têra, as Azenhas do Moinho Derrubado e os inúmeros Monumentos Megalíticos da Freguesia passarão a ser mais alguns motivos para uma visita a Pavia. Pode ainda desfrutar da beleza da Igreja de S. Francisco, da Igreja de Santo António e da Igreja da Misericórdia.
Malarranha é o outro povoado que constitui esta Freguesia, situado a cerca de 8 km de Pavia, e onde se pode visitar a Capela de Nossa Senhora de Fátima.
 
 

                                                                                                        
 

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 

 

 

 

Executivo

Junta de Freguesia

Contactos

Freguesia

Serv. Administrativos

Associações

Eventos

Casa Museu Manuel Ribeiro de Pavia

Visite a nossa Freguesia!                 

 

 

 

 

 

 

Freguesia de Pavia