Iniciado processo de produção dos trens da linha 4 do Metrô

Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2013

No dia 30 de agosto de 2013 foi autorizado o início do processo de produção dos 15 trens (90 carros) que servirão à operação da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, que ligará a Zona Sul à Barra da Tijuca. A Invepar, por meio de sua subsidiária Metrô Barra, assinou em julho um contrato de compra das composições com o fabricante chinês Chanchung Railway Vehicles Co (CRC).  A empresa foi a responsável pela produção dos 19 novos trens em operação na Linha 2 do MetrôRio.

O primeiro trem deverá chegar no Rio de Janeiro no final de 2014 e o último trem no primeiro trimestre de 2016. O cronograma de entregas foi definido e acertado com a CRC, garantindo o cumprimento do prazo para a entrada em operação na Linha 4. 

Não haverá a necessidade de desenvolvimento de projeto de fabricação, nem de protótipo, uma vez que trem é igual aos que estão em operação e, portanto, a reprodução de um modelo já existente. Além disso, a fase de comissionamento e testes será consideravelmente menor, uma vez que se trata de um projeto já conhecido e testado exaustivamente.

A construção da Linha 4 do MetrôRio é feita pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e é uma das maiores obras urbanas do país para a melhoria do transporte de massa.

A Invepar, através de sua subsidiária integral Metrô Barra, tem opção de compra de 100% das ações da Concessionária Rio Barra S.A., detentora dos direitos de exploração da concessão da Linha 4. Já a operação e a manutenção da Linha 4 serão de responsabilidade do MetrôRio, empresa do grupo Invepar, que opera as linhas 1 e 2, garantindo integração total do sistema metroviário.


Conheça nossas Áreas de Atuação

Rodovias

Aeroportos

Mobilidade Urbana

Enquete

Qual área de atuação da Invepar você mais utiliza?


×