Perfis / Chico Anysio

Perfil

Chico Anysio

Biografia


Chico Anysio nasceu em Maranguape, no Ceará, e mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro aos oito anos de idade. Iniciou sua carreira na Rádio Guanabara como radioator e comentarista de futebol. Nas chanchadas da década de 50, Chico passou a escrever roteiros e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica. Rei do humor, Chico Anysio é dono de mais de 200 personagens, como o professor Raimundo e o galã Alberto Roberto. 



Estreou em 1957 na TV Rio o programa Noite de Gala e, em 1959, o Só Tem Tantã, mais tarde chamado de Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções. 



Chico Anysio casou-se por seis vezes e teve nove filhos, sendo dois adotivos. A primeira mulher foi Nancy Wanderley, com quem teve seu primeiro filho, Lug de Paula, ator. Ao casar-se com Rose Rondelli, Chico adotou Duda, o filho do primeiro casamento da esposa e teve Nizo Neto, comediante, e Rico Rondellidiretor de TV. O humorista também adotou André Lucas, comediante. Do terceiro casamento, com Alcione Mazzeo, nasceu o ator e roteirista Bruno Mazzeo. Com Regina Chaves, a quarta esposa de Chico, o humorista teve o DJ Cícero Chaves. A ex-ministra da economia Zélia Cardoso de Mello foi a quinta esposa do humorista e é mãe de Rodrigo e Vitória. Com Malga de Paula, a sexta esposa - com quem viveu por 13 anos - Chico Anysio não teve filhos.



 



Além de diversos programas humorísticos, Chico também participou de novelas como Que Rei Sou Eu? (1989), Terra Nostra (1999), Sinhá Moça (2006) e Caminho das Índias (2009).



Chico Anysio morreu no dia 23 de março de 2012, depois de permanecer 112 dias internado no hospital Samaritano no Rio de Janeiro. Ele não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e faleceu por conta de falência múltipla dos órgãos decorrente de um choque séptico causado por infecção pulmonar. Os problemas de saúde do humorista começaram em dezembro de 2010, quando o ator foi submetido a uma angioplastia para desobstrução da artéria coronariana. Ele deixou esposa, filhos e dez netos.