Utentes

Noz de cola é o ingrediente secreto para a saúde

Catarina Frazão

Está presente em alguns produtos em Portugal mas muitos ainda não a descobriram. A noz de cola é um forte estimulante, antioxidante, que melhora a concentração, aumenta o poder de resistência e diminui o apetite.

Noz de cola é o ingrediente secreto para a saúdeAlém destes benefícios ainda tem um efeito ligeiramente afrodisíaco, intensificando a sensação no toque.

No dia-a-dia, podemos encontrar a noz de cola em algumas bebidas com e sem álcool e em suplementos nutricionais. No seu estado mais puro, em ervanárias, onde o seu composto pode ser utilizado como infusão de chá.

Devido às suas propriedades excepcionais, a noz de cola é utilizada para o tratamento de depressões, cansaço, diarreias, enxaquecas, para facilitar a digestão, diminuir as náuseas, reduzir o peso e prevenir o mau hálito.

Os efeitos secundários da noz de cola são similares aos do café, inquietação e insónias.

Noz de cola é uma semente que cresce em árvores, apenas em algumas regiões do mundo, como na África ocidental (entre a Serra Leoa e o Congo), na Jamaica, Brasil, na Indonésia e Sri Lanka.



Curiosidades:

• A Nigéria é o principal produtor mundial de noz de cola, estando a sua produção avaliada em cerca de 150 mil toneladas anuais.

• Na Jamaica e no Brasil é consumida como estimulante sexual.

• Em muitos dos rituais realizados, um pouco por todo o continente africano, a noz de cola é mascada, sendo considerada pelos muçulmanos sagrada.

• Em África, Ásia, América do Sul (sobretudo no Brasil), Estados Unidos da América e Jamaica, a noz de cola é utilizada em cerimónias de adivinhação, invocação de espíritos e lançamento de feitiços.







Nota: Os Médicos têm que fazer login para pesquisar informação restrita.