CidadesComeça

PLANTÃO /

Começa no Rio a revitalização do tradicional Parque do Flamengo

Tamanho da fonte: A- A+ 04/11/2013 - 14:18

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos do Rio informou que iniciou nesta segunda-feira (4) ops serviços de revitalização do Parque do Flamengo, na Zona Sul da cidade. O trabalho terá duração de sete meses e o valor do contrato é de R$ 6.974.672,72.

Entre os serviços previstos estão recuperação da rede de drenagem, incluindo ralos, caixas de ralo, poços de visitas e galerias de águas pluviais. Serão instalados novos tampões, grelhas, plantio de grama, árvores e vegetação nativa, recompondo o projeto original de paisagismo de Burle Marx.

A operação inclui também a recuperação da pavimentação e dos meios-fios em concreto, instalação de balizas para vôlei e futebol de salão, barras duplas e paralelas, pranchas para abdominal, alambrados e bicicletários. Também serão instalados guarda-corpos, placas de sinalização, sinalização horizontal, postes e ampliação do deck.

O Aterro do Flamengo - um complexo de lazer da cidade do Rio - foi construído sobre aterros sucessivos na Baía de Guanabara. O parque estende-se do Aeroporto Santos-Dumont, do Centro da cidade, ao início da Praia de Botafogo, na zona sul, possuindo duas áreas distintas: a primeira no bairro da Glória sedia o Museu de Arte Moderna (MAM), o Monumento Aos Mortos da II Guerra Mundial, a Marina da Glória, o Memorial Getúlio Vargas, o Cine Glória, o Monumento à Estácio de Sá, a casa de shows Vivo Rio, a Avenida Infante D. Henrique, um restaurante e a pequena Praia da Glória, essa região é chamada Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, o qual é o nome oficial do complexo.

A segunda, separada da primeira por um pequeno quebra-mar, localiza-se no bairro do Flamengo, e possui quadras destinadas à prática de esportes, o Museu Carmen Miranda, a Avenida das Nações Unidas e a Praia do Flamengo, sendo chamada propiamente de Parque do Flamengo.


Agência Rio